Curso da Unicamp sobre gênero no jornalismo recebe inscrições até 05/10

2 de outubro de 2018

A Escola de Extensão (Extecamp) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), oferece o curso “Gênero, discurso e mídia: da reflexão à cobertura jornalística” a partir de 6 de outubro. As inscrições custam R$ 450,00 e podem ser feitas até 5 de outubro pelo site da instituição.

O curso, aberto a estudantes universitários e a profissionais das áreas de comunicação, educação, letras e linguística, terá seis encontros, sempre aos sábados (06/10, 20/10, 27/10, 10/11, 24/11 e 01/12), das 8h45 às 13h.

Com 30 horas, o curso é uma realização do grupo de pesquisa Mulheres em Discurso, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e tem coordenação da professora Mônica Zoppi-Fontana. As aulas serão ministradas pelos professores Duílio Fabbri Júnior e Fabiano Ormaneze, jornalistas e doutorandos em Linguística.

“A proposta é possibilitar uma discussão sobre como a mídia faz circular discursos sobre gênero. Vamos abordar questões como os sentidos de masculinidade, homem, mulher, diversidade e a comunidade LGBT no jornalismo. Além disso, propomos uma discussão sobre como a análise de discurso pode contribuir para uma cobertura não sexista”, explica Fabbri Júnior.

A perspectiva teórica adotada pelo curso possibilita uma leitura crítica, que levanta questões sobre como os discursos midiáticos são importantes para a formação de imagens a respeito das questões de gênero. “Essa discussão vai muito além do uso de determinadas expressões ou do politicamente correto. A reflexão será sobre os efeitos de sentido que foram se constituindo pela história e são reproduzidos em reportagens e na mídia em geral”, afirma Ormaneze.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br