Pesquisa Perfil do Jornalista: responda ao questionário até 30/09

25 de agosto de 2021

Docentes de jornalismo e jornalistas que trabalham na mídia e fora dela têm até o dia 30 de setembro para responder ao questionário da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”, conduzida pela Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (Retij), vinculada à Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

A investigação, iniciada em 16 de agosto, busca atualizar a pesquisa realizada em 2012, que detalhou as características demográficas, políticas e de trabalho desses profissionais. Além disso, a segunda edição do estudo amplia o levantamento, incluindo aspectos como precarização do trabalho, condições laborativas que afetam a saúde e efeitos das inovações tecnológicas.

Segundo a coordenação da pesquisa, mais de 2,3 mil jornalistas de todos os estados brasileiros responderam ao questionário na primeira semana de coleta, resultado da articulação institucional que permitiu a participação de pesquisadores voluntários de todas as regiões.

Além dos grupos de pesquisa participantes, a iniciativa recebe apoio de nove entidades nacionais da área: Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) apoia na divulgação e mobilização de respondentes.

Participe e contribua para esta importante pesquisa!

Acesse o questionário no site: perfildojornalista.ufsc.br.

Compartilhe em suas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br