intercom sul leva a cascavel o debate sobre diversidade e gênero na comunicação

O adiamento devido à greve de caminhoneiros, no final de maio, não impediu o sucesso do congresso regional Intercom Sul, que agitou o Centro Universitário FAG, em Cascavel (PR), entre os dias 29 de junho a 1º julho: foram 1.790 participantes inscritos e 15 conferencistas convidados, mais de 400 trabalhos submetidos, duas mesas temáticas, uma conferência de abertura, dez sessões de Divisões Temáticas, três apresentações culturais, cerca de 20 oficinas e 33 sessões de Intercom Jr.

“O feedback dos participantes foi muito positivo. Todos gostaram muito da organização, elogiaram o campus da FAG e disseram ter sido muito bem-recebidos. O evento foi um sucesso, apesar da mudança da data”, comemora a professora Laila Rotter Schmidt Smolarek, coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda e Design Gráfico da FAG e coordenadora geral do Intercom Sul 2018. “São dias muito mágicos, de uma energia incrível, que movimentam os cursos e deixam memórias inesquecíveis para todos os envolvidos”, completa.

Na abertura oficial do congresso, no dia 30 de junho, o professor Juremir Machado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, comandou a discussão do tema “Jornalismo e Gênero”, abordando os gêneros jornalísticos e a relação entre o gênero do ponto de vista comportamental e os meios de comunicação. O tema dos congressos Intercom deste ano – “Desigualdades, Gêneros e Comunicação” – também permeou muitos outros debates e apresentações do Intercom Sul 2018. No Ensicom, por exemplo, a igualdade de gênero e a diversidade pautaram a conversa sobre o ensino da comunicação.

A realidade do mercado e a necessidade de pensá-la e refleti-la na academia foi o foco do evento paralelo ComDesign, que abordou as “Aproximações entre Comunicação e Design”, em que Priscila Farias, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), trouxe para o universo acadêmico um fenômeno que já acontece no mercado de trabalho. No Painel “Jornalismo Alternativo”, a reflexão foi sobre a fuga dos grandes veículos de comunicação.

“[O congresso regional] foi uma forma de os alunos que não tinham tido condições de viajar para os congressos em outras cidades conhecer o Intercom, perceber que é possível competir no Expocom e ganhar”, afirma a Profa. Laila Rotter Schmidt Smolarek. “Nossa expectativa é levar ainda mais trabalhos para serem apresentados no Intercom Nacional e, em especial, acompanhar os finalistas do Expocom.”

Confira as fotos e os destaques do Intercom Sul no Facebook e no site oficial do congresso.



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br