SEMINÁRIO TEMÁTICO DISCUTIRÁ ‘MÍDIAS, ELEIÇÕES E NOVA DIREITA CRISTÃ’

19 de outubro de 2022

O Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Religiões da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizará na próxima quarta-feira (26/10), das 14h30 às 16h30, o seminário temático “Mídias, eleições e Nova Direita Cristã”. O evento será on-line, via plataforma Zoom, com inscrições gratuitas.

A instrumentalização da fé cristã como estratégia eleitoral não é nova, mas alcançou níveis nunca antes identificados nas eleições de 2022. A negação da diversidade democrática, a propagação de discursos de ódio, desinformação e destruição de reputações e a perseguição a fiéis progressistas são algumas marcas da consolidação de uma nova direita cristã formada por católicos e evangélicos ultraconservadores.

O lugar das mídias nesses processos será discutido pelas convidadas do seminário: Brenda Carranza, professora do Programa de Pós-Doutorado de História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGHS/Uerj) e do Departamento de Antropologia Social da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), pesquisadora e co-coordenadora do Laboratório de Antropologia da Religião (LAR/Unicamp) e pesquisadora do Laboratório de Religião e Migração (LARM/Uerj); e Andréa Laís Barros Santos, doutoranda em Ciências Sociais, com enfoque em Sociologia da Religião, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisadora da Casa Galileia.

“As convidadas são especialistas que têm pesquisas atuais e densas sobre este tema tanto no ambiente digital católico, caso da professora Brenda Carranza, como no ambiente digital evangélico, caso da professora Andréa Laís Barros Santos. A expectativa é oferecer elementos para a compreensão deste quadro atual e levantar temas para aprofundamento e futuras pesquisas”, afirma Magali do Nascimento Cunha, pesquisadora do Instituto de Estudos da Religião (ISER) e coordenadora do GP Comunicação e Religiões da Intercom. “O tema é muito relevante neste período eleitoral, dada a centralidade da temática em torno das religiões, particularmente a instrumentalização política do cristianismo. Nesse processