INTERCOM RETOMA CONGRESSOS REGIONAIS HOJE, COM O INTERCOM NORDESTE 2022

18 de maio de 2022

Começa hoje (18/05) a 22a edição do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom Nordeste 2022), que marca o retorno dos congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) após dois anos de pausa devido à pandemia de covid-19.

Ao longo de três dias, o Intercom Nordeste 2022 recebe cerca de 600 congressistas no campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (Ucsal), na capital baiana, com programação científica que inclui conferência de abertura, mesas temáticas e sessões de apresentação de trabalhos do Intercom Júnior, das Divisões Temáticas e do prêmio Expocom, além de atrações musicais e culturais.

Antes de seguirem para as atividades do evento, os(as) congressistas inscritos(as) devem fazer seu credenciamento, disponível a partir das 10h (horário de Brasília) de hoje. Às 14h, começam as sessões do Expocom Nordeste, com a defesa dos trabalhos concorrentes nas categorias Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Produção Transdisciplinar e Publicidade e Propaganda. Às 19h, o congresso será aberto oficialmente no Teatro Jorge Amado, no bairro Pituba, com conferência do professor André Lemos (UFBA).

Amanhã (19/05), das 8h às 12h, o Expocom continua com sua mostra competitiva de trabalhos de pesquisa experimental desenvolvidos nos cursos de graduação da região Nordeste, nas categorias: Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e Internet; e Relações Públicas e Comunicação Institucional. Ainda pela manhã, às 10h, Helena Martins (UFC), Paulo Fernando Carvalho Lopes (UFPI) e Marcello Chamusca (Ucsal) estarão no Auditório Superior do campus Pituaçu da Ucsal na mesa “Ciências da Comunicação contra a desinformação”, que terá moderação de Yuri Almeida (Ucsal).

A programação da tarde começa às 14h, com as sessões de apresentação de trabalhos das Divisões Temáticas (DTs) e do Intercom Júnior (IJ). Cinco DTs se reúnem nesta quinta-feira: Jornalismo; Comunicação Multimídia; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Publicidade e Propaganda; e Comunicação Audiovisual. Já no IJ, as apresentações estão divididas em oito sessões, nas áreas de Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas e Comunicação Organizacional; Comunicação e Audiovisual; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Comunicação Multimídia.

A programação vespertina do segundo dia de congresso inclui, ainda, o Seminário Ensino de Comunicação no Nordeste (EnsiNE), com Eliana Albuquerque (Uesc – Rádio e TV), Ivanise Andrade (UFBA – Jornalismo), Alfons Altmicks (Ucsal – Publicidade e Propaganda) e Severino Alves de Lucena Filho (UFPB – Relações Públicas), das 14h às 16h no Auditório Superior; e a mesa temática “Por uma Comunicação Antirracista: propostas teóricas e metodológicas”, coordenada por Márcia Guena (UNEB) e Paulo Victor Melo (UFBA), das 16h às 18h na Sala B 201.

Na sexta-feira (20/05), tem mais DTs pela manhã: Interfaces Comunicacionais; Comunicação, Espaço e Cidadania; e Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Também no período matutino, o IJ encerra suas sessões de apresentação com trabalhos nas áreas de Estudos Interdisciplinares da Comunicação; Interfaces Comunicacionais; e Comunicação, Espaço e Cidadania. E, das 10h às 12h, a última mesa do congresso reúne no Auditório Superior as jornalistas Malu Fontes (Metrópole/UFBA), Ana Raquel Copetti (Rede Bahia) e Linda Bezerra (Correio*), com moderação de Haroldo Abrantes e Norma Rangel (Ucsal) para debater o tema “Imprensa e desinformação”.

A partir das 14h, o Intercom Nordeste recebe os(as) congressistas no Auditório Superior para a cerimônia de encerramento e premiação do Expocom Nordeste 2022. E, às 17h, uma grande comemoração será embalada por muita música.

Para conferir a programação completa, visite o site do Intercom Nordeste 2022.

Também é possível consultar datas, horários e salas das apresentações de trabalho no Portal Intercom:

  • • Para Expocom Nordeste, clique aqui
  • • Para DTs e IJs, clique aqui

Para acompanhar a cobertura, siga o Intercom Nordeste 2022 no Facebook e no Instagram.

E, na próxima semana, os regionais da Intercom seguem para o Sudeste, também presencial: de 26 a 28 de maio de 2022, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Poços de Caldas/MG.

Saiba mais sobre os cinco congressos regionais da Intercom aqui.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br