POR DENTRO DOS GPs: GP Teorias do Jornalismo

22 de janeiro de 2019

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) conta atualmente com 34 Grupos de Pesquisa (GPs), que promovem seus encontros anuais durante os congressos nacionais da entidades. Neste ano, pesquisadores poderão submeter seus trabalhos para os GPs no período de 15 de março a 1º de julho, e os trabalhos aceitos serão apresentados no 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), que vai de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará, em Belém.

Um dos 34 GPs da Intercom é o Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo, criado há 11 anos e que hoje congrega cerca de 300 pesquisadores de todas as regiões brasileiras. Para esta oitava matéria da série “Por Dentro dos GPs”, o JORNAL INTERCOM conversou por e-mail com a atual coordenadora do GP Teorias do Jornalismo, Monica Martinez, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), co-chair do Strategic Scientific Committee (SSC) da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS) e integrante da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Confira.

INFORMAÇÕES BÁSICAS
E-mail: gp.teorias.jornalismo@intercom.org.br
Blog: intercomgpteoriasdojornalismo.blogspot.com.br
Facebook (grupo fechado): https://www.facebook.com/groups/513843492289918
Lista de discussão: gpteoriasdojornalismointercom@googlegroups.com

HISTÓRICO
O Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo surgiu em 2008, sendo coordenado por quatro anos por Felipe Pena (UFF). De 2012 a 2016, foi comandado por Leonel Aguiar (PUC-Rio) com o apoio de Monica Martinez (Uniso) como coordenadora adjunta. A coordenação atual está a cargo de Monica Martinez e de Marcos Paulo Silva (UFMS), como vice-coordenador. “Temos orgulho de nossa história e fazemos questão de manter ligados os pesquisadores que estão desde o início ajudando a construir nosso GP”, afirma a coordenadora.

PESQUISA
Atualmente, a coordenação estima que cerca de 300 pesquisadores estejam ligados ao GP Teorias do Jornalismo, com uma média de 50 trabalhos apresentados anualmente nos encontros realizados no âmbito dos congressos da Intercom.

No Intercom 2018, o grupo reuniu 51 pesquisadores (três pós-doutores, 21 doutores, dez doutorandos, dois mestres e 15 mestrandos), de 26 instituições diferentes das cinco regiões brasileiras. Entre os nomes mais frequentes no GP, estão Alice Mitika Koshiyama (USP), Ana Paula Goulart de Andrade (PUC-Rio), Angela Ravazzolo (ESPM-Sul), Claudia Nonato (FIAM-FAAM Centro Universitário), Cristiane Oliveira Reimberg (Fundacentro), Criselli Montipó (UFSC/PUC-PR), Felipe Pena (UFF), Gean Oliveira Gonçalves (USP), Guilherme Carvalho (Uninter), Hendryo André (USFSC/Positivo), Jorge Kanehide Ijuim (UFSC), José Augusto Mendes Lobato (Anhembi Morumbi), Leonel Azevedo de Aguiar (PUC-Rio), Rafael Bellan Rodrigues de Souza (UFES), Renata Carraro (ESPM-SP), Vanessa Heidemann (Uniso) e Soraya Venegas Ferreira (UNESA), além dos atuais coordenadores.

ATUAÇÃO
O foco do GP Teorias do Jornalismo é organizar o encontro anual de pesquisadores no congresso nacional da Intercom. “Nosso intuito é promover um espaço de diálogo plural, do qual todos saiam sentindo que ajudaram a avançar ainda mais nos estudos das teorias do jornalismo”, afirma a professora Monica Martinez.

Em 2018, o GP passou a organizar publicações coletivas, com seu primeiro e-book, que celebra os dez anos do grupo: Desigualdades, Relações de Gênero e Estudos de Jornalismo, organizado por Monica Martinez (Uniso), Leonel Aguiar (PUC-Rio) e Marcos Paulo Aguiar (UFMS).

Nova chamada será aberta em breve para o segundo livro eletrônico do GP, que abordará o tema "Fluxos Comunicacionais, crise da democracia e os estudos de jornalismo” e será lançado durante o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

LEIA TAMBÉM:

Com 34 Grupos de Pesquisa, Intercom contribui para consolidação do campo das Ciências da Comunicação

GP Rádio e Mídia Sonora

GP Comunicação e Esporte

GP Comunicação e Religião

11 Grupos de Pesquisa têm novas coordenações

GP Estudos de Televisão e Televisualidades

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br