CONHEÇA OS TRABALHOS FINALISTAS DOS PRÊMIOS ESTUDANTIS INTERCOM 2022

4 de maio de 2022

As listas de trabalhos cujas inscrições ao Prêmio Intercom de Pesquisa em Comunicação foram homologadas já podem ser consultadas no Portal Intercom. Clique aqui para conhecer os concorrentes nas categorias Graduação, Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado.

A premiação, apelidada de Prêmios Estudantis, foi implantada neste ano pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com o objetivo de valorizar a produção científica na área da Comunicação no Brasil, a partir do reconhecimento da qualidade de monografias, dissertações e teses desenvolvidas por estudantes, pesquisadores e pesquisadoras de todo o país.

“Até 2021, a Intercom premiava os melhores trabalhos apresentados no congresso nacional do ano anterior. Agora, o alvo dos Prêmios Estudantis passa a ser a pesquisa científica desenvolvida nos cursos de graduação e pós-graduação, a partir do que as próprias instituições consideram como sendo suas melhores produções”, explica Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora do prêmio. “Dessa forma, acreditamos que a premiação vá contribuir para o fomento de pesquisas de qualidade nas universidades brasileiras, bem como para o apoio institucional aos pesquisadores e pesquisadoras de nosso campo.”

Nesta primeira edição, foram homologados 53 trabalhos de todas as regiões do país – os cursos de graduação e programas de pós-graduação que inscreveram mais de um trabalho tiveram todos os inscritos desclassificados, conforme prevê o Regulamento. “Ganham destaque as inscrições na categoria Graduação, que têm forte presença nas regiões Nordeste, Norte e Sul, e na categoria Mestrado Acadêmico, com 30 trabalhos homologados”, comenta a professora Ariane. “Nossa expectativa é que, ao longo deste ano, as instituições conheçam melhor a nova dinâmica dos Prêmios Estudantis da Intercom para que tenhamos cada vez mais inscrições nas próximas edições.”

Os trabalhos finalistas desta primeira edição, inscritos entre fevereiro e março pelas instituições de ensino superior e pesquisa onde foram desenvolvidos e defendidos em 2021, agora serão avaliados pelas comissões julgadoras de suas respectivas categorias. Cada uma das quatro comissões será composta por oito doutores: cinco pesquisadores independentes (um de cada região brasileira), um membro da Diretoria Executiva da Intercom, um membro do Conselho Curador e um membro do Conselho Consultivo ou do Conselho Fiscal da entidade. Saiba mais sobre o processo de avaliação no Regulamento dos Prêmios Estudantis.

Os trabalhos vencedores serão divulgados nos canais institucionais da Intercom, e a cerimônia de premiação ocorrerá durante o 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), a ser realizado de 5 a 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Conheça os(as) concorrentes aos Prêmios Estudantis 2022 e faça sua torcida:
Graduação
Mestrado profissional
Mestrado acadêmico
Doutorado

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br