PENSACOM 2019 RECEBE RESUMOS EXPANDIDOS ATÉ 01/11

30 de outubro de 2019

Ainda dá tempo de enviar resumo expandido para um dos nove Grupos de Trabalho (GTs) da VI Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2019), evento a ser realizado nos dias 9 e 10 de dezembro em São Paulo. A chamada se encerra na sexta-feira, dia 1º de novembro, e as inscrições são gratuitas.

O tema central do Pensacom 2019 será “A desinformação na era da informação”. Neste primeiro momento, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais do campo da Comunicação são convidados a enviar resumo expandido pelo sistema de submissão on-line, utilizando o template. Os aceites serão divulgados no dia 8 de novembro, e os autores dos trabalhos selecionados terão até 31 de janeiro de 2020 para enviar o artigo completo.

O Pensacom 2019 é uma realização da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Clique aqui para informações e programação.

CHAMADA DE TRABALHOS

Para os Grupos de Trabalho do evento, podem ser submetidas comunicações científicas em formato de resumo expandido e, posteriormente (após aprovação e apresentação no evento), em modelo de artigo dentro dos seguintes padrões:

COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA: consiste em textos sobre pesquisas realizadas, cuja apresentação se dará nos GTs (listagem abaixo). O espaço é destinado especialmente a graduados, mestres, doutores, profissionais e estudantes de cursos de pós-graduação.

Poderá ser inscrito um paper por autor(a), exceto no caso de coautoria, quando é permitida a submissão de até dois trabalhos do mesmo autor, desde que um deles seja de autoria única e outro, não. Alunos de graduação podem também apresentar trabalhos, desde que em coautoria com pós-graduandos, mestres, doutores ou profissionais.


FORMATO PARA AS COMUNICAÇÕES CIENTÍFICAS:

Resumo Expandido (até 01/11/2019)
De uma a três páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento simples entre as linhas, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. De três a cinco palavras-chave. Template (clique aqui).

Paper Completo (até 31/01/2020)
Deve conter entre 10 e 15 páginas (incluindo referências), fonte Times New Roman, em corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5 no corpo do texto, A4, com margem de 3,0 cm à esquerda e todas as demais de 2,5 cm. Deve conter um resumo de aproximadamente 10 linhas e de três a cinco palavras-chave. Template (clique aqui).


GRUPOS DE TRABALHO (GTs) NOS QUAIS AS COMUNICAÇÕES PODEM SER INSCRITAS:

GT 1 – Pensamento Comunicacional
Ementa – Cartografia do pensamento comunicacional brasileiro e latino-americano. Perfis de pesquisadores. Identidade comunicacional de pesquisadores e instituições. Contribuições inovadoras à pesquisa em comunicação. Teoria e metodologia da Comunicação. Principais correntes teóricas da comunicação no Brasil e na América Latina.

GT 2 - Comunicação Popular e Alternativa
Ementa – Estudos sobre comunicação desenvolvida no âmbito dos movimentos sociais, etnoculturais, dos sindicatos e organizações populares em geral. Comunicação movida por objetivos sociais e de promoção da cidadania. Comunicação ligada ao serviço público em oposição à mercantilização da mídia.

GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias
Ementa – Estudos sobre Comunicação digital, suas dinâmicas de produção de conteúdo e interfaces tecnológicas. Novas formas de expressão no campo digital. Construção de conteúdos em novas plataformas tecnológicas. Comunicação transmídia. A relação entre Comunicação, cultura e tecnologia. Novas formas de mediação pela Internet.

GT 4 – Folkcomunicação
Ementa- A cultura popular brasileira e sua presença nas mídias tradicionais e digitais. Teoria e metodologia da Folkcomunicação. As relações entre folclore, cultura erudita e cultura de massa. Manifestações espontâneas da Folkcomunicação. Intermediações folk-midiáticas nas práticas comunicacionais.

GT 5 – Comunicação e Religiões
Ementa - Interface que une Comunicação e Religiões no cenário contemporâneo. Midiatização da Religião. Abordagens metodológicas transdisciplinares da Comunicação Social e das Ciências Humanas (História, Ciências Sociais, Antropologia).

GT 6 – Comunicação e Ensino
Ementa – Comunicação e Ensino. Práticas educacionais inovadoras nos cursos de comunicação. Reclassificação dos Cursos de Comunicação. Diretrizes Curriculares da área de comunicação. Perfil e Histórico de Curso de Comunicação em nível de graduação e pós-graduação. Projetos pedagógicos inovadores na área da comunicação. Projetos interdisciplinares de cursos de graduação em comunicação com áreas afins.

GT 7 – Comunicação e Mercado
Ementa – Comunicação, mercado e consumo. Processos comunicacionais voltados aos aspectos promotores do consumo, das percepções construtoras das imagens corporativas e do relacionamento com as marcas, por meio de práticas convencionais e não convencionais. Mudanças nas relações entre organizações e consumidores. O consumidor cidadão. As mídias digitais e o consumidor.

GT 8 – Comunicação e Política
Ementa – Comunicação, política e sociedade. Marketing Político e campanhas eleitorais; Comunicação pública e política. Novas práticas de comunicação na política: mídias digitais e redes sociais.

GT 9 – Comunicação e Juventudes
Ementa – Comunicação, conexões e juventudes. Juventudes e Internet. Imaginário da Juventude nos meios de comunicação. Mídia, jovens e polarização na internet. Sociabilidade juvenil e novas tecnologias. Consumo de mídia entre jovens.

intercom pinheiros

SÃO PAULO - SP
(11) 2574 8477 | (11) 3596 4747
R.JOAQUIM ANTUNES, 705 - PINHEIROS - 05415-012
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h


intercom BRIGADEIRO

São Paulo - SP
(11) 3892 7558
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA