CONGRESSOS REGIONAIS INTERCOM: SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA INTERCOM JÚNIOR, DIVISÕES TEMÁTICAS E EXPOCOM

6 de abril de 2022

Após realizar o Encontro Inter-regiões Intercom em modalidade virtual por dois anos consecutivos, devido à pandemia de covid-19, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) retoma em 2022 seus cinco congressos regionais. Com isso, voltam aos regionais o Intercom Júnior, que acolhe trabalhos de iniciação científica escritos por estudantes de graduação e recém-graduados(as), e as Divisões Temáticas, com sessões de apresentação de artigos organizadas pelos Grupos de Pesquisa (GPs) da Intercom e as Mesas Coordenadas, novidade deste ano. Além disso, as etapas regionais do prêmio de pesquisa experimental Expocom – mantidas on-line durante a pandemia – também serão realizadas no âmbito dos congressos regionais.

"O avanço da vacinação e a diminuição na taxa de transmissão do novo coronavírus tornaram possível que vislumbrássemos, para este ano de 2022, o retorno dos congressos regionais de forma presencial”, afirma a professora Ariane Pereira, diretora Cultural da Intercom e coordenadora institucional dos congressos regionais. “Porém, a realidade de cada região e de cada instituição de ensino superior parceira é diferente. Por isso, nós teremos dois dos congressos regionais de modo on-line – o Centro-Oeste e o Norte – e três previstos para serem presenciais – o Nordeste, o Sudeste e o Sul, com a confirmação até um dia antes do final do período de inscrições”, completa, comemorando o fato de a Universidade Católica de Salvador (Ucsal) ter confirmado nesta semana que o Intercom Nordeste (o primeiro do calendário) será presencial.

Cada congresso regional tem sua própria chamada de trabalhos, com prazo específico de inscrição e submissão. O primeiro prazo a vencer é o do Intercom Nordeste, cujas submissões podem ser feitas até domingo, 10 de abril. E, na próxima quarta-feira, dia 13, encerra-se o prazo de submissão para o Intercom Sudeste.

Para fazer a submissão, é preciso que autores(as) e coautores(as) – no caso de Intercom Júnior e Divisões Temáticas – e alunos(as) líderes – no caso do Expocom – estejam devidamente inscritos(as) no congresso de sua região. É recomendado fazer a inscrição pelo menos três dias antes do encerramento do prazo de submissão caso a opção seja pelo boleto bancário, pois esse meio de pagamento leva mais tempo para compensar do que o cartão de crédito.

Clique aqui para conferir os calendários, taxas, normas e chamadas de trabalhos dos congressos regionais Intercom 2022.

NOVIDADES EM 2022

Neste retorno dos congressos regionais, a Intercom implementou algumas mudanças para que a experiência dos(as) congressistas seja ainda melhor.

A primeira delas diz respeito ao sistema de inscrição e submissão, que foi novamente alterado para corrigir problemas e simplificar o processo. Além disso, os(as) autores(as) agora submetem resumo expandido – e não mais o artigo completo – tanto ao Intercom Júnior como às Divisões Temáticas. O modelo-padrão (template) do resumo expandido está disponível na chamada de trabalhos de cada congresso regional.

Outra novidade são as Mesas Coordenadas, propostas pelos GPs da Intercom. Nelas, serão apresentadas pesquisas em Comunicação desenvolvidas no âmbito de dois ou mais GPs, com o intuito de promover o intercâmbio, a aproximação e fortalecimento dessas pesquisas conjuntas. A submissão deve ser feita pelo coordenador ou coordenadora de um dos GPs participantes da Mesa Coordenada proposta, conforme estabelecido nas chamadas de trabalho dos congressos regionais. Vale ressaltar que todos os participantes das Mesas Coordenadas devem se inscrever no congresso antes de a coordenação do GP fazer a submissão.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br