ENSICOM PROPÕE SOLUÇÕES PARA A QUALIDADE DO ENSINO DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO

17 de setembro de 2018

O Fórum Ensicom 2018 – Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação, realizado no dia 4 de setembro durante o 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018) em Joinville (SC), reuniu pesquisadores, professores e estudantes para um profundo debate sobre as principais questões da área hoje no Brasil. O resultado foi um avanço nas propostas para o ensino superior no campo da Comunicação, que fortalece sua representatividade junto às instâncias decisoras de políticas de ensino.

“Vivemos um momento bastante complexo no ensino superior em geral, mas principalmente na Comunicação. E há, ainda, as particularidades das diretrizes de cada curso. No âmbito do Ensicom, discutimos como deve ser a formação dos profissionais para um mercado de trabalho e de pesquisa profundamente modificado pela tecnologia”, afirma o professor Fernando Ferreira de Almeida, vice-presidente da Intercom e um dos coordenadores do Fórum Ensicom 2018.

As mesas da edição de 2018 do Fórum Ensicom trouxeram à tona relatos de experiências e debates sobre as diretrizes para a área de Comunicação Social, em geral, e para os cursos de Publicidade e Propaganda, especificamente. Além disso, discutiram a qualidade dos programas de pós-graduação em Comunicação no Brasil. O professor Robson Bastos (Unitau/Unisanta), que também coordena o Ensicom, faz um balanço positivo do fórum: “Os professores, pesquisadores e alunos ouviram experiências de várias partes e dialogaram sobre possíveis projetos e propostas para a melhoria da qualidade na educação. Tivemos um público bastante interessado no tema”.

Como resultado do fórum, diversos encaminhamentos serão dados, entre eles: a finalização e divulgação do terceiro e-book do Ensicom; a apresentação de uma pesquisa com egressos de cursos de Comunicação; a criação de cursos do Ensicom no âmbito da Intercom; a redação de propostas para a reforma das diretrizes curriculares dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Rádio, TV e Internet; a análise da implantação das diretrizes de Relações Públicas e Jornalismo; e a criação de um canal digital para divulgação dos trabalhos do Ensicom. Além disso, o Ensicom programou um encontro para dezembro, quando será realizado o Pensacom 2018, e iniciou a definição das pautas para os congressos regionais e nacional da Intercom em 2019.

“Estamos tentando fazer dos fóruns do Ensicom um espaço de contato com as instâncias governamentais da Educação. A Intercom agrega pesquisadores do Brasil todo e até de fora do país, o que nos dá mais credibilidade para representar o campo da Comunicação nos processos decisórios. Devagarinho, estamos chegando lá”, conclui o vice-presidente da Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br