Prêmio Vladimir Herzog divulga homenageados de 2022

24 de agosto de 2022

O Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, que reconhece anualmente o papel da imprensa na valorização da democracia e dos direitos humanos, anunciou as personalidades que serão homenageadas em sua 44ª edição. A cerimônia de premiação será aberta ao público no dia 25 de outubro, às 20h, no Tucarena, em São Paulo.

As jornalistas Kátia Brasil e Elaíze Farias, criadoras do portal de notícias Amazônia Real, e o médico infectologista Dráuzio Varella receberão o troféu-símbolo do prêmio – a meia lua recortada com a silhueta de Vlado Herzog, uma criação do jornalista, artista plástico e designer Elifas Andreato, falecido em março deste ano.

O repórter britânico Dom Phillips, assassinado em junho deste ano quando realizava reportagem na Amazônia, será homenageado in memoriam pela trajetória marcante no jornalismo em defesa do meio ambiente, na preservação da floresta amazônica e de seus povos.

Em caráter excepcional, os organizadores do prêmio também decidiram oferecer uma homenagem aos profissionais que fazem e defendem a comunicação pública no Brasil: o Prêmio Especial Vladimir Herzog de Contribuição ao Jornalismo será dedicado aos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pela resistência na defesa da comunicação pública.

Além das homenagens, o Prêmio Vladimir Herzog também reconhece trabalhos inscritos em sete categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem. Neste ano, 528 produções estão concorrendo. As peças inscritas estão em fase de avaliação pelo Júri de Seleção, e a definição dos vencedores será feita por representantes das entidades que compõem a Comissão Organizadora no próximo dia 13 de outubro, em sessão pública transmitida ao vivo.

O 44º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos é organizado por: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo;Periferia em Movimento; e Instituto Vladimir Herzog.

Para mais informações no site do prêmio.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br