Seminário, oficinas e gts

*No dia 18 de novembro, o Pensacom foi palco do IV Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social (Ensicom), que teve como tema os Desafios do ensino na comunicação frente à formação para o emprego e a cidadania. Margarida Kunsch, diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, que fazia parte da mesa, afirmou que “a comunicação não pode ser vista meramente como instrumento, mas como um processo social básico e como um fenômeno de extrema relevância nessa nova era digital”. Representante do sindicato dos jornalistas, Valci Zuculoto defendeu a volta da obrigatoriedade do diploma, enquanto as mudanças do cenário mercadológico, entre as quais o crescimento do número de Pessoas Jurídicas (PJs), foram abordadas pelo professor Luís Farias, da Abracorp.

Oficinas

Luís Humberto Marcos

As oficinas realizadas no evento abordaram os temas Cristianismo em tempo de parabólicas, com o grupo da rede via satélite SAT-7, e Museologia Comunicacional, com o diretor do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos. Lars-göran Gustafsson, um dos idealizadores da rede SAT-7, lembrou que o cristianismo nasceu no Oriente Médio, não é uma religião do Ocidente, ao passo que Luís Humberto Marcos, em sua oficina, disse que “conservar a imprensa é registrar a história, o cotidiano e isso significa preservar a nós mesmos”.

Outra atividade do Pensacom foi a reunião dos dez Grupos do Trabalho do evento. Mais de 70 trabalhos, provenientes de vários estados do país, foram destinados aos GTs de História da Comunicação, Folkcomunicação, Comunicação e Saúde, Comunicação Eclesial, Comunicação e Economia, Comunicação Política, Pensamento Comunicacional Latino Americano, Pensacom, Intercom.Humor e Comunicação Digital e Tecnologias.

* Com informações do Jornal Brasileiro das Ciências da Comunicação

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br