Retrospectiva 2018: eventos e publicações Intercom

18 de dezembro de 2018

O ano de 2018 foi marcado pela instabilidade política e econômica, com muitos reveses para a pesquisa e a academia no Brasil. Ainda assim, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deu continuidade a seus esforços de apoio ao desenvolvimento do campo das Ciências da Comunicação no país, iniciados há 41 anos pelo professor José Marques de Melo e outros importantes nomes da área. Ao longo de 2018, a Intercom realizou e apoiou eventos acadêmicos e científicos, bem como publicou livros e periódicos sobre questões relevantes para a Comunicação.

Além de seus cinco congressos regionais, realizados entre maio e julho nas cinco regiões brasileiras, e da 41ª edição de seu congresso nacional, de 2 a 8 de setembro em Joinville, a entidade promoveu outros quatro eventos. Em uma parceria entre a Intercom, a Rede Folkcom e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, a VII Jornada Beltraniana teve duas sessões em 2018: a primeira ocorreu no dia 8 de agosto no Centro Cultural José Marques de Melo, na sede da Intercom em São Paulo, e a segunda foi realizada em 3 de setembro no âmbito do congresso nacional da Intercom, em Joinville.

Ao longo do ano, o Café Intercom em Rede – programa de debates comandado pelo professor Manuel Carlos Chaparro, conselheiro da Intercom – teve três edições, realizadas em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi. Clique para acessar à playlist no canal oficial da Intercom no YouTube.

De 29 a 31 de outubro, a primeira edição do Simpósio Brasileiro de Estudos do Horror e do Insólito (InsolitoCom), também em parceria com a Anhembi Morumbi, reuniu pesquisadores, profissionais e artistas em São Paulo. E, para encerrar o ano, em 10 e 11 dezembro, a V Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom 2018) foi uma parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

A Intercom também apoiou em 2018 eventos e projetos de entidades parceiras, tais como o 40º Prêmio Vladimir Herzog; a quarta edição do projeto Professor Imprensa; o XV Congresso da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (Alaic), realizado em 30 e 1º de agosto na Costa Rica; eventos da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom); e o XIII Congresso da Lusocom, realizado em novembro em Moçambique.

PUBLICAÇÕES

A Intercom mantém a publicação periódica Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação (RBCC), que neste mês publicou seu volume 41, número 2. A revista é classificada como Qualis A2 pela CAPES na área de Comunicação e Informação, e recebe recebe submissões em fluxo contínuo.

Além do periódico, a editora da Intercom publicou três livros, todos disponíveis gratuitamente no Portal de Livre Acesso à Produção em Ciências da Comunicação (Portcom):

  • “Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidades” (organização: Iluska Coutinho e Ariane Pereira): o livro é uma tradição na Intercom, que publica os resultados dos debates referentes ao tema central de seu congresso nacional do ano anterior. Em 2018, foi lançada a coletânea de trabalhos apresentados no Intercom 2017, com textos dos convidados participantes do Ciclo de Estudos em Comunicação e artigos ampliados de pesquisas sobre a temática central apresentados nos Grupos de Pesquisa.
  • “Comunicação, Memórias e Historicidades: olhares de pesquisadores em formação nos 40 anos da Intercom” (organização: Ariane Pereira e Iluska Coutinho): o e-book reúne os melhores textos sobre a temática central do congresso de 2017 ("Intercom 40 anos: comunicação, memórias e historicidade") apresentados nas oito divisões temáticas do Intercom Júnior, em Curitiba. Ele é o segundo da série do Intercom Júnior e mostra o alto nível das pesquisas que os estudantes de graduação vêm desenvolvendo e apresentando no Intercom.
  • “Reflexões sobre o ensino de Comunicação no Brasil” (organização: Robson Bastos e Ariane Pereira): coletânea das discussões realizadas no âmbito da edição de 2017 do Fórum Ensicom.

MAIS RETROSPECTIVA 2018:

Congressos Intercom

Relações internacionais

José Marques de Melo, presente!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br