INTERCOM 2021 REUNIU QUASE 3 MIL PESSOAS EM PLATAFORMA VIRTUAL. PRÓXIMA EDIÇÃO SERÁ ORGANIZADA PELA UFPB

13 de outubro de 2021

O 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2021), realizado entre os dias 4 e 9 de outubro em modalidade virtual, reuniu 2.980 pessoas em torno do tema central "Comunicação e resistência: práticas de liberdade para a cidadania". Organizado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o evento celebrou o centenário do pedagogo pernambucano Paulo Freire (1921-1997) promovendo o diálogo entre sua obra e as questões mais importantes do campo da Comunicação no século XXI.

Aberta na manhã do dia 4 de outubro com conferência da educadora Nita Freire, viúva de Paulo Freire, a programação do Intercom 2021 incluiu dezenas de mesas e palestras em encontros, fóruns e colóquios, 48 oficinas e minicursos, apresentação de 895 trabalhos nos Grupos de Pesquisa (GPs) e outros 456 no Intercom Júnior (IJ) e lançamento de 82 títulos no Publicom. Além disso, os trabalhos finalistas da etapa nacional do Expocom puderam ser conferidos ao longo dos seis dias de congresso, que foi encerrado com a festa de premiação da mostra competitiva de pesquisa experimental.

Acesse o canal da Intercom para assistir à cerimônia e conferência de abertura e à festa Expocom 2021 e cerimônia de encerramento do Intercom 2021.

Apesar de uma pane global em sites e aplicativos de mídias sociais logo no primeiro dia do congresso, a plataforma virtual não sofreu grandes prejuízos e foi capaz de manter encontros e interações valiosos entre os quase 3 mil participantes. Para além da tecnologia, o professor Giovandro Marcus Ferreira (UFBA), presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), ressalta a importância do engajamento da Diretoria Executiva e da Secretaria da entidade com a equipe da Unicap para vencer o desafio de realizar mais um congresso nacional de forma remota. "A Diretoria da Intercom chamou para si a responsabilidade de dar continuidade ao congresso durante a pandemia. A relação próxima com a equipe da organização local foi essencial, favorecida pela estratégia de termos membros da Diretoria à frente da coordenação", afirma, lembrando que, assim como neste ano a organização foi coordenada pelo vice-presidente, Juliano Domingues (Unicap), o Intercom 2020 foi coordenado por Ivanise Andrade, diretora de Documentação e Comunicação da entidade e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), organizadora local do evento no ano passado.

A colaboração também foi destacada pelo professor Juliano Domingues na cerimônia de encerramento do Intercom 2021: "A Bahia nos deu régua e compasso com o congresso do ano passado", afirmou, em referência à organização local na UFBA. "Aprendemos muito, precisamos nos reinventar. Mas fizemos o congresso aqui a partir dos ensinamentos que absorvemos na Bahia. E, para continuarmos com nossos mestres baianos, posso dizer que onde queres Leblon, fomos Pernambuco – e somos Pernambuco. E agora somos todos Paraíba."

INTERCOM 2022

João Pessoa será o palco do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e novamente coordenado por uma integrante da Diretoria Executiva: Norma Meireles, diretora Regional Nordeste, que será acompanhada de Fabiana Siqueira, vice-diretora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. O tema central do Intercom 2022 será “Comunicação e ciência contra a desinformação”.

"Muito nos alegra receber o Intercom 2022 em João Pessoa, no ano em que também comemoramos 45 anos de ensino de Comunicação na UFPB. A Universidade Federal da Paraíba já sediou dois congressos regionais da Intercom em João Pessoa, o primeiro em 1993 e o segundo em 2014. O desafio é maior agora com o evento nacional, não apenas pela dimensão do congresso, mas pelo contexto de desmantelamento das universidades públicas no país, além da negação da ciência e dos exorbitantes cortes de verbas que nos deixam em dúvida de como será o cenário nacional em setembro de 2022", afirma a professora Norma Meireles. "Embora ainda não possamos afirmar se será virtual ou presencial (afinal, a ciência nos guia), a expectativa é da construção de um congresso afinado com o tema do evento, tão necessário no momento histórico presente."

"Acredito que o Intercom 2022 vá ser um congresso de sucesso, que nos trará a oportunidade de, em um tenso momento eleitoral, ressaltarmos a importância da ciência a serviço da democracia e contra as desigualdades e a desinformação", complementa o professor Giovandro.

MAIS SOBRE O INTERCOM 2021

A cobertura completa do Intercom 2021, realizada por estudantes e docentes da Unicap, pode ser conferida no site oficial e no Instagram do congresso.

A Marco Zero Conteúdo, parceira do Intercom 2021, também publicou reportagens sobre o evento. Clique nos títulos para ler:

Franklin Martins e Jean Wyllys debatem como o jornalismo pode resistir aos algoritmos

Intercom discute os efeitos perversos do monopólio das cinco gigantes da internet

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 3892 7557
AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h