PENSACOM 2019: ENSICOM ESTREIA GT COM MESAS E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

26 de novembro de 2019

O Ensicom, iniciativa promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) voltada ao ensino de Comunicação, iniciará uma nova fase na tarde do dia 10 de dezembro, com a estreia de um novo Grupo de Trabalho (GT) da Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil). Na ocasião, além de duas mesas temáticas, serão apresentados cinco trabalhos selecionados via chamada pública. O Pensacom Brasil 2019 será realizado nos dias 9 e 10 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo, com o tema central “Desinformação na Era da Informação”.

“O Pensacom é o fechamento do calendário anual do Ensicom, que realiza outros seis fóruns no ano, nos cinco congressos regionais e no congresso nacional da Intercom. É uma ótima oportunidade para os participantes do Pensacom discutirem o ensino na área”, afirma o professor Robson Bastos (Unisanta), coordenador do Ensicom. “As escolas e os docentes têm enfrentado desafios relativos a qualidade, diretrizes e avaliações dos cursos, educação a distância, cursos tecnológicos, entre outras. Há uma grande demanda por debater essas questões nas áreas da Comunicação. O objetivo de criar o GT Ensicom é democratizar ainda mais essa discussão.”

O Ensicom compõe o GT 6 – Comunicação e Ensino do Pensacom Brasil 2019, com coordenação dos professores André Tezza (Universidade Positivo), Cláudia Moura (PUCRS) e Robson Bastos (Unisanta).

A primeira atividade no dia 10 de dezembro será a mesa “Classificação de Cursos Cine Brasil”, das 14h30 às 15h30. Nela, a avaliação e a classificação dos cursos de Comunicação serão explicadas por duas representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC): Laura Bernardes, coordenadora geral da Comissão Técnica de Classificação de Cursos (CTCC) e Patrícia Carolina Santos Borges, da Coordenação Geral do Censo da Educação Superior da Diretoria de Estatísticas Educacionais (DEED).

Em seguida, das 15h30 às 16h30, ocorrerá a sessão de apresentação de trabalhos. Cinco pesquisadores mostrarão seus estudos que abordam o ensino e a pesquisa em diversas áreas da Comunicação. Clique aqui para saber quais são os trabalhos do GT 6 – Comunicação e Ensino.

A partir das 16h30, os professores Eneus Trindade (ECA-USP), Maria Clotilde Perez (ECA-USP) e André Tezza (Universidade Positivo) apresentarão o documento final das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação de Publicidade e Propaganda. Construído democraticamente por uma Subcomissão composta por representantes de universidades públicas e privadas de todo o país, além de entidades que reúnem pesquisadores e profissionais, o documento está em fase de finalização para ser implementado pelo Conselho Nacional de Educação. “A mesa no Pensacom será mais uma oportunidade para professores, gestores e estudantes ouvirem a explicação sobre as novas Diretrizes de Publicidade e Propaganda antes da última audiência pública sobre o documento, a ser agendada pelo CNE em data ainda não definida”, comenta o professor Fernando Ferreira de Almeida vice-presidente da Intercom e representante da entidade na Subcomissão que assessora o CNE.

Saiba mais sobre o Pensacom Brasil 2019 no Portal Intercom.


LEIA TAMBÉM:
PENSACOM 2019 DISCUTIRÁ A DESINFORMAÇÃO NA ERA DA INFORMAÇÃO
INTERCOM 2019: FÓRUM ENSICOM APRESENTOU PROPOSTA DE DIRETRIZES CURRICULARES PARA CURSOS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br