Pensacom 2018 reúne pesquisadores e profissionais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP em dezembro

23 de outubro de 2018

A V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2018) reunirá, nos dias 10 e 11 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP, em São Paulo, pesquisadores e profissionais para refletirem sobre o pensamento comunicacional no Brasil, de forma a contribuir para o fortalecimento da sociedade democrática brasileira.

Idealizado pelo professor José Marques de Melo, fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), o Pensacom surgiu em 2013 em meio às celebrações dos 50 anos do campo científico da Comunicação. Um dos objetivos iniciais do projeto é mapear o pensamento comunicacional brasileiro por meio de eventos e de obras produzidas por pesquisadores e estudiosos de todas as regiões do país. Desde 2016, a Conferência é realizada em conjunto com o Serviço Social do Comércio (Sesc), parceria que tem sido de fundamental importância para trazer atores do mercado para as discussões.

“Além de fazer esse trabalho fundamental de mapeamento da pesquisa científica em Comunicação, o Pensacom promove o diálogo entre pensadores, estudiosos e pessoas do mercado. É um espaço importante para refletirmos sobre o que já foi produzido no passado e o que é a Ciência da Comunicação hoje, bem como os rumos desse campo no futuro”, avalia a professora Sônia Jaconi, diretora administrativa da Intercom e uma das coordenadoras do evento.

Girando em torno do tema central “Comunicação, Conexões e Juventudes”, a programação de dois dias inclui colóquios com nomes importantes da academia e do mercado; sessões de apresentação de trabalhos em nove Grupos de Trabalho (GTs); e duas sessões de lançamento de livros. O Pensacom 2018 terá, ainda, uma homenagem ao professor José Marques de Melo e uma edição do Fórum Ensicom, que debaterá a pós-graduação em Comunicação na formação de pesquisadores e profissionais.

“O Pensacom colabora para o desenvolvimento e a consolidação da Comunicação enquanto área científica ao realizar esse mapeamento do pensamento comunicacional no Brasil e também ao aproximar a academia do mercado, pesquisadores jovens de pesquisadores mais experientes”, afirma Sônia Jaconi. “O fato de ser realizado no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc/SP é um grande diferencial, pois se trata de um espaço que abre suas portas a todos.”

Aos interessados em submeter artigos, ainda dá tempo: a chamada de trabalhos vai até o dia 31 de outubro.

Clique aqui para fazer sua inscrição (vagas limitadas).

Clique aqui para baixar o modelo-padrão para envio de trabalho.

O Pensacom 2018 é promovido pela Intercom e realizado pelo Sesc e pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO PENSACOM 2018

http://www.portalintercom.org.br/eventos1/simposio...

Importante: alguns nomes ainda serão confirmados

Data: de 10 a 11 de dezembro de 2018
Local: Centro de Pesquisa e Formação do SESC/SP
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo - SP

Coordenação Geral: Prof. Dr. José Marques de Melo (in memoriam), Prof. Dr. Giovandro Marcus Ferreira, Profa. Dra. Anamaria Fadul, Profa. Dra. Nair Prata, Profa. Dra. Sônia Jaconi

Comitê interinstitucional: José Marques de Melo (Intercom/Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação – in memoriam), Cicília Krohling Peruzzo (Intercom/UAM), Fernando Almeida (Intercom), Sônia Maria Ribeiro Jaconi (Intercom/Umesp), Marcelo Briseno Melo (Intercom/Umesp), Ricardo Alvarenga (Umesp), Eliane Mergulhão (Rede Folkcom), Antonio de Andrade (Cátedra Unesco-Umesp de Comunicação), Sônia Regina Cunha (USP).

Comitê Grupos de Pesquisa: Sônia Maria Ribeiro Jaconi, Ricardo Alvarenga, Flávio Santana, Marcos Correa, Eliane Mergulhão, Ieda Borges, Jorge Milkos, Roberto Gondo, Márcio Carneiro, Raquel Longhi e Daniel Galindo.

Comitê executivo: Sônia Maria Ribeiro Jaconi, Ricardo Alvarenga, Flávio Santana, Eliane Mergulhão, Antonio de Andrade, Sônia Regina Cunha, Maria do Carmo Barbosa, Gênio Nascimento, Thaiane Torres.


PROGRAMAÇÃO

10/12 - SEGUNDA-FEIRA

10h – Ato Inaugural

Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC São Paulo), Giovandro Marcus Ferreira (Presidente Intercom), Luiz Alberto de Farias (Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social – UMESP), Sônia Jaconi (Intercom).

10h30 – Homenagem ao decano das Ciências da Comunicação no Brasil - José Marques de Melo
Coordenação: Flávio Santana (UMESP) e Eliene Mergulhão (REDE FOLKCOM)

Margarida Kunsch (Intercom / ECA), Maria Immacolata Vassallo de Lopes (ECA/USP), Anamaria Fadul (Intercom), Manuel Carlos Chaparro (Intercom)

11h – Colóquio de abertura - Comunicação, Conexões e Juventudes
Coordenação: Roseméri Laurindo (Intercom)
Maurício Perondi (PUCRS), Helena Abramo (pesquisadora do CNPQ / Conselheira da Fund. Perseu Abramo)

Mediador: Marcelo Briseno (Intercom)

12h – Colóquio 2 – PARTICIPAÇÃO SESC

13h00 – Almoço

14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)
Coordenação: Ricardo Alvarenga (UMESP) e Flávio Santana (UMESP)

GT 1 – Pensamento Comunicacional
Coordenadora: Sônia Jaconi
Ementa – Cartografia e memória do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa
Coordenador: Marcos Correa
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição a mercantilização da mídia.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Coordenadores: Marcio Carneiro e Raquel Longhi
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação
Coordenadora: Eliane Mergulhão
Ementa – A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação e Religiões
Coordenadora: Jorge Milkos
Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

18h - Lançamento de Livros
Coordenação: Sônia Regina Cunha (USP) e Guilherme Fernandes (UFRB)

11/12 – TERÇA-FEIRA

10h – Colóquio 3 – Juventudes e Comunicação: novas formas de sociabilidade
Coordenação: Nair Prata (Intercom)
Moisés Sbardeloto (UNISINOS), Marcus Faustini (Diretor de Teatro e Cineasta, fundador da Agência Redes para Juventudes), Paola Prandini (ABPEducom – NCE-USP), Mediadora: Roseli Fígaro (INTERCOM/FURB)

11:30h – FÓRUM ENSICOM – Juventude: Formação para o mundo do trabalho, para pesquisa e extensão na área da Comunicação para 2020 - como deve ser a Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu.
Robson Bastos (UNISANTA e UNITAU): Coordenação Nacional FÓRUM ENSICOM/ INTERCOM
Fernando de Almeida (INTERCOM), Marcelo Briseno Marques de Melo (INTERCOM), Ariane Carla (UNICENTRO), Claudia Moura (PUCRS), André Tezza (UNIV.POSITIVO), Maria Ataíde – (UFPA - Pós-Graduação e as agências de fomento), Rodrigo Gabriotti (UMESP – Tendências e Perspectivas da Pesquisa em Comunicação: uma cartografia no contexto FAPESP (1992-2016)

13h – Almoço

14h30 – Grupos de Trabalho (GTs)
Coordenação: Ricardo Alvarenga (UMESP) e Flávio Santana (UMESP)

GT 6 – Comunicação e Saúde
Coordenadora: Ieda Borges
Ementa – Comunicação e Saúde: relações interdisciplinares. A comunicação como prevenção à saúde. A agenda midiática voltada a saúde: avanços e desafios. O diálogo entre comunicadores e profissionais da saúde. A formação da opinião pública em saúde.

GT 7 – Comunicação e Mercado
Coordenador: Daniel Galindo
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação e Política
Coordenador: Roberto Gondo
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes
Coordenador: Ricardo Alvarenga
Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

18h – Lançamento de Livros
Coordenação: Sônia Regina Cunha (USP) e Guilherme Fernandes (UFRB)

Apresentação Cultural
Coordenação: Sesc São Paulo



intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br