Retrospectiva 2018: José Marques de Melo, presente!

27 de novembro de 2018

"Me orgulho muito de tudo o que fiz, e faria tudo de novo, porque o que eu fiz foi, na verdade, o que qualquer jovem deve fazer para servir seu país e servir o seu povo" – José Marques de Melo (1943 - 2018).

A memória do professor José Marques de Melo, fundador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), dá início à série Retrospectiva 2018, que o JORNAL INTERCOM passa a publicar a partir desta semana.

O professor José Marques de Melo faleceu em São Paulo no dia 20 de junho de 2018, quase 41 anos após tornar realidade uma ideia que, em 1977, parecia quixotesca: reunir pesquisadores e docentes em torno de uma entidade que estimulasse a pesquisa e desenvolvesse o ensino em Comunicação, de forma consolidá-la como campo científico e acadêmico. Não só foi bem-sucedido nesta empreitada, como foi muito além, idealizando e atuando na fundação de outros grupos, associações e entidades que hoje congregam pesquisadores, docentes e estudantes em prol da produção de conhecimento plural e de qualidade no Brasil.

Ao longo dos meses que se seguiram à lamentável perda de José Marques de Melo, inúmeras homenagens celebraram a vida e a obra do professor. Publicações destacaram o papel protagonizado por ele em suas respectivas áreas de estudo, artigos retomaram sua fundamental obra, palestras e conferências deram continuidade a seu legado. Acima de tudo, foram destacados a amizade e o carinho que sempre guiaram as relações e a carreira do professor Marques de Melo.

O bóton azul com a hashtag #SomosTodosMarquesDeMelo foi a grande marca do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2018), que recebeu cerca de 2 mil congressistas entre os dias 2 e 8 de setembro na Universidade da Região de Joinville (Univille), em Joinville (SC). O congresso teve uma extensa programação oficial de homenagens, que abriram conferências, mesas, colóquios e sessões de apresentações dos Grupos de Trabalho, além de uma Mesa especial comandada pelo professor Sergio Mattos e do lançamento oficial da Hemeroteca José Marques de Melo. O ponto alto certamente foi a abertura do Intercom 2018, na noite do dia 5 de setembro no centro de convenções Expoville: celebrado nos discursos proferidos pelo presidente da Intercom, Giovandro Ferreira, e pelo coordenador do comitê de

organização, professor Silvio Simon, o professor Marques de Melo também foi homenageado pelo coral da Univille e em um vídeo exibido durante a cerimônia. Silvia Briseno, viúva do professor, esteve presente na cerimônia e em outras homenagens realizadas durante o congresso.

A Intercom encerra 2018 ainda em luto, porém com a determinação de honrar e levar adiante o legado de José Marques de Melo. Como afirmou a professora Sônia Jaconi, diretora administrativa da Intercom, na sessão de homenagem que abriu o 41º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação, em 5 de setembro: “A nossa grande homenagem ao professor José Marques de Melo é dar continuidade a essa família chamada Intercom e aos projetos que ele idealizou".

Nas próximas semanas, o JORNAL INTERCOM traz uma retrospectiva das principais realizações da Intercom em 2018, dando mais uma prova de que o professor José Marques de Melo está, e sempre estará, presente.

CLIQUE PARA RELER:

Nota de Pesar – Intercom (25/06/2018)

Homenagens da comunidade acadêmica (10/07/2018)

Jornada Beltraniana (13/08)

Homenagens no Intercom 2018 (11/09/2018)

Editorial da Revista Internacional de Folkcomunicação (v.16, n.36)

Editorial da Revista Brasileira de História da Mídia (v.7, n.1)

Editorial da revista MATRIZes (v.12, n.2)

Artigo prof. Osvaldo Meira Trigueiro (02/10/2018)

Projeto Memória Intercom: José Marques de Melo

CANAL INTERCOM NO YOUTUBE:

Homenagens a José Marques de Melo – Intercom 2018

Homenagens a José Marques de Melo – Diretoria Intercom

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br