ANEXO I – EMENTÁRIO DAS MODALIDADES CONFORME CATEGORIAS - 2020

JORNALISMO

JO 01 Agência Escola/Junior de Jornalismo (conjunto/ série)
Modalidade voltada às agências de jornalismo experimentais, de conteúdo geral ou segmentado, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos universitários de Jornalismo, em concordância com as diretrizes curriculares do MEC e o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo até os cinco melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – habilitação Jornalismo.

JO 02 Projeto de Assessoria de Imprensa (avulso)
Modalidade voltada a projetos de assessoria de imprensa desenvolvidos no ambiente universitário, desde que em disciplinas específicas e produzidos para os mais diferentes assessorados (instituições sem fins lucrativos, empresas, eventos, pessoas físicas, etc.). Devem constar todas as etapas do trabalho de assessoria de imprensa, desde a definição dos objetivos, passando pelas pautas a serem trabalhadas e os veículos de comunicação que receberão as produções. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o projeto incluindo desde o plano até a aplicação prática, inserindo-se também seus produtos e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos de cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 03 Jornal-laboratório (conjunto ou série)
Modalidade voltada a jornais-laboratório impressos nos seus diversos formatos e suportes gráficos, aqui entendidos como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Os trabalhos devem ser em conjunto ou seriados. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do preenchimento do formulário-padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo duas e no máximo quatro edições dos melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 04 Revista-laboratório (conjunto ou série)
Modalidade voltada a revistas-laboratório impressas, compreendidas como publicações desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. A periodicidade e o tempo de existência devem ser indicados. Além do preenchimento do formulário-padrão, as peças devem ser anexadas na íntegra, com no mínimo duas e no máximo três edições. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 05 Produção Laboratorial em Audiojornalismo e Radiojornalismo (avulso/conjunto ou série)
Modalidade voltada a programas jornalísticos em áudio ou radiofônicos nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, radiojornal, radiorrevista, radiodebate. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, as peças – no mínimo uma e no máximo três produções – devem ser anexadas na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos curso de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 06 Produção Laboratorial em Videojornalismo e Telejornalismo (avulso/conjunto ou série)
Modalidade voltada apara a produção de programas jornalísticos em vídeo ou televisivos, nos seus diversos formatos noticiosos, tais como noticiário, telejornal, debate. Os produtos/programas podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, as peças – no mínimo uma e no máximo três produções – devem ser anexadas na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos curso de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 07 Produção Laboratorial em Jornalismo Digital (avulso/ conjunto ou série)
Modalidade voltada a produções jornalísticas para do ambiente digital, tais como reportagens, sites, coberturas, entrevistas, blogs jornalísticos, etc. Os produtos devem ter sido desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado à inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos curso de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 08 Reportagem em Jornalismo impresso (avulso)
Modalidade voltada a reportagens jornalísticas para meios impressos apresentadas nas suas várias formas, tais como matérias, reportagens, grandes reportagens, entrevistas, coberturas especiais, entre outras. São aceitas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 09 Reportagem em Radiojornalismo (avulso)
Modalidade voltada a reportagens radiojornalísticas produzidas e apresentadas em suas várias formas e/ou suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens radiojornalísticas avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 10 Reportagem em Telejornalismo (avulso)
Modalidade voltada a reportagens telejornalísticas produzidas e apresentadas em suas diversas formas e suportes, tais como boletins, reportagens, matérias, entrevistas, entre outras. Podem ser inscritas somente reportagens avulsas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos curso de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 11 Livro-reportagem (avulso)
Modalidade voltada a grandes reportagens, coletâneas de reportagens, biografias, testemunhais jornalísticos, entre outros, apresentados em forma de livro. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 12 Produção em Fotojornalismo (avulso/conjunto ou série)
Modalidade voltada a fotografias jornalísticas produzidas e apresentadas em quaisquer formatos e suportes, avulsas ou em conjunto/séries, exceto livro de fotojornalismo. São aceitos trabalhos desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, a(s) fotografia(s), no máximo 12, deve(m) ser anexada(s) no formato de imagem jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 13 Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião (avulso/ conjunto e série)
Modalidade voltada a textos jornalísticos literários e/ou de opinião, tais como crônica, artigo, comentário, crítica, resenha, coluna e perfil, entre outros, independentemente do suporte. Os trabalhos podem ser avulsos ou seriados, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas do curso. A modalidade não aceita livros-reportagem ou biografias em forma de livro, os quais devem ser inscritos na modalidade livro-reportagem. Além do preenchimento do formulário-padrão, a produção, no máximo de três peças, deve ser anexada na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos curso de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 14 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio (avulso/ conjunto e série)
Modalidade voltada a documentários jornalísticos/grandes reportagens/coberturas jornalísticas especiais em áudio. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça, no máximo de três, deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 15 Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão (avulso/ conjunto e série)
Modalidade voltada a documentários jornalísticos/grandes reportagens/coberturas jornalísticas especiais, entre outros, em vídeo ou para televisão. As produções podem ser avulsas ou seriadas, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas do curso de Jornalismo. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça, no máximo de três, deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação – habilitação Jornalismo.

