Especial Expocom: conheça três vencedores da edição 2018

19 de fevereiro de 2019

O JORNAL INTERCOM dá continuidade à série especial sobre a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), evento que possibilita que estudantes de graduação apresentem seus trabalhos experimentais para a comunidade científica.

Esta edição ouviu estudantes vencedores em três modalidades da etapa nacional da Expocom em 2018, realizada na Universidade da Região de Joinville (Univille) no último dia do 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 8 de setembro. Eles falam um pouco sobre suas experiências e seus planos para o futuro, confira.

CACTO COMUNICAÇÃO: CASE #TECNOLÓGICA
MODALIDADE: RP01 - Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/série)
INSTITUIÇÃO: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
EQUIPE: Claudinei Lopes Junior (autor), Alcilaine de Macedo Alencar (autora), Cristiano Teixeira de Sousa (coautor), Felipe da Silva Camargo (coautor), Tarcila Santos Garcia (coautora), Jessica Cristina Maranho (coautora), Camilo Catto (orientador).
DESCRIÇÃO: O objetivo foi mostrar o processo de criação, implementação e funcionamento da Cacto Comunicação, Empresa Júnior de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto foi baseado em uma pesquisa de benchmarking com outras empresas juniores cujos serviços são relacionados à área da Comunicação. Em seguida, foram realizadas uma análise de ambiente e uma identificação de públicos estratégicos. Posteriormente à descrição do processo de criação e implementação da Cacto Comunicação, corroborando o funcionamento efetivo da empresa júnior (EJ), um case, #Tecnológica, foi apresentado detalhadamente.
DEPOIMENTO:
Claudinei Lopes Junior: “Sempre acompanhei os trabalhos indicados por minha universidade na Expocom. Em 2015, apresentei dois trabalhos no Intercom Júnior e, em 2017, no congresso nacional em Curitiba, fiz parte do grupo de alunos que se responsabilizou pela cobertura das atividades exercidas pela UTFPR no evento. Em 2018, a diretoria executiva da Cacto Comunicação, empresa júnior de comunicação da UTFPR da qual eu fazia parte, resolveu participar da Expocom. Grande parte da execução do trabalho ficou sob minha responsabilidade e de minha colega Alcilaine. Com a colaboração dos outros colegas e do professor-orientador, fez-se possível a elaboração do paper, desde o começo com o desejo de vencer a competição, além de mostrar ainda mais o potencial da nossa universidade, do nosso curso e dos alunos.
No momento da premiação, você sente tudo à flor da pele! Uma curiosidade sobre mim é que eu não gosto de ser chamado pelo meu primeiro nome, Claudinei; e, como eu era o aluno-líder, meu nome era chamado durante a premiação. Naqueles dois momentos (congresso regional e nacional) em que me chamaram, fiquei muito, mas muito feliz em ouvir meu nome inteiro sendo anunciado! Todo esforço e dedicação valeram a pena. Percebi que estou no caminho certo para o que quero como carreira profissional: o universo acadêmico. Acredito que a participação em congressos seja imprescindível para um bom currículo. Desde o começo da graduação tento estar presente no universo da pesquisa, e a Intercom promove exatamente isso: a inserção de estudantes no mundo científico focando a Comunicação. A partir de agora, quero participar das discussões e dos Grupos de Pesquisa do congresso Intercom sempre que possível. Dada a situação crítica em que o Brasil e a educação superior se encontram, é mais do que válido – é primordial promover o debate científico da Comunicação. Também quero ser orientador de trabalhos que serão apresentados nos congressos da Intercom.”
Alcilaine de Macedo Alencar: “Participar da Expocom foi uma experiência incrível, que me mostrou que estou no caminho certo, já que quero seguir carreira acadêmica. O prêmio da Expocom me ajudou a ter bagagem para concorrer a uma vaga no mestrado. Ouvir “Cacto Comunicação Empresa Júnior de Comunicação da UTFPR” foi um momento de euforia de realização e de dever comprido – e claro que também é muito bom poder subir ao palco ao lado de um amigo que contribuiu para a realização do trabalho. Naquele momento, percebi que todo esforço e dedicação valeram a pena, além de poder mostrar que o curso de Comunicação Organizacional e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná

(UTFPR) vieram para ficar.
Pretendo continuar inscrevendo trabalhos nos congressos da Intercom. Estou seguindo carreira acadêmica, e acredito que submeter trabalhos e participar do Intercom possibilita aos alunos novas perspectivas sobre vários temas voltados à Comunicação.”

