Democracia brasileira, gênero e raça são os temas da conferência de abertura do Intercom 2018


A conferência de abertura 41º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação, na quarta-feira, 5 de setembro, será o ponto alto das discussões sobre o tema central do Intercom 2018 , “Desigualdades, Gêneros e Comunicação”. Por isso, terá uma conferencista à altura: a cientista política e ativista Áurea Carolina.

“Minha fala abordará a retomada da democracia brasileira em uma perspectiva de gênero e raça, a partir das lutas populares. A proposta é refletir sobre a necessidade de ocupação dos espaços de poder, incluindo a mídia, considerando agendas e práticas feministas e antirracistas”, afirma Áurea Carolina.

Atualmente vereadora em Belo Horizonte – a mais votada nas eleições de 2016 na capital mineira –, Áurea Carolina é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mesma instituição onde defendeu seu mestrado, sobre a inclusão das mulheres jovens na agenda governamental. Também tem especialização em Gênero e Igualdade pela Universidade Autônoma de Barcelona e experiência em gestão governamental.

Sua porta de entrada para a política foi o movimento hip hop de Belo Horizonte, no início dos anos 2000, quando participou ativamente da consolidação do hip hop feminino na cidade. Já formada e pós-graduada, atuou como subsecretária de Políticas para as Mulheres de Minas Gerais em 2015. É fundadora do Fórum das Juventudes da Grande BH e faz parte da campanha Muitas pela Cidade que Queremos – com a qual foi eleita em 2016 juntamente com a vereadora Cida Falabella, com quem compartilha o gabinete em um mandato coletivo, aberto e popular. Além disso, colabora com o movimento feminista #partidA, que visa a aumentar a participação feminina na política e no governo.

“Acredito que o congresso Intercom 2018 acerta ao destacar o enfrentamento às desigualdades de gênero como condição para a democratização da comunicação, em uma conjuntura marcada por perdas de direitos e pelo enfraquecimento das instituições democráticas”, avalia Áurea Carolina.

Após a conferência de abertura, o 41º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação terá três mesas temáticas relacionadas ao tema central do congresso.

Acompanhe a cobertura do Intercom 2018 nas redes sociais.

Facebook Intercom 2018

Facebook Intercom

Instagram Intercom


intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br