POR DENTRO DOS GPs: GRUPO DE PESQUISA COMUNICAÇÃO PARA A CIDADANIA

14 de maio de 2019

Pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais com bacharelado em Comunicação têm até o dia 1º de julho para submeter trabalhos ao Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom, realizado no âmbito do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019). Com o tema central “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) vai de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

A Intercom conta atualmente com 34 Grupos de Pesquisa (GPs), entre os quais está o GP Comunicação para a Cidadania, com coordenação do professor Pablo Nabarrete Bastos (UFF) e vice-coordenação da professora Suelen Aguiar (Umesp).

“Neste ano, temos muitos desafios científicos e ético-políticos para pensarmos nossa atuação como pesquisadoras e pesquisadores engajados com as questões étnico-raciais, de classe, gênero, comunicação comunitária e popular em movimentos sociais, na academia e na sociedade em geral”, escreve o professor Pablo Nabarrete Bastos, em entrevista concedida por e-mail para o JORNAL INTERCOM. “Precisamos de estratégias inteligentes para dialogar com a sociedade e nos fortalecermos como cidadãs e cidadãos neste momento obscuro de ataques às universidades públicas, aos movimentos sociais e aos direitos humanos.” Por isso, segundo o coordenador, muitos pesquisadores do GP estarão envolvidos com a XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã 2019: Sustentabilidade, autonomia e resistência da Comunicação Popular, Comunitária e Alternativa, e com o X Seminário ALAIC 2019 – Diálogos desde el sur: comunicación + comunidad + alternatividad, que ocorrerá de 22 a 25 de outubro de 2019 no Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da UFF, em Niterói (RJ).

Confira mais informações sobre o GP Comunicação e Cidadania.

INFORMAÇÕES GERAIS
E-mail do grupo: gp.cidadania@intercom.org.br
Grupo de discussão: comunicacao_para_a_cidadania@yahoogrupos.com.br
Ementa: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/gps1/gp-comunicacao-para-a-cidadania1

HISTÓRICO

O Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania teve como base o antigo Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação e Cultura Populares, que, a partir de reclivagem realizada pela Intercom, tornou-se em 2001 o Núcleo de Pesquisa (NP) Comunicação para a Cidadania – assim permanecendo até nova reclivagem, realizada de 2008 para 2009. Nesse período, quando foi criada a Divisão Temática (DT) Comunicação, Espaço e Cidadania, os sócios da Intercom nucleados nesta perspectiva de trabalho seguiram as determinações da entidade e transformaram o perfil de Núcleo de Pesquisa (NP) no Grupo de Pesquisa Comunicação para a Cidadania.

Entre 1999 e 2010, sob suas antigas denominações, o Grupo foi coordenado sucessivamente pelos professores Dennis de Oliveira (na época Unimep, hoje USP); Denise Cogo (Unisinos); Bruno Fuser (UFJF); e Alexandre Barbalho (UECE).

Na plenária de 2010, foi decidido que, sempre que possível e se assim fosse desejado pela pessoa, o vice assumiria a coordenação pelo mandato seguinte.

O mandato de 2011-2012, já com o nome de GP Comunicação para a Cidadania, foi assumido pela professora Claudia Regina Lahni (UFJF), com vice-coordenação de Juciano de Sousa Lacerda (UFRN). Na plenária de 2012, quando Juciano de Sousa Lacerda foi indicado para ser o coordenador no período seguinte (2013-2014), foi definido que a coordenação do GP Comunicação para a Cidadania passaria a ser composta, sempre, por uma mulher e um homem. Essa decisão histórica marca firme posicionamento do GP Comunicação para a Cidadania em defesa da equidade de classe, raça e gênero na academia e na sociedade. Naquele momento, Catarina de Oliveira (UECE) foi eleita vice-coordenadora.

Na plenária de 2014, Catarina de Oliveira declinou, assumindo Rozinaldo Miani (UEL) juntamente com Denise Teresinha da Silva (UniPampa) para o mandato de 2015-2016. No período seguinte (2017-2018), a professora Denise Teresinha da Silva tornou-se a coordenadora, com Pablo Nabarrete Bastos (UFF) na vice-coordenação.

Atualmente (2019-2020), a coordenação é feita pelo professor Pablo, com Suelen Aguiar (Umesp) como vice.

PESQUISA E ATUAÇÃO

Hoje, 17 pesquisadores têm participação histórica no GP Comunicação e Cidadania (clique aqui para conferir a lista completa).

A grande maioria dos pesquisadores (15 dos 17) está em universidades públicas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Com relação ao gênero, são sete mulheres e 10 homens. Segundo o coordenador Pablo Nabarrete Bastos, o GP chegou a ter 70 trabalhos apresentados no Intercom 2015, realizado no Rio de Janeiro. Em 2018, em Joinville, foram apresentados 30 trabalhos.

Além dos congressos nacionais da Intercom, seus pesquisadores também participam de encontros e seminários que abordam temáticas vinculadas ao GP, que costuma divulgar e compartilhar essas atividades em seu fórum de discussão por e-mail. Em 2019, a XIV Conferência Brasileira de Comunicação Cidadã 2019 e o X Seminário ALAIC 2019 serão o foco de muitos dos participantes do GP.

PUBLICAÇÕES

O GP Comunicação para a Cidadania tem uma série de publicações e dossiês produzidos coletivamente por seus pesquisadores:

BARBALHO, A.; FUSER, B.; COGO, D. (org.). Comunicação para a cidadania: Temas e aportes teórico-metodológicos. Col. Verde-Amarela, v.5. São Paulo: Intercom, 2010.

BASTOS, Pablo Nabarrete.; SILVA, D. T. Comunicação popular, comunitária e cidadã: luta e resistência no atual cenário político neoliberal e conservador, 2018.

LAHNI, C. R. Dossiê temático Directo à Comunicação e à Diversidade. Eptic On line (UFS), v. 15(3), 2013.

LAHNI, C. R.; LACERDA, J. S. (Org.). Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas. Coleção GPs. V. 9. São Paulo: Intercom, 2013.

SILVA, Denise T. da; MIANI, R. Dossiê Comunicação para a Cidadania. Revista Passagens, v. 6, Ceará, 2015.

LEIA TAMBÉM:

GP Estéticas, Políticas do Corpo e Gêneros

GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura

GP Teorias do Jornalismo

GP Estudos de Televisão e Televisualidades

Com 34 Grupos de Pesquisa, Intercom contribui para consolidação do campo das Ciências da Comunicação

GP Rádio e Mídia Sonora

GP Comunicação e Esporte

GP Comunicação e Religião

11 Grupos de Pesquisa têm novas coordenações

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br