INTERCOM NORDESTE 2019 TERÁ MESAS SOBRE FOLKCOMUNICAÇÃO, CONSUMO CULTURAL, DEMOCRACIA E CURRÍCULO DE PP

21 de maio de 2019

O XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2019), promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) entre os dias 30 de maio e 1º de junho em São Luís, reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais do campo da Comunicação de toda a região.

Pesquisadores e pós-graduandos se reunirão nos dias 30 e 31 de maio na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para as sessões de Divisões Temáticas, enquanto estudantes de graduação e recém-graduados apresentarão seus trabalhos acadêmicos no Intercom Júnior, dia 30 na Faculdade Estácio. A Universidade Ceuma (Renascença) será o palco da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), com apresentação de trabalhos nos dias 31 de maio e 1º de junho.

Além disso, o Intercom Nordeste 2019 receberá convidados para mesas e palestras. Das 11h às 12h30 do dia 30 de maio, Flávio Santana (Umesp), Guilherme Moreira Fernandes (UFRB) e Francinete Louseiro de Almeida (UFMA) participam da mesa “O jornalismo de Luiz Beltrão e a formulação da Folkcomunicação, única teoria brasileira da comunicação”, com mediação de Protásio Cézar dos Santos (UFMA), no Auditório do Centro de Ciências Sociais da UFMA. No mesmo dia, a partir das 17h, o professor César Bolaño (UFS) ministra a palestra de abertura “Mídia empresarial e mídia social no centro da ruptura política no Brasil”, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da UFMA.

No dia 31 de maio, das 11h às 12h30, também no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire, a mesa “Convergência midiática e consumo cultural” será mediada por Lucas Reino (UFMA - Campus Imperatriz) e contará com a participação de Matheus Felizola (UFS), Nina Nunes (UFPI), Rogério Covaleski (UFPE), Ramon Bezerra (UFMA - Campus São Luís) e Weverton Raiol (UFPA).

No período da tarde será realizado o Fórum Ensicom, etapa Nordeste, com duas mesas, ambas no Auditório Expedito Bacelar da Universidade Ceuma (Campus Renascença). Das 14h às 15h30, o tema “Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda em debate – processos institucionais e desafios profissionais” será apresentado por Rogério Covaleski (UFPE), membro da Subcomissão que assessora o Ministério da Educação a respeito das diretrizes dos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda. A mesa 2 abordará a pesquisa em Comunicação realizada na região Nordeste, com participação dos convidados Ramon Bezerra (UFMA), Fabíola de Mesquita (Ceuma) e Weverton Raiol (UFPA). As duas mesas serão mediadas por Claudia Moura (PUCRS).

Ainda no dia 31, das 17h às 18h30, no Auditório do Centro Pedagógico Paulo Freire da UFMA, a mesa “Mídia e democracia” reunirá os professores Juliano Domingues (Unicap/Intercom), Francisco Gonçalves (UFMA/Secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular), Ana Regina Rego (UFPI/Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação - Socicom) e Helena Martins (UFC), com mediação de Li Chang Shuen (UFMA - Campus São Luís).

O encerramento do congresso será na cerimônia de premiação da Expocom, a partir das 18h do dia 1º de junho na Universidade Ceuma (Campus Renascença).

Clique aqui para conferir a programação completa.

Acompanhe as notícias do Intercom Nordeste 2019 pelo sitee pela página do evento no Facebook.

CREDENCIAMENTO

O credenciamento no Intercom Nordeste 2019 será realizado em locais diferentes, de acordo com a categoria do congressista. Graduandos e recém-graduados devem se cadastrar nos 30 e 31 de maio na Faculdade Estácio ou no Campus Renascença da Ceuma; no dia 1º de junho, o credenciamento dessa categoria será feito apenas na Universidade Ceuma. Graduados, estudantes de especialização e pós-graduação, pós-graduados e docentes se credenciarão nos dias 30 e 31 de maio no Centro de Ciências Sociais (CCSO) da UFMA. Confira os locais e horários a seguir.

Credenciamento de graduandos e recém-graduados
- 30 e 31 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h
Faculdade Estácio – Rua Oswaldo Cruz, 1.455
Ceuma - Campus Renascença – Rua Josué Montello, 1, Renascença
- 1º de junho, das 8h às 12h
Ceuma - Campus Renascença – Rua Josué Montello, 1, Renascença

Credenciamento de Graduados, cursando especialização, especialistas, mestres, mestrandos, doutores, doutorandos, livres-docentes
30 e 31 de maio, das 8h às 12h e das 14h às 17h
UFMA – Centro de Ciências Sociais (CCSO)
Salas: F101, F103 e F104

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM NORDESTE 2019: DICAS PARA QUEM VAI A SÃO LUÍS

FÓRUM ENSICOM: CONHEÇA A PROGRAMAÇÃO NOS CINCO REGIONAIS INTERCOM

PROGRAMAÇÃO DO INTERCOM CENTRO-OESTE 2019

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br