29 de janeiro de 2019
O Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT), vinculado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), apresentará, no dia 15 de fevereiro em São Paulo, os resultados da pesquisa “As relações de comunicação e as condições de produção no trabalho de jornalistas em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia”.
A pesquisa, realizada entre setembro de 2016 e agosto de 2018 com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), mapeou 70 arranjos de trabalho jornalístico alternativos e/ou independentes dos meios corporativos na Grande São Paulo. Com direção da professora Roseli Fígaro, coordenadora do CPCT e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP e diretora de Relações Internacionais da Intercom, os 11 pesquisadores do CPCT investigaram como trabalham, como se sustentam e que tipo de jornalismo praticam esses arranjos alternativos e/ou independentes.
Participaram do estudo Agência Pública, Mídia Ninja, Jornalistas Livres, AzMina, Nós Mulheres da Periferia, Opera Mundi, Envolverde, É Nóis, entre outros. Muitos destes e dos demais arranjos investigados indicam a falta de sustentação econômica como o principal entrave à prática jornalística autônoma. A partir dos resultados da pesquisa, o CPCT oferece subsídios empíricos para se repensar o trabalho jornalístico na contemporaneidade.
Mais informações no site do CPCT.
SERVIÇOInscrições: goo.gl/yiePcV
SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-002 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR
HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).