História do cinema brasileiro

A I Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que terá como tema “O que não sabemos sobre chanchadas e ainda não perguntamos?”, acontecerá de 16 a 18 de agosto de 2017, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ), no Rio de Janeiro, e na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. A proposta do encontro é promover discussões, aprofundar recortes, discutir metodologias e suscitar abordagens ainda pouco exploradas acerca da história e da historiografia do cinema no Brasil.

Pós-graduandos, doutores e pesquisadores independentes estão convidados a submeter trabalhos que contemplem o tema, trazendo um foco renovado ao estudo das comédias populares, dos musicais e dos filmes carnavalescos produzidos no Brasil desde a década de 1930. Também serão aceitas propostas que abordem outros aspectos da história do cinema no país. O envio de trabalhos poderá ser realizado até o dia 10 de maio de 2017, pelo e-mail jornadacinemabrasileiro2017@gmail.com.

O evento é uma realização do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e dos Grupos de Pesquisa “História do cinema no Brasil: recepção, mercado e tecnologia”, “Historiografia audiovisual” e “Cinema brasileiro: história e preservação”. Conta com o apoio, ainda, do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (PPG-ACL), da Universidade Federal de Juiz de Fora, do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS), da Universidade Federal de São Carlos, e da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a jornada em http://www.cinevi.uff.br/132-i-jornada-de-estudos-em-historia-do-cinema-brasileiro.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA