EXPOCOM 2022 SEGUE PARA A ETAPA NACIONAL

29 de junho de 2022

As cinco etapas regionais da 28a edição da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2022) foram encerradas em 18 de junho. Ao todo, 953 trabalhos foram submetidos por estudantes de graduação de instituições públicas e privadas das cinco regiões brasileiras, dos quais 702 foram aceitos. Agora, todos os trabalhos vencedores seguem automaticamente para a etapa nacional, que será realizada presencialmente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, no âmbito do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022).

Após dois anos de modalidade virtual por causa da pandemia de covid-19, o Expocom foi realizado de forma híbrida neste ano, com a mostra competitiva e a festa de premiação de cada região fazendo parte da programação do respectivo congresso regional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Assim, as etapas Nordeste, Sudeste e Sul foram presenciais, em Salvador (BA), Poços de Caldas (MG) e Balneário Camboriú (SC); já as etapas Norte e Centro-Oeste tiveram apresentações virtuais (assíncronas) e festas on-line transmitidas ao vivo nas plataformas das instituições organizadoras.

“Mesmo com dois anos desafiadores de ensino remoto emergencial, o número expressivo de trabalhos inscritos no Expocom 2022 mostra que as instituições de ensino superior participantes conseguiram manter suas atividades de ensino e extensão, graças ao empenho de coordenadores, orientadores, docentes e estudantes”, avalia Ariane Pereira (Unicentro), coordenadora geral do Expocom 2022 e diretora Cultural da Intercom. “Em termos qualitativos, o Expocom também é um bom termômetro do que vem sendo produzido nas universidades: recebemos trabalhos excelentes, com notas muito altas, em todas as categorias e em todas as regiões. Em muitos casos, centésimos de diferença nas notas é que definiram os vencedores. Tudo isso demonstra a força criativa dos estudantes de Comunicação, bem como o incentivo e o apoio que têm recebido de professores, orientadores e coordenadores”, completa a professora Ariane, salientando também o papel da equipe de pareceristas que voluntariamente fez a avaliação dos trabalhos inscritos.

As listas de trabalhos vencedores nesta primeira etapa do Expocom 2022 podem ser consultadas na página dos congressos regionais no Portal Intercom.

Para a etapa nacional, não é necessário submeter o trabalho novamente. Porém, os(as) alunos(as) líderes devem se inscrever no congresso para garantir a participação dos trabalhos como finalistas. A inscrição de alunos(as) líderes é isenta de taxa, e todos(as) receberam por e-mail as orientações de como proceder. Outros(as) integrantes dos grupos podem se inscrever – pagando normalmente a taxa de inscrição – caso queiram participar da apresentação como autores(as) e usufruir da programação do congresso.

“É importante destacar que, conforme o Regulamento do Expocom 2022, na etapa nacional todas as apresentações deverão ser realizadas presencialmente na UFPB em João Pessoa, independentemente da modalidade das etapas regionais. Caso um aluno ou aluna líder não possa estar presente, é necessário que outro integrante de seu grupo tenha feito a inscrição para poder apresentar o trabalho”, explica a coordenadora.

As inscrições no congresso nacional podem ser feitas até o dia 12 de agosto. Saiba mais aqui.

A Intercom parabeniza e agradece todas as pessoas que participaram das etapas regionais do Expocom 2022!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br