INTERCOM 2022: CONGRESSO NACIONAL RECEBE TRABALHOS DE 15/04 A 11/07

13 de abril de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) abre nesta sexta-feira, 15 de abril, as inscrições e a chamada de trabalhos para o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), que será realizado presencialmente de 5 a 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. As submissões irão até 11 de julho e as inscrições de ouvintes, até 12 de agosto.

O Intercom 2022 marca o retorno presencial do maior congresso de nosso campo na América Latina, após duas edições realizadas remotamente devido à pandemia de covid-19. “Depois de dois anos com a realização de eventos virtuais, preparar o retorno do congresso nacional da Intercom à modalidade presencial é desafiador, principalmente em uma universidade pública. Há muita expectativa para reencontros e trocas de ideias ‘cara a cara’”, afirma a professora Norma Meireles (UFPB), diretora regional Nordeste da Intercom e coordenadora da organização do Intercom 2022 na UFPB. “Estamos em uma ‘fase de extinção’ da terceira onda, como aponta a Fiocruz, mas isso não significa o fim da pandemia. Então, a organização local está se preparando de acordo com os protocolos de biossegurança. Os espaços terão indicação de capacidade máxima, e os congressistas receberão as informações específicas à medida que nos aproximarmos do evento. Uma certeza nós temos: a de receber cada congressista calorosamente do momento do credenciamento até o encerramento do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação na UFPB.”

Assim como a organização guia-se pela ciência para garantir a segurança sanitária de todos e todas que participarem, o próprio tema central do evento propõe uma reflexão sobre o papel da Comunicação enquanto ciência: “Ciências da Comunicação contra a desinformação”. “Nossos últimos congressos nacionais trouxeram questões que corresponderam a demandas não só da academia, mas da sociedade brasileira e mundial: a relação entre desigualdades, gêneros e comunicação, em 2018; os fluxos comunicacionais e a crise da democracia, em 2019; a utopia do Relatório McBride e a possível distopia contemporânea, em 2020; e a comunicação como resistência e prática para a cidadania, celebrando Paulo Freire em 2021”, lembra o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom. “Durante a pandemia, vimos o desprezo crescente pelas vozes dos especialistas e a banalização das fake news – da mentira –, envenenando amplamente as relações sociais. Então, em 2022, a Intercom coloca essa confrontação entre ciência e desinformação para que reflitamos sobre a importância de nós, enquanto cientistas da Comunicação, agirmos contra a desinformação”, conclui.

Esse tema central permeará todas as atividades do Intercom 2022, cuja programação de conferências, colóquios, fóruns e outras atividades está sendo montada e será divulgada em breve nos canais oficiais da entidade e do congresso. Enquanto isso, fica o convite para pesquisadores, pesquisadoras, docentes e estudantes enviarem seus trabalhos.

SUBMISSÕES

A chamada de trabalhos do Intercom 2022 ficará aberta de 15 de abril a 26 de julho, englobando três eventos que compõem a programação do congresso:

  • Intercom Júnior (IJ), que acolhe artigos de estudantes que estão cursando a graduação e de graduados(as) em 2021. Os textos podem ser derivados de pesquisas realizadas no âmbito de iniciação científica, TCC, disciplinas e projetos de extensão, entre outros.
  • Grupos de Pesquisa (GPs), que recebem artigos de doutores(as), doutorandos(as), mestres e mestrandos(as) – além de especialistas, estudantes de especialização e graduados(as), que podem submeter em coautoria.
  • Publicom, espaço de lançamento de produtos de divulgação científica no campo interdisciplinar da Comunicação, incluindo livros, e-books, periódicos, websites e produtos audiovisuais, entre outros.

Os trabalhos aceitos serão apresentados pelos(as) autores(as) e/ou coautores(as) nas respectivas sessões durante o Intercom 2022 e, posteriormente, publicados nos Anais do congresso. Já as publicações selecionadas para o Publicom farão parte das sessões de lançamento.

A principal novidade neste ano são os GPs, que foram reformulados pela Intercom a partir de uma chamada pública realizada em 2021. Ao todo, são 33 GPs cobrindo as mais diversas e importantes áreas do campo interdisciplinar da Comunicação. “Entre esses Grupos de Pesquisa, que foram ativados em março, há alguns que darão continuidade ao trabalho que já vinham realizando, outros que chegam remodelados e outros, ainda, totalmente novos no âmbito da Intercom”, explica a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom.

Confira as ementas dos Grupos de Pesquisa.

Antes de submeter tanto aos GPs quanto ao IJ e ao Publicom, é necessário fazer a inscrição no congresso (saiba mais abaixo). “Lembro que cada congressista só pode enviar um único artigo por meio de sua inscrição, e esse trabalho pode ter coautoria ou não. O congressista pode, também, ser coautor de outros trabalhos”, alerta a professora Nair Prata. “Somente serão avaliados os artigos pertinentes às respectivas ementas de Grupo de Pesquisa ou Intercom Júnior, desde que enviados pela plataforma do Intercom 2022 dentro do prazo estabelecido. Então, atenção às datas!”, completa.

Acesse o Portal Intercom para mais informações.

INSCRIÇÕES

O período de inscrições para o Intercom 2022 vai de 15 de abril a 12 de agosto, porém autores(as) que vão submeter aos GPs, IJ e Publicom precisam estar devidamente inscritos(as) para ter acesso à área de submissão. Assim, recomenda-se que os(as) interessados(as) não deixem para se inscrever muito perto do prazo da chamada de trabalhos (11/07), sob o risco de não terem a inscrição confirmada a tempo.

As taxas de inscrição são diferenciadas por período – o primeiro, cujos valores são mais baixos, vai até 5 de junho – e por categoria – estudantes de graduação e recém-graduados(as); estudantes de pós-graduação; professores(as), pesquisadores(as) e profissionais; e associados(as) da Intercom.

Para informações sobre inscrições, clique aqui.

DESCONTO PARA ASSOCIADOS(AS)

Todos(as) os(as) associados ativos da Intercom têm desconto na taxa. Quem ainda não se associou pode fazê-lo antes do final do período de inscrições (ou de submissões, no caso de autores e autoras de trabalhos) para garantir o desconto. O mesmo vale para associados(as) que ainda não quitaram a anuidade de 2022. Para mais informações, clique aqui.

PROPOSTAS DE OFICINAS DE MINICURSOS

E segue aberta, até 27 de abril, a chamada de propostas de oficinas e minicursos para seleção das atividades educativas do Intercom 2022.

Vale lembrar que, para enviar propostas, é necessário ter titulação mínima de especialista. Os(as) proponentes selecionados(as) terão isenção na taxa de inscrição do congresso (no caso de dois proponentes, o segundo paga a taxa normalmente).

Confira a chamada completa aqui.

MAIS INFORMAÇÕES

As novidades relativas ao Intercom 2022 serão divulgadas ao longo do semestre nos canais oficiais tanto da Intercom quanto do congresso.

Siga para se informar:

INTERCOM: Portal | Facebook | Instagram

Intercom 2022: Site | Facebook | Instagram

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br