PENSACOM 2022 DIVULGA PROGRAMAÇÃO E CHAMADA DE LIVROS PARA SESSÃO DE LANÇAMENTOS

16 de novembro de 2022

Acaba de sair a programação da IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2022, evento presencial que será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo. Além disso, o Pensacom Brasil 2022 está com chamada aberta até segunda-feira (21/11) para sua sessão de lançamento de livros (saiba mais abaixo).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de novembro ou até se esgotarem as vagas. Acesse o sistema do Pensacom: pensacom.intercom.org.br.

PROGRAMAÇÃO

Como pré-evento do Pensacom Brasil 2022, a live “45 Anos da Intercom na visão dos ex-presidentes” será realizada no dia 1º de dezembro, das 18h às 19h30 (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo no canal da Intercom no YouTube e contará com a participação de ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom): Anamaria Fadul (1983-1985), José Salvador Faro (1997-1999), Maria Immacolata Vassallo de Lopes (1995-1997) e Sonia Virgínia Moreira (2002-2005). A mediação será feita por Nair Prata (Ufop), diretora Científica, Sônia Jaconi (IEA-USP), diretora de Projetos, e Rodrigo Gabrioti (Athon/Ceunsp), diretor adjunto de Projetos da entidade.

Com o tema central “Independência, Comunicação e Cultura: olhares contemporâneos”, o Pensacom Brasil 2022 será oficialmente aberto às 10h do dia 7 de dezembro, com a presença de Andrea Araújo (CPF/Sesc), Margarida Kunsch (ECA-USP), presidente Conselho Curador da Intercom, e Juliano Domingues (Unicap), vice-presidente da entidade. O ato inaugural terá, ainda, uma atração cultural.

Logo em seguida, das10h30 às 11h40, Margarida Kunsch e Juliano Domingues permanecerão na mesa para o colóquio de abertura, “Independência, Cultura e Comunicação: os 45 Anos da Intercom”, que também terá a participação de Anamaria Fadul e José Salvador Faro, além de Sílvia Marques de Melo, viúva do fundador José Marques de Melo.

Ainda na manhã do dia 7, no colóquio “Rebeldia e Liberdade: antíteses ao complexo de vira-lata”, Rodrigo Gabrioti fará a palestra “Escola Latino-americana de Comunicação”; e Cristina Schmidt (UMC) e Eliane Mergulhão (Unip/Fatec), pesquisadoras da Rede Folkcom, falarão sobre “FolkComunicação e a rebeldia de uma teoria genuinamente brasileira”.

Das 12h30 às 13h, será lançado o livro “Pensacom 2021 – Comunicação e Sociedade: métodos freirianos”, com a participação dos(as) autores(as) Camila Escudero (Umesp), Christina Queiroz (Fapesp), Ismar Soares (ECA-USP), Jason Mafra (Uninove), Maria Lúcia Vasconcelos (Mackenzie), Marli dos Santos (FCL/Intercom), Sandra Cavalcante (IEA-USP), Nair Prata, Rodrigo Gabrioti e Sônia Jaconi.

No dia 8 de dezembro, o Pensacom Brasil 2022 terá mais dois colóquios no período matutino. Das 10h às 11h30, o colóquio “Imprensa com independência” será composto pelas palestras: “Jornalismo e decolonialidade”, apresentada por Thaís Siqueira (Desenrola e não me enrola/SP), Edgard Patrício (UFC), Verônica Lima (Travessia/UFF) e Mara Rovida (Uniso); “Imprensa alternativa”, com Marli dos Santos; e “Rádio centenário: inovação e desafios”, com Nair Prata. Entre 11h30 e 12h30, o colóquio “Que independência queremos?” terá a participação de Maria Paula Dallari Bucci (FDUSP), que falará sobre “Instituições brasileiras: perspectivas jurídicas”; Pedro Fontana (FCL), que abordará “Populismo e pós-verdade em ambientes digitais”; e Sônia Jaconi (IEA-USP/Intercom), que apresentará a Carta Cidadã AL-21, assinada por 34 cátedras e observatórios de Comunicação e Informação.

Das 12h35 às 13h, serão lançados os livros selecionados na chamada (ver abaixo).

Nos dois dias do evento, o período da tarde será dedicado à apresentação de pesquisas nos dez Grupos de Trabalho (GTs).

CHAMADA PARA SESSÃO DE LANÇAMENTOS

Autores e autoras de livros que abordem temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, datados de 2021 ou 2022, podem enviar suas propostas até segunda-feira (21/11) por este formulário. Não há custo para essa atividade.

No formulário, é preciso preencher os seguintes itens:

● Informações técnicas: título, autores(as), editora e ano

● Breve resumo/sinopse (até 10 linhas)

● Preço (se houver)

● Contato e breve currículo dos(as) autores(as)

● Capa e contracapa da obra

O Comitê Executivo do Pensacom 2022 vai selecionar até seis títulos para o evento de lançamento, que será restrito às pessoas inscritas no Pensacom.

SOBRE O PENSACOM

O Pensacom Brasil 2022 será realizado presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura.

Saiba mais no Portal Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br