JO 16 TCC – Projetos Experimentais
Modalidade voltada a produções desenvolvidas em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)/Projeto Experimental, independentemente do formato ou suporte. Além do preenchimento do formulário-padrão, o produto ou peça deve ser anexado na íntegra. Caso seja veiculado em ambiente digital, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado à inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Jornalismo ou de Comunicação Social – Jornalismo. O trabalho apresentado nesta modalidade não poderá ser apresentado desmembrado nem ou de forma completa em outras modalidades.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PP 01 Agência Escola/Júnior de Publicidade e Propaganda (conjunto/série)
Modalidade voltada às agências de publicidade e propaganda experimentais, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos de Publicidade e Propaganda, desde que em concordância com as diretrizes curriculares do MEC e o projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo até os cinco melhores trabalhos desenvolvidos. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 02 Campanha Promocional (conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de campanha promocional, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve conter briefing do produto ou serviço, pesquisa de mercado, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação, além do planejamento promocional com sua mecânica e seu regulamento, de acordo com a legislação vigente. Além do preenchimento do formulário-padrão, devem ser anexadas as peças publicitárias da ação promocional. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 03 Campanha Publicitária (conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de campanha publicitária, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar briefing do produto, marca ou serviço, pesquisa de mercado, planejamento com objetivos e estratégias de comunicação e/ou de marketing, planejamento de mídia e suas táticas e investimento da campanha. Além do preenchimento do formulário-padrão, as peças publicitárias devem ser anexadas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 04 Pesquisa Mercadológica (avulso)
Modalidade voltada à pesquisa mercadológica, desde que em disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Deve apresentar os métodos e técnicas relacionadas às ações de marketing e/ou de comunicação de marcas, produtos ou serviços, com análise dos resultados. Além do preenchimento do formulário-padrão, os resultados da pesquisa devem ser apresentados sob a forma de gráficos e/ou tabelas (para pesquisas quantitativas) e/ou relatórios de pesquisa (para as pesquisas qualitativas). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 05 Jingle (avulso)
Modalidade voltada à produção de jingle, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o jingle, com letra e música. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Publicidade e Propaganda ou Curso de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 06 Spot (avulso)
Modalidade voltada a produção de spot, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão, deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e sua função específica no conjunto de uma campanha publicitária ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o spot, com texto, trilha e ambientação. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 07 Produção Publicitária Audiovisual para TV e Cinema (avulso)
Modalidade voltada à produção audiovisual publicitária para TV e Cinema, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação em TV e/ou cinema. Como produto deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 08 Fotografia Publicitária (avulso)
Modalidade voltada à produção de fotografia publicitária, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, e descrever a produção da foto, que pode estar atrelada a uma campanha ou peça publicitária (real ou fictícia). Como produto deve ser anexada a fotografia no formato original de produção (imagem jpg.) e sua aplicação na campanha ou peça publicitária (formato pdf ou jpg). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 09 Anúncio Impresso (avulso)
Modalidade voltada à produção de anúncio impresso, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão deve ser indicado apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, a função do anúncio no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o anúncio em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 10 Cartaz (avulso)
Modalidade voltada à produção de cartaz, desde que em disciplinas específicas. O formulário-padrão deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato, e os espaços de exposição, assim como a função específica do cartaz no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexado o cartaz em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 11 Outdoor (avulso)
Modalidade voltada à produção de outdoor, desde que em disciplinas específicas. O formulário-padrão deve apresentar o briefing do produto, marca ou serviço, as técnicas empregadas, o formato e a função da peça no conjunto de uma campanha ou como peça avulsa. Como produto deve ser anexada a arte final e sua aplicação no outdoor em formato pdf ou jpg. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 12 Estratégia Publicitária p[ara Mídia Digital (avulso ou conjunto)
Modalidade voltada à produção de campanha ou peça avulsa em mídia digital, podcasts, pop-ups, banners, entre outros, desde que em disciplinas específicas. O formulário-padrão deve apresentar o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanhas), a função específica, as técnicas de produção etc. Como produto deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzidas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 13 Publicidade em Mídia Alternativa (avulso)
Modalidade voltada para a produção publicitária em meios não contemplados anteriormente, na categoria de publicidade e propaganda, tais como back-light, front-light, busdoor, placas, painéis, folhetos, entre outros, desde que produzido em disciplina específica. O formulário-padrão deve apresentar o briefing, objetivos e estratégias de marketing e de comunicação (para o caso de campanha), função específica e técnicas de produção etc. Como produto deve ser anexada(s) a(s) peça(s) produzidas. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 14 Produção Publicitária Audiovisual para Internet (avulso)
Modalidade voltada à produção publicitária audiovisual para internet, desde que em disciplinas específicas. No formulário-padrão deve ser indicado briefing do produto, marca ou serviço, o roteiro e as técnicas empregadas na produção, explicitando a sua aplicação na internet. Como produto deve ser anexado. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda ou de Comunicação – habilitação em Publicidade e Propaganda (tecnólogo ou bacharel).

