Praça Vladimir Herzog recebe escultura em homenagem a jornalistas

2 de abril de 2019

A Praça Vladimir Herzog, no Centro de São Paulo, receberá no dia 6 de abril, véspera do Dia do Jornalista, uma escultura que reproduz o troféu do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, criado pelo artista plástico Elifas Andreato.

Inaugurada em 2013, em meio a iniciativas ligadas à Comissão Municipal da Verdade, a praça já conta com duas obras de Elifas Andreato: uma versão ampliada da estátua Vlado Vitorioso (2008); e um mosaico feito por crianças do Projeto Âncora, que reproduz a tela 25 de outubro, criada pelo artista em 1981. Além disso, a praça também abriga a Banca Jornalista Vladimir Herzog.

A obra a ser inaugurada é uma reprodução do troféu do Prêmio Vladimir Herzog, que desde 1979 é entregue aos profissionais da imprensa que mais se destacam com matérias e reportagens sobre a Anistia e os direitos humanos. Atualmente, 13 entidades compõem a comissão organizadora do prêmio. São elas: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom); Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; coletivo Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Instituto Vladimir Herzog. A curadoria é da Oboré.


INAUGURAÇÃO DA ESCULTURA “TROFÉU PRÊMIO JORNALÍSTICO VLADIMIR HERZOG DE ANISTIA E DIREITOS HUMANOS”
Data: 6 de abril de 2019
Horário: A partir das 10h
Local: Praça Vladimir Herzog (Rua Santo Antônio, 33 – Bela Vista)

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA