INTERCOM SUDESTE 2019: 1.500 INSCRITOS NO PRINCIPAL CONGRESSO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO DA REGIÃO

18 de junho de 2019

Com 1.500 inscritos, 900 trabalhos submetidos, 18 oficinas e minicursos ministrados e 18 obras lançadas, o XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste (Intercom Sudeste 2019), de 3 a 5 de junho em Vitória, consolidou-se ainda mais como o principal evento científico de Comunicação da região. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

“Fica ainda mais acentuada a importância dos congressos da Intercom para o estímulo à pesquisa em Comunicação e suas interfaces, e ao experimentalismo nos produtos comunicacionais”, avalia a professora Flávia Mayer, que coordenou a comissão organizadora ao lado dos professores Edgard Rebouças e Maria Nazareth Pirola.

O tema central dos congressos da Intercom em 2019, “Fluxos comunicacionais e crise da democracia”, foi abordado por Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom. Em seguida, Murilo César Ramos (UnB) proferiu a conferência de abertura, intitulada “Redes e ameaças à democracia”.

A pesquisa em Comunicação no Brasil e no Sudeste foi amplamente discutida, tanto no painel “O papel dos observatórios de mídia em defesa da democracia”, quanto em mesa do Fórum Ensicom. A área de Publicidade e Propaganda também ganhou destaque, com o painel “Crise da publicidade e suas oportunidades” (apresentado pelo diretor de criação da Agência Filadélfia, de Belo Horizonte, Dan Zecchinelli) e com uma mesa específica do Fórum Ensicom sobre as Diretrizes Curriculares do curso de graduação.

O Intercom Sudeste 2019 também teve muitos momentos culturais: além de apresentações de jazz, forró, canto coral e dança folclórica ao longo dos três de evento, a Mostra Lusófona exibiu sete filmes produzidos por estudantes da Ufes e do Instituto Universitário Maia, de Portugal.

RUMO AO NACIONAL
Como tem ocorrido em todos os congressos regionais da Intercom neste ano, o Intercom Sudeste 2019 contou com a participação de dois representantes da comissão organizadora do congresso nacional da entidade – o 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019), a ser realizado de 2 a 7 de setembro na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

Os professores Weverton Raiol e Lorena Santos, ambos da UFPA, circularam pelos três dias de congresso na Ufes divulgando o Intercom nacional, cuja chamada de trabalhos se encerra no dia 1º de julho. “Levamos um pouquinho do Pará até Vitória, com sorteio de brindes e o convite a todos os congressistas”, afirma Weverton Raiol, destacando o mote utilizado na divulgação: “Belém tem um sol para cada um”. “A ideia era demonstrar que todos são importantes e bem-vindos para o evento nacional que estamos organizando.”

Os dois representantes da organização nacional também deram sua contribuição ao regional, com o minicurso "Consumo midiático de jovens: pistas sobre como investigar”, concebido para compartilhar arranjos metodológicos de uma pesquisa desenvolvida em rede pela UFPA com parceiros do Nordeste e do Sul. O mesmo minicurso também foi ministrado nos regionais Centro-Oeste e Nordeste.

Além disso, Weverton Raiol coordenou a sessão "Jornalismo na era digital", do Intercom Júnior, na qual foram apresentados trabalhos que suscitaram temas como precarização do mercado de trabalho, desafios da comunicação nos meios digitais, entre outros.

“Os momentos de aprendizado foram diversos, mas certamente levamos o carinho e o esforço da organização do Intercom Sudeste 2019”, diz a professora Lorena Santos. “A união da equipe tornou os diversos momentos da programação marcantes, da recepção dos congressistas à premiação da Expocom, que encerrou o evento. O cuidado com cada detalhe foi perceptível e, com certeza, o responsável por todos se sentirem tão bem-vindos. Para o Intercom Nacional 2019, ficou a tarefa de retribuir e expandir essa receptividade.”

Confira as fotos e notícias do Intercom Sudeste 2019 no Facebook.

LEIA TAMBÉM

COM CERCA DE 2 MIL INSCRITOS, INTERCOM NORDESTE 2019 REUNIU COMUNIDADE ACADÊMICA DE TODA A REGIÃO

INTERCOM CENTRO-OESTE 2019 RECEBEU CERCA DE 500 PARTICIPANTES EM GOIÂNIA

INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

PUBLICOM RECEBE PROPOSTAS DE OBRAS PARA LANÇAMENTO NO CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019

INTERCOM 2019: INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES ABERTAS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br