PENSACOM 2021 ABRE INSCRIÇÕES; CHAMADA DE TRABALHOS VAI ATÉ 29/11

24 de novembro de 2021

Estão abertas as inscrições para a VIII Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2021, que será realizada de 6 a 8 de dezembro em formato híbrido. Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (Sesc-SP), o evento terá uma programação de colóquios com o tema central “O cidadão freiriano na sociedade contemporânea e as contribuições institucionais”, além de sessões virtuais de apresentação de trabalhos.

Inscreva-se gratuitamente até o dia 2 de dezembro no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP. As vagas são limitadas.

As mesas e atrações culturais do Pensacom 2021 terão formato híbrido: ocorrerão presencialmente apenas para convidados no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, em São Paulo, e transmitidas ao vivo para as pessoas inscritas no evento. Essa programação será realizada nos dias 6 e 8 de dezembro, com o dia 7 reservado para as apresentações de trabalho em modalidade virtual.

A chamada de trabalhos do Pensacom 2021 segue aberta até a próxima segunda-feira, dia 29 de novembro. Doutores(as), doutorandos(as), mestres, mestrandos(as) e especialistas podem enviar resumos expandidos de pesquisas concluídas ou em andamento para um dos dez Grupos de Trabalho (GTs) – estudantes de especialização e graduação podem submeter em coautoria. Posteriormente, os(as) autores(as) deverão enviar o artigo completo para publicação nos anais. Clique aqui para acessar a chamada de trabalhos completa, que inclui as normas, as ementas dos GTs e os templates para resumo expandido e artigo completo.

PROGRAMAÇÃO

O Pensacom 2021 será aberto às 10h do dia 6 de dezembro, com ato inaugural, atração cultural e Colóquio de Abertura, do qual participarão Marco Chiaretti (Observatório da Imprensa), Christina Queiroz (Revista Pesquisa Fapesp) e Jason Ferreira Mafra (Instituto Paulo Freire/Universidade Nove de Julho). Ainda no período da manhã, às 11h30, o Colóquio 1 – "Fortalecimento de uma sociedade civil participativa e reconhecida: contribuições na educação, na cultura e na comunicação" receberá Ismar Soares (ECA/USP), Andréa Nogueira (SESC-SP) e Nair Prata (Intercom/Ufop), com Sandra Reimão (USP) como comentarista.

No dia 8, haverá mais dois colóquios: às 10h, as convidadas Camila Escudero (Umesp), Marli dos Santos (Facasper) e Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos (Universidade Presbiteriana Mackenzie) vão conversar sobre o tema "Metodologia freiriana e ciência: diálogos"; às 11h30, o Colóquio 3 – "Papos e Projetos para uma sociedade participativa e para todos: influências de Paulo Freire" terá Sônia Jaconi (Intercom/IEA-USP) e Rodrigo Gabrioti (Athon/Intercom).

A realização do Pensacom 2021 conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Acesse a página do Pensacom 2021 no Portal Intercom para mais informações.

Dúvidas e informações: secretaria@intercom.org.br

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br