PENSACOM 2021 RECEBE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 29/11

10 de novembro de 2021

A VIII Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2021 recebe resumos expandidos até o dia 29 de novembro. Com o tema “O cidadão freiriano na sociedade contemporânea e as contribuições institucionais”, o evento será de 6 a 8 de dezembro em formato híbrido, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas de 22 de novembro a 2 de dezembro.

CHAMADA DE TRABALHOS

Doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e especialistas já podem enviar resumos expandidos de pesquisas concluídas ou em andamento para um dos dez GTs do Pensacom 2021: GT1 – Pensamento Comunicacional; GT2 – Comunicação Popular e Alternativa; GT3 – Comunicação Digital e Tecnologias; GT4 – Folkcomunicação; GT5 – Comunicação, Cultura e Religiões; GT6 – Comunicação, Educação e Ensino; GT7 – Comunicação e Mercado; GT8 – Comunicação e Política; GT9 – Comunicação e Juventudes; GT10 – Comunicação e Saúde. Já estudantes de especialização e graduação podem submeter em coautoria com doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) ou especialistas, sendo permitidos até cinco coautores por trabalho.

Os trabalhos aceitos serão apresentados em sala virtual no dia 7 de dezembro. Posteriormente, até 10 de fevereiro de 2022, os(as) autores(as) deverão enviar o artigo completo para publicação nos anais.

Clique aqui para acessar a chamada de trabalhos completa, que inclui as normas, as ementas dos GTs e os templates para resumo expandido e artigo completo.

PROGRAMAÇÃO HÍBRIDA

Enquanto as apresentações de trabalhos serão 100% virtuais, as mesas e atrações culturais do Pensacom 2021 terão formato híbrido: ocorrerão presencialmente apenas para convidados no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, e transmitidas ao vivo para as pessoas inscritas no evento.

A programação será aberta no dia 6 de dezembro, a partir das 10h, com ato inaugural, atração cultural e Colóquio de Abertura, do qual participarão Marco Chiaretti (Observatório da Imprensa), Christina Queiroz (Revista Pesquisa Fapesp) e Jason Ferreira Mafra (Instituto Paulo Freire/Universidade Nove de Julho). Ainda no período da manhã, às 11h30, o Colóquio 1 – "Fortalecimento de uma sociedade civil participativa e reconhecida: contribuições na educação, na cultura e na comunicação" receberá Ismar Soares (ECA/USP), Andréa Nogueira (SESC-SP) e Nair Prata (Intercom, UFOP), com Sandra Reimão (USP) como comentarista.

O dia 7 de dezembro será integralmente dedicado aos GTs virtuais, além de uma sessão de lançamento de livros a partir das 17h.

E, no dia 8, serão realizados mais dois colóquios: às 10h, as convidadas Camila Escudero (Umesp), Marli dos Santos (Faculdade Cásper Líbero) e Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos (Universidade Presbiteriana Mackenzie) vão conversar sobre o tema "Metodologia freiriana e ciência: diálogos"; às 11h30, o Colóquio 3 – "Papos e Projetos para uma sociedade participativa e para todos: influências de Paulo Freire" terá Sônia Jaconi (Intercom, IEA-USP) e Rodrigo Gabrioti (ATHON, Intercom).

Acesse a página do Pensacom 2021 no Portal Intercom para mais informações.

INSCRIÇÕES

As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente pelos(as) autores(as) que submeterem trabalhos e por ouvintes entre os dias 22 de novembro e 2 de dezembro, em link a ser divulgado nos canais oficiais da Intercom.

Vale ressaltar que o link para submissão de trabalhos já está disponível e que o prazo para envio de resumos expandidos é 29 de novembro. Assim, não é necessário se inscrever antes de submeter, mas os(as) autores(as) de trabalhos aceitos deverão estar inscritos(as) para poderem apresentar.

Dúvidas e informações: secretaria@intercom.org.br

A realização do Pensacom 2021 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br