INTERCOM 2019: 44 OFICINAS E MINICURSOS PARA CONGRESSISTAS DE TODOS OS PERFIS

17 de julho de 2019

Estudantes de graduação, profissionais em início de carreira ou experientes, pós-graduandos e pesquisadores sêniores: todos os públicos do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2019) encontrarão uma opção de interesse na programação de oficinas e minicursos do evento.

Realizado de 2 a 7 de setembro de 2019 na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, o Intercom 2019 promoverá 44 oficinas e minicursos, selecionados criteriosamente em chamada pública. “Além da adequação técnica e dos conteúdos propostos, a seleção também prezou a diversidade de temas e de ministrantes. Assim, teremos oficinas e minicursos que atendem desde calouros da graduação – interessados seja em pesquisa, seja no mercado – até pesquisadores que desejam se aprofundar em uma temática específica”, explica o professor Weverton Raiol (UFPA), que coordena a programação de oficinas e minicursos ao lado de Sandro Colferai (Unir/Intercom).

“Teremos 24 minicursos e 20 oficinas, ministrados por professores das cinco regiões brasileiras, o que também confere grande diversidade à programação”, afirma Sandro Colferai, que, além de coordenar as oficinas e os minicursos, também é diretor Regional Norte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Ele acrescenta que os ministrantes selecionados são, em sua maioria, doutores, doutorandos e mestres; já os profissionais do mercado têm vasta experiência nos temas abordados em suas oficinas ou minicursos.

Um grande número de oficinas e minicursos se enquadra em um de quatro eixos temáticos: uso de ferramentas digitais para desenvolvimento de pesquisas; uso de dispositivos e plataformas para produção de conteúdo; debates e práticas sobre democracia, cidadania, gênero e etnias; e exercícios e reflexões sobre fotografia, escrita e acessibilidade. Além disso, haverá atividades relacionadas a temas como educomunicação, comunicação científica e fake news, entre outros.

As matrículas para oficinas e minicursos serão abertas após o encerramento do período de inscrições no congresso, em 8 de agosto. Ao todo, serão ofertadas mais de 1.100 vagas. Cada inscrito no Intercom 2019 poderá se matricular em apenas uma oficina ou um minicurso, com certificado de participação. “Mesmo o congressista que não apresentar trabalho durante o congresso terá ótimas oportunidades de aproveitar o evento. Realizar uma oficina ou assistir a um minicurso é uma dessas oportunidades”, afirma Weverton Raiol.

INSCRIÇÕES ATÉ 08/08
As inscrições de ouvintes para o Intercom 2019 seguem até o dia 8 de agosto e as vagas são limitadas. Para mais informações e inscrições, acesse o Portal Intercom.

Além de palestras e minicursos, os congressistas terão a oportunidade de assistir a sessões de apresentação de trabalhos nos Grupos de Pesquisa, Intercom Júnior e Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), e conferir os livros e publicações lançados no Publicom. A programação do congresso inclui, ainda, eventos científicos como o 42º Ciclo de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, o IV Colóquio Latino-americano (Pan Amazônico) de Ciências da Comunicação, o VI Encontro Internacional do Colégio dos Brasilianistas da Comunicação, a Jornada Beltraniana 2019 (Rede Folkcom), o V Fórum Socicom-Intercom, o Fórum Ensicom 2019 (que terá a última audiência pública sobre as Diretrizes Curriculares de Publicidade e Propaganda), o III Fórum de Rádios e TVs Universitárias, o IV Fórum Comunicação e Trabalho, o II Ciclo Amazônia e o IV Colóquio Jornalismo, Resistência e Literatura.

Clique aqui para conferir a programação preliminar do Intercom 2019.

No site oficial do Intercom 2019, você encontra mais detalhes sobre Belém e a UFPA.

Siga o Intercom 2019 no Facebook e no Instagram (@intercomnacional) para acompanhar as novidades.

LEIA TAMBÉM:

INTERCOM 2019 CONFIRMA RAMÓN SALAVERRÍA, DA UNIVERSIDADE DE NAVARRA, NA CONFERÊNCIA DE ABERTURA DO CICLO DE ESTUDOS

RÁDIO INTERCOM FARÁ COBERTURA DO INTERCOM 2019

BORA PRA BELÉM! PARTICIPANTES DO INTERCOM 2019 TÊM DESCONTO EM PASSAGEM AÉREA E TARIFA ESPECIAL NO HOTEL OFICIAL

INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DE OFICINAS E MINICURSOS

CONGRESSO NACIONAL INTERCOM 2019 DIVULGA PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br