PP 15 TCC/Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda
Modalidade voltada especificamente para trabalhos desenvolvidos em forma de TCC (prático) ou Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda (válido como trabalho de conclusão de curso). Nesta modalidade, deve-se apresentar uma campanha completa de comunicação com briefing do cliente, pesquisa de mercado, planejamentos de comunicação, de marketing e de mídia (resumo no formulário-padrão e completo em PDF nos anexos), bem como as peças publicitárias produzidas. O texto do formulário-padrão deve conter ainda os fundamentos teóricos e práticos utilizados na produção da campanha. O trabalho apresentado nesta modalidade não poderá ser apresentado desmembrado e nem de forma completa em outras modalidades.

RELAÇÕES PÚBLICAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

RP 01 Agência Escola/Júnior de Relações Públicas (conjunto/ série)
Modalidade voltada às agências de Relações Públicas experimentais, criadas, desenvolvidas e mantidas em cursos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional, desde que em concordância com as diretrizes curriculares do MEC e do projeto pedagógico do curso. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o portfólio incluindo briefing, elaboração, execução e avaliação, com o projeto e as peças na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 02 Pesquisa em Relações Públicas (avulso)
Modalidade voltada para a produção de pesquisa em Relações Públicas desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Deve apresentar a aplicação de métodos e técnicas empregados para a realização de pesquisa de opinião, institucional ou interna, motivadas por um objetivo definido, em uma organização pública, privada ou não governamental. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o relatório final da pesquisa contendo seu planejamento, execução e resultados. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 03 Organização de evento (avulso)
Modalidade voltada para produção de trabalhos de organização de eventos em Relações Públicas desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Deve apresentar planejamento, execução e avaliação de um evento realizado em uma organização pública, privada ou não governamental. Deve conter briefing, plano de ações detalhado contendo atividades, público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, além da avaliação de resultados por meio de pesquisa de opinião. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o relatório final do evento, na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 04 Projeto de Assessoria de Comunicação (avulso)
Modalidade voltada para elaboração, execução e avaliação de um projeto de assessoria de comunicação para uma organização, englobando as diversas funções do profissional de Relações Públicas, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o projeto original na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 05 Produto de Comunicação Institucional Impresso (avulso)
Modalidade voltada para composição de uma peça impressa de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional ou como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve ser anexado o produto impresso no formato jpg ou pdf. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 06 Produto de Comunicação Institucional Radiofônico (avulso)
Modalidade voltada para composição de uma peça radiofônica de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Pode ser apresentada nos diversos formatos radiofônicos, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário-padrão, indicado briefing e roteiro, deve ser anexado o produto impresso no formato mp3. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 07 Produto de Comunicação Institucional Digital (avulso)
Modalidade voltada para a composição de uma peça digital de cunho institucional, não comercial, para uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional ou como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário-padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado a inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 08 Produto de Comunicação Institucional Audiovisual (avulso)
Modalidade voltada para a composição de uma peça audiovisual de cunho institucional, não comercial, em uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. Pode ser apresentada nos diversos formatos existentes, indicando sua função específica no conjunto de uma campanha de comunicação institucional, ou sua função como peça avulsa. Tal função deve estar contextualizada às necessidades e/ou oportunidades indicadas pela organização através de um briefing. Além do preenchimento do formulário-padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, anexado a inscrição do trabalho no campo produto. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 09 Planejamento Estratégico de Relações Públicas (avulso)