RETRATO CABOCLO: AS MARCAS DA COLONIZAÇÃO
MODALIDADE: JO12 - Produção em Fotojornalismo (avulso/conjunto e série)
INSTITUIÇÃO: Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)
EQUIPE: Darlei Luan Lottermann
DESCRIÇÃO: O Retrato Caboclo é uma produção de fotodocumentário e foto-ensaio que documenta o lugar onde vivem os caboclos de Chapecó e os papéis que ocupam no século XXI. Isso porque, durante o processo de colonização dos europeus na região Oeste de Santa Catarina, a população cabocla foi expropriada e marginalizada, gerando um problema social de discriminação e isolamento que se perpetua até hoje.
DEPOIMENTO: Darlei Luan Lottermann
“Eu já tinha sido vencedor de um prêmio da Expocom, com um trabalho em grupo sobre um acampamento do MST, na modalidade ‘Roteiro de documentário’. Esta vez foi a primeira vez que consegui passar por cada etapa em carreira solo e ser vencedor em uma modalidade. A experiência foi uma das mais incríveis da minha vida, pois é resultado de um trabalho árduo que deu resultados maravilhosos. No momento da premiação, eu estava muito nervoso. Estava confiante, mas sabia que havia trabalhos maravilhosos na mesma modalidade. Quando fui anunciado, a felicidade explodiu dentro de mim.
Participar da Expocom foi como subir mais um degrau da minha carreira como jornalista. Sonhei com esses prêmios durante todo o meu trajeto na universidade, e conquistá-los é ser recompensado pelo trabalho realizado. Além disso, o prêmio vem valorizar e validar temas que precisam ser discutidos pela sociedade. Pretendo continuar realizando trabalhos que valorizem esses temas e que debatam os direitos humanos, e inscrevê-los no Intercom.”


MINHA AMIGA ANSIEDADE
MODALIDADE: PP09 - Anúncio impresso (avulso)
INSTITUIÇÃO: Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
EQUIPE: Yasminne Alcântara da Silva Maia, Letícia Melo de Sousa, Liliane Bentes dos Santos, Lucas Matheus Silva dos Santos, Wallace Lira (orientador).
DESCRIÇÃO: Este trabalho tem como enfoque descrever o processo de criação do projeto denominado “Minha Amiga Ansiedade”, desenvolvido por alunos do quarto período do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, para veiculação em mídia impressa. A construção do trabalho se deu na disciplina de Redação Publicitária, para obtenção da nota final. O intuito da pesquisa veio da necessidade de abordar o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), um tema tão presente em nossa sociedade, mas que não recebe a devida atenção para que as pessoas possam entender que a ansiedade é uma doença que precisa ser tratada e quais são as formas de tratamento.
DEPOIMENTO: Yasminne Alcântara da Silva Maia
“Já tinha me inscrito em outras premiações e felizmente consegui levar dois prêmios regionais e um nacional. Posso afirmar que os momentos em que os trabalhos foram anunciados foram dos mais surpreendentes da minha vida. Eu me considero uma pessoa um pouco negativa, então sempre ficava com aquela impressão de que não iria conseguir. Acredito que só o fato de sermos selecionados para a Expocom contribui bastante para nossa formação, já que isso nos incentiva a cada vez mais produzir bons materiais. Ter um prêmio e citá-lo no currículo enriquece muito. Pretendo futuramente mandar outros trabalhos para os congressos do Intercom, dos quais participo desde o primeiro período.”

LEIA TAMBÉM:


Regulamento da Expocom 2019 implementa mudanças que refletem a realidade do mercado e do ensino de comunicação
Tudo sobre a exposição e premiação de trabalhos experimentais da graduação
Vencedores de 2018 - III
Vencedores de 2018 - II
Vencedores de 2018 - I

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br