SBPC e ABC enviam carta aos candidatos à Presidência da República

16 de outubro de 2018

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC) enviaram no último dia 8 de outubro uma carta aos dois candidatos à Presidência da República no segundo turno, Fernando Haddad e Jair Messias Bolsonaro, com cinco questões fundamentais relativas às áreas de ciência, tecnologia e inovação e da educação no País. No texto, as entidades solicitam respostas e informam que elas serão “amplamente divulgadas junto à comunidade científica e acadêmica e para a população em geral”. Até o fechamento desta edição do JORNAL INTERCOM, não havia sido divulgada resposta de nenhum dos dois candidatos.

Além desta iniciativa, a SBPC mantém o Observatório das Eleições 2018, que reúne propostas da comunidade científica e os compromissos dos candidatos ao Executivo e ao Legislativo com políticas públicas para educação, ciência, tecnologia e inovação.

Confira a íntegra da carta abaixo ou clique aqui.

Prezado Sr. Candidato,

A Academia Brasileira de Ciências – ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que congrega 142 sociedades científicas afiliadas, sempre lutaram pela valorização e pelo avanço da ciência, tecnologia e inovação e da educação no País. Já encaminhamos anteriormente a todos os candidatos à Presidência da República diversas propostas de políticas públicas para essas áreas, formuladas a partir de debates na comunidade científica e acadêmica.

Neste momento do segundo turno das eleições para a Presidência da República, sendo V. Ex.a um dos candidatos escolhidos pelo povo brasileiro, apresentamos-lhe algumas questões fundamentais, relativas a essas áreas e para as quais solicitamos suas respostas. Elas serão amplamente divulgadas junto à comunidade científica e acadêmica e para a população em geral.

  1. Como pretende promover a recuperação dos níveis orçamentários de investimento em CT&I que foram drasticamente reduzidos nos últimos anos?
  2. Está em sua proposta de governo a extinção do contingenciamento dos recursos do FNDCT e de outros fundos destinados a atividades de pesquisa e desenvolvimento?
  3. Há a intenção de estabelecer em seu plano do governo a meta de se atingir 2% do PIB para P&D e como isto seria feito e em que prazo?
  4. Quais são os seus planos para estimular e melhorar a educação básica, particularmente a educação científica de qualidade, que pressupõe o uso de metodologias investigativas?
  5. Em seu governo, V. Ex.a pretende valorizar e manter a educação pública e gratuita em todos os níveis, do ensino fundamental à pós-graduação, atribuindo-lhe recursos adequados e preservando a liberdade acadêmica?

Nesta oportunidade, gostaríamos de convidá-lo para uma apresentação de suas propostas de governo para a comunidade científica, em particular sobre CT&I e educação. Tal encontro poderia ser realizado no Rio de Janeiro, na sede da Academia Brasileira de Ciências, ou em São Paulo, na sede da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em dia e horário que julgar mais adequado.

Agradecemos a sua atenção e ficamos no aguardo de sua resposta às nossas solicitações

São Paulo-Rio de Janeiro, 08 de outubro de 2018.

Atenciosamente,



ILDEU DE CASTRO MOREIRA
Presidente da SBPC

LUIZ DAVIDOVICH

Presidente da ABC

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br