Intercom 2019: pesquisadores e estudantes já podem começar a se preparar para submeter trabalhos

5 de fevereiro de 2019

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) abre no dia 1º de março a chamada de trabalhos para os cinco congressos regionais e, no dia 15 de março, para seu congresso nacional, a ser realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Nesse período prévio à abertura da chamada, algumas iniciativas podem garantir mais tranquilidade e segurança a pesquisadores e estudantes interessados em apresentar trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs) e no Intercom Júnior (IJ). Uma delas é analisar as ementas e normas dos GPs (no caso de pesquisadores e pós-graduandos) ou o ementário do Intercom Júnior (estudantes de graduação). Outra iniciativa que pode ajudar os candidatos na preparação dos artigos é conferir os Anais da última edição do congresso. A professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom, destaca que não haverá prorrogação do prazo para submissão, que se encerra no dia 1º de julho para o congresso nacional. “Em caso de dúvida, os candidatos podem entrar em contato com os coordenadores dos GPs ou com a Diretoria Científica”, completa. O Portal Intercom disponibiliza os e-mails institucionais de todos os 34 GPs (basta clicar no nome do GP de interesse).

A Intercom tem normas específicas para a submissão de artigos a seus congressos. O processo é realizado da seguinte forma:
- O autor (sozinho ou com outros autores) submete o artigo a um GP ou IJ (de acordo com a titulação).
- O artigo será avaliado por pareceristas, de acordo com as normas da Intercom. Todo artigo deve ser inédito. Do ponto de vista da forma, o artigo deve estar no template do congresso, ter rigoroso padrão gramatical e ortográfico, estar nas normas da ABNT e ter no máximo 15 páginas. Do ponto de vista do conteúdo, o artigo tem que apresentar referencial teórico consistente e uma pesquisa, com metodologia detalhada.
- Todo artigo receberá uma avaliação, que pode ser: aceito, aceito com alterações ou recusado. Os autores de artigos que tiveram revisão solicitada deverão fazer as alterações e submeter o texto novamente, para nova avaliação.
- Os artigos aceitos farão parte da programação do congresso, com apresentação pelo(s) autor(es).

A professora Nair Prata destaca que todo artigo submetido deve ser inédito. Além disso, é preciso dar atenção especial ao resumo: “Ele deve sintetizar, em um único parágrafo, os elementos mais importantes do artigo. Não pode faltar o objetivo do texto, explicitado de maneira clara. O resumo deve apresentar, ainda, uma breve explanação sobre o fenômeno pesquisado, o referencial teórico no qual o autor se baseia, a metodologia utilizada na pesquisa, dados coletados e apontamentos sobre as conclusões”, explica.

Em sua 42ª edição, o Congresso Brasileiro de Ciências de Comunicação é um dos maiores eventos científicos do campo da Comunicação no Brasil. Participar do congresso nacional da Intercom e/ou das edições regionais que o precedem é uma ótima oportunidade para pesquisadores tanto iniciantes quanto sêniores compartilharem suas pesquisas e criarem novas relações de amizade e trabalho. “O 42º Congresso da Intercom, em Belém, será um momento único, em que pesquisadores e estudantes de Comunicação de todo o país irão se reunir para partilha e troca de pesquisas, estudos e experiências. A Universidade Federal do Pará está preparando um belo congresso, e Belém é uma linda e hospitaleira cidade da região amazônica. Vale a pena participar!”, afirma a diretora Científica da entidade, ressaltando que o tema central deste ano será “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”.

PROGRAME-SE

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019
42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
De 02 a 07 de setembro de 2019
Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará
Datas importantes:
15/03/2019 – Início das submissões e inscrições
01/07/2019 – Encerramento das submissões
22/07/2019 – Prazo final para divulgação dos aceites
05/08/2019 – Encerramento das inscrições

CONGRESSOS REGIONAIS INTERCOM 2019
01/03/2019 – Início das submissões e inscrições

CONGRESSO

DATA LOCAL

Intercom Centro-Oeste

22 a 24/05/2019

Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia

Intercom Nordeste

30/05 a 01/06/2019

Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís

Intercom Sudeste

03 a 05/06/2019

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória

Intercom Sul

20 a 22/06/2019

UniRitter, Porto Alegre

Intercom Norte

24 a 26/06/2019

Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins


LEIA TAMBÉM:

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA CALENDÁRIO DE SUBMISSÕES

CONGRESSOS DA INTERCOM REUNIRAM 8.200 PESSOAS EM 2018

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br