CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

14 de maio de 2019

O 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, divulga sua programação preliminar. Com o tema central “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, o maior congresso científico do campo da Comunicação no Brasil inclui sessões de apresentação de trabalhos de pesquisadores (no Encontro de Grupos de Pesquisa da Intercom) e graduandos (no Intercom Júnior), exposição e concurso de trabalhos experimentais da graduação (na Expocom), mesas de debates no Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, lançamento de livros e publicações científicas (no Publicom), oficinas e minicursos e diversos eventos acadêmicos e científicos paralelos.

“Uma grande equipe da Intercom e da Universidade Federal do Pará (UFPA) está trabalhando para que tenhamos um congresso bastante produtivo em Belém. Ao qualificarmos os fluxos como comunicacionais, orientamos nossa preocupação para os processos interacionais entre os sujeitos sociais nesses tempos de fluxos velozes, dinâmicos e cada vez mais complexos”, afirma a professor Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom.

O 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação é tradicionalmente o ponto alto do congresso. Além da conferência de abertura, terá três mesas no dia 4 de setembro: Instituições Paradigmáticas: comunicação, conflitos e reposicionamentos; Fluxos e Contrafluxos Comunicacionais: crise da discursividade e disputas por narrativas; O desafio das redes sociais digitais: regulação, ética e reconstrução da democracia.

Mas o Intercom 2019 começa já na manhã do dia 2 de setembro, com o IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação, cuja temática central será “O pensamento comunicacional latino-americano, território e descolonização”. Após a abertura – com a professora Roseli Fígaro (USP), diretora de Relações Internacionais da Intercom e coordenadora do colóquio, e com o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom –, o colóquio terá, ao longo de dois dias, mesas com pesquisadores e professores de países como Venezuela, Colômbia, Bolívia, Peru, Equador, além do Brasil. Neste ano, o Colóquio Latino-americano também incluirá a Conferência Experiências Transnacionais Latino-americanas de Pesquisas e o I Colóquio Brasil-Bolívia: avanços no acordo bilateral. Ainda na manhã do dia 2, o Intercom nacional abrigará o VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação e a Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom).

As atividades prosseguem no dia 3 com o segundo dia do Colóquio Latino-Americano e com o V Fórum Socicom-Intercom, em que as duas entidades promovem debates sobre “Novos modelos de percepção pública sobre ciência e tecnologia” e “Pesquisa em Comunicação: modos de interlocução com as agências de fomento”. Já o Fórum Ensicom 2019 – Seminário sobre o Ensino de Graduação em Comunicação Social trará, entre outros temas, a discussão sobre as Diretrizes Curriculares de curso de Publicidade e Propaganda como parte do processo de elaboração do documento a ser apresentado posteriormente ao Ministério da Educação. Clique aqui para saber mais.

Ainda no segundo dia de congresso, a UFPA será o palco do III Fórum de Rádios e TVs Universitárias, com cinco mesas e uma sessão plenária, e do IV Fórum Comunicação e Trabalho, que nesta edição discutirá o tema “Trabalho digital no capitalismo de plataforma: implicações para o trabalho do jornalista e as pesquisas sobre o tema no Brasil”.

No dia 4 de setembro, além do Ciclo de Estudos, os trabalhos finalistas dos Prêmios Estudantis da Intercom serão avaliados durante o Colóquio Acadêmico, que ocorrerá simultaneamente ao III Colóquio Nacional dos Grupos de Pesquisa de Comunicação em Contextos Organizacionais. Nesse terceiro dia do congresso, terão início o Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom (GPs) e a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). À noite, será realizada a cerimônia de abertura oficial do Intercom 2019, com apresentações artísticas e culturais a serem divulgadas.

As sessões dos GPs e da Expocom prosseguirão em 5 de setembro, mesmo dia do início do Intercom Júnior (IJ) e da realização da mesa-redonda “Fluxos Comunicacionais e Jovens do Brasil Profundo: balanço de uma pesquisa em rede”, promovida pelo Projeto de Pesquisa “Jovem e Consumo Midiático em Tempo de Convergência” (PROCAD-CAPES). Outra atração será o lançamento do número 15 da “Iniciacom”, revista científica da Intercom destinada a artigos de estudantes da graduação. Ao final do dia, o Publicom promove o lançamento de livros e publicações científicas do campo da Comunicação.

O dia 6 de setembro será ocupado por mais sessões de apresentação de trabalhos nos GPs, nas Divisões Temáticas do IJ e na Expocom. O II Ciclo Amazônia terá terá três mesas: Povos indígenas e populações tradicionais nos cenários de comunicação da Amazônia contemporânea; Grandes obras, migrações, desenvolvimento e desenvolvimentismo na Amazônia; e Políticas, estratégias e condições de comunicação na Amazônia. E o IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura abordará, também em três mesas, os temas: Jornalismo de resistência; O futuro da televisão; e Jornalismo e literatura. À noite, haverá a cerimônia de entrega do Prêmio Luiz Beltrão e dos Prêmios Estudantis da Intercom.

O grande encerramento do congresso nacional da Intercom será durante a entrega dos troféus da Expocom, no dia 7 de setembro.

Clique aqui para conferir a programação completa.

A chamada de trabalhos para GPs, IJ, Expocom e Publicom segue aberta até o dia 1º de julho. Autores e coautores de trabalhos submetidos devem se inscrever no congresso até o dia 28 de junho. Para os demais congressistas, as inscrições vão até 8 de agosto. A organização recomenda a inscrição antecipada, uma vez que as vagas são limitadas.

Confira o calendário, a tabela de taxas de inscrição e a chamada de trabalhos no Portal Intercom.

Site oficial Intercom 2019

Facebook

LEIA TAMBÉM:

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br