Modalidade voltada para elaboração de planejamento estratégico de relações públicas, alinhado às diretrizes, objetivos e estratégias de uma organização pública, privada ou não governamental, desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas. O planejamento deve apresentar diagnóstico do ambiente interno e externo, definição de estratégias de comunicação, plano de ações detalhado contendo atividades, público-alvo, prazo, recursos humanos e físicos, orçamento, meta, descrição de execução, além das formas de controle e avaliação de resultados das ações de comunicação propostas. Além do preenchimento do formulário-padrão, o planejamento original deve ser anexado na íntegra. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Comunicação – habilitação em Relações Públicas.

RP 10 TCC/Projetos Experimentais em Relações Públicas e/ou em Comunicação Organizacional
Modalidade voltada para execução de atividades, tendo por base o planejamento estratégico de Relações Públicas, que visem promover o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos durante o curso e dentro da IES. Além do preenchimento do formulário-padrão, o planejamento original deve ser anexado na íntegra, bem como o Relatório final na íntegra com as peças desenvolvidas, o registro de controle e de avaliações das etapas e ações durante a execução Aceita trabalhos exclusivamente de alunos do Curso de Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou Curso de Comunicação – habilitação em Relações Públicas. O trabalho apresentado nesta modalidade não poderá ser apresentado desmembrado e nem de forma completa em outras modalidades.

CINEMA E AUDIOVISUAL

CA 01 Filme de ficção (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo ficcional, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritos filmes avulsos de ficção de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 02 Filme de não ficção/documentário/ docudrama (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de filmes com conteúdo não-ficcional, em documentário ou docudrama, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritas produções avulsas, de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 03 Filme de animação (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de filmes de animação desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Podem ser inscritas produções avulsas de longa, média ou curta-metragem. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 04 Videoclipe (avulso)
Modalidade voltada à produção experimental de videoclipes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça deve ser anexado ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 05 Roteiro de filme de ficção (avulso ou seriado)
Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de ficção, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o roteiro contendo sinopse, argumento etc. deve ser anexado em pdf. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 06 Roteiro de filme de não ficção (avulso ou seriado)
Modalidade voltada à produção experimental de roteiros de não-ficção, podendo ser documentários ou docudramas, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o roteiro contendo sinopse, argumento etc. deve ser anexado em pdf. Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 07 Direção de fotografia (avulso ou seriado)
Modalidade voltada especificamente ao conjunto imagético das narrativas audiovisuais de ficção ou de não-ficção, que contempla a fotografia, a estética e a iluminação da imagem em movimento, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada em longa, média ou curta-metragem deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos dos cursos de Cinema, Audiovisual e todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 08 Vinheta (avulso)
Modalidade voltada à produção de vinheta audiovisual para qualquer gênero de programa de televisão e/ou internet (informação, entretenimento) ou mesmo vinheta de abertura de vídeos e/ou filmes, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto (apenas a vinheta) deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita vinhetas de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

CA 09 TCC/Projeto Experimental em Cinema e Audiovisual
O TCC - Projeto Experimental em Cinema e Audiovisual deverá apresentar a pesquisa temática apresentada à banca da Universidade, junto com o roteiro e o produto audiovisual. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Cinema ou Comunicação – habilitação Audiovisual. O trabalho apresentado nesta modalidade não poderá ser apresentado desmembrado e nem de forma completa em outras modalidades.

PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

PT 01 Edição de Livro (avulso)
Modalidade voltada para edição de livros, contemplando aspectos gerais da obra, identidade visual, diagramação (distribuição espacial dos elementos da obra) e suporte (impresso, áudio, eletrônico ou multimídia). São observados também itens como presença de Conselho Editorial, ficha catalográfica, apresentação dos autores, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto (verificar o formato adequado no Guia de Formatos). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 02 Design Gráfico (avulso)
Modalidade voltada para a produção de trabalhos de design gráfico, em diversos formatos, contemplando os atributos básicos de forma, textura, volume, cor etc. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 03 Ensaio fotográfico artístico (conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de conjunto de cinco fotografias, no mínimo, e máximo de doze, enquanto coletânea de imagens que contam uma história de fatos ou conceitos, sob a ótica da natureza artística. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar somente as imagens em jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 04 Fotografia artística (avulso)
Modalidade voltada à produção de uma única peça enquanto imagem artística que capta um instante qualquer. Não há, nesta modalidade, a preocupação em necessariamente retratar a realidade, permitindo ao estudante exercitar seu olhar para algo mais próximo da pintura, por exemplo. É proibida a submissão de fotografia já enviada para outra modalidade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar somente uma imagem em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 05 Fotonovela (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de fotonovela que faça a inter-relação entre a imagem e o texto verbal. São admitidos suportes como jornais e revistas bem como modos digitais, apresentando histórias ficcionais ou não. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 06 Charge/caricatura/ilustração (avulso)
Modalidade voltada à produção de imagem ilustrada, carregadas de conteúdos críticos. Os trabalhos aqui inscritos podem ser difundidos em qualquer suporte. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 07 Embalagem (avulso)
Modalidade voltada à produção de embalagem valorizando aspectos como identidade visual, funcionalidade e segurança para o consumidor, viabilidade mercadológica e sustentabilidade ambiental, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 08 Histórias em Quadrinhos (avulso)
Modalidade voltada à produção de histórias em quadrinhos que conjuguem imagens e textos, para contar sequencialmente uma história, um fato, uma ação etc, podendo ter sido publicada em formatos impressos e/ou digitais. São consideradas HQ formas de expressão conhecidas como comic books, graphic novel, mangás e webcomics, dentre outros. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o produto em pdf ou jpg ou indicar o endereço eletrônico da produção em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 09 Roteiro de Games (avulso)
Modalidade voltada à produção de roteiro de games, valorizando o conceito do produto, sem necessariamente desenvolvê-lo. O formulário padrão deve contemplar as possibilidades de interação com usuário, criatividade e viabilidade mercadológica. O(s) suporte(s) utilizado(s) fica(m) a critério do(s) autor(es). Deve ser anexado como produto, em pdf, o roteiro e o story board. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 10 Projeto de Comunicação integrada (avulso)
Modalidade voltada à produção de projeto de comunicação integrada, incluindo apresentação do relatório descritivo, incluindo planejamento, etapas do trabalho e produtos finais derivados. São aceitos projetos que contemplem qualquer suporte e, na medida do possível, recomenda-se que sejam apresentados os resultados aferidos. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o projeto na íntegra em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 11 Produção multimídia (avulso)
Modalidade voltada à produção multimídia que se caracteriza pela elaboração de materiais difundidos em pelo menos dois suportes distintos (jornal e revista, internet e tv, por exemplo). Deve contemplar aspectos como interação com o usuário, identidade visual e formas de difusão, dentre outros. Além do preenchimento do formulário-padrão, deve anexar os produtos em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 12 Revista customizada (avulso)
Modalidade voltada à produção de revista customizada que apresente produto personalizado (customizado), digital ou não. Deve contemplar formas de circulação, identidade visual, sustentabilidade ambiental e marco conceitual. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar a revista em pdf. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 13 Comunicação e Inovação (avulso)
Modalidade voltada à produção inovadora que estimule o senso criativo, em diferentes plataformas e suportes, comerciais ou experimentais. Produtos que apostem na inovação tecnológica, na experimentação das narrativas, na portabilidade e no conceito estético diferenciado são amplamente cabíveis nesta modalidade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar os produtos em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 14 Games (avulso)
Modalidade voltada à produção de games desenvolvidos para um suporte ou para multimeios. O paper deve incluir itens como projeto gráfico, possibilidade de interação com usuário e criatividade. Além do preenchimento do formulário padrão, deve anexar o game em pdf ou indicar o endereço eletrônico da produção, em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação ou tecnólogos).

PT 15 Projetos de Extensão
Modalidade voltada aos resultados e produtos - em diferentes mídias e suportes - gerados por projetos de extensão realizados no âmbito das instituições de ensino superior brasileiras, em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Devem ser inscritos projetos de extensão vinculados à unidade ofertante de um ou mais cursos da área de Comunicação, que contem com estudantes - bolsistas ou voluntários - em sua equipe de execução, com coordenação de docente(s), responsável(eis) pela orientação de todas as atividades. Os projetos não podem ser desmembrados e inscritos em outra categoria e/ou modalidade.

RÁDIO, TV E INTERNET

RT 01 Programa laboratorial de áudio (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas em áudio ou radiofônicos em diversos formatos (programas de variedades, documentários, musicais - com exceção de radionovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada em mp3. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 02 Programa laboratorial de TV (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas experimentais de vídeo ou de TV em diversos formatos (programas de entretenimento, variedades, musicais – com exceção de telenovelas), desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 03 Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada a produções experimentais de ficção em formatos de audiodrama, tais como peças radiofônicas, radionovelas e afins, desde que desenvolvidas no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada em mp3. Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 04 Ficção em Vídeo – telenovela, séries televisivas, webséries, ficção para internet e afins (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada à produção de programas experimentais de ficção seriada para TV ou Internet tais como telenovelas, séries, micro-séries web-séries e afins desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ter o endereço eletrônico da produção indicado em arquivo pdf na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 05 Produção Audiovisual para Mídias Digitais (avulso ou conjunto/série)
Modalidade voltada para produtos audiovisuais experimentais especificamente para mídias digitais, desde que desenvolvidos no âmbito de disciplinas específicas, projetos experimentais e/ou TCCs. Além do preenchimento do formulário padrão, o produto ou peça avulsa ou seriada deve ser anexada ou o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 06 Blog (avulso)
Modalidade voltada à produção de blog utilizado para fins pessoais ou comerciais, não jornalísticos, contemplando a identidade visual, mensuração de acesso, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 07 Website (avulso)
Modalidade voltada à produção de website, com temas permanentes ou temporários, desenvolvidos para organismos públicos ou privados, devendo estar no ar quando do momento da avaliação por parte do júri e contemplar aspectos como identidade visual, mensuração de acesso, frequência de atualização e aplicação de recursos multimídia. Além do preenchimento do formulário padrão, o endereço eletrônico da produção deve ser indicado em arquivo pdf, na inscrição do trabalho. O link deve estar ativo no período da avaliação da Expocom (etapas regional e nacional). Aceita trabalhos de todos os cursos de Comunicação (graduação e tecnólogos).

RT 08 TCC/Projeto Experimental em Rádio, TV e Internet
O TCC - Projeto Experimental em Rádio, TV e Internet deverá apresentar a pesquisa temática apresentada à banca da Universidade, junto com o roteiro e o produto radiofônico ou audiovisual. Aceita trabalhos exclusivamente de alunos dos cursos de Rádio, TV e Internet ou Comunicação – habilitação Rádio, TV e Internet. O trabalho apresentado nesta modalidade não poderá ser apresentado desmembrado e nem de forma completa em outras modalidades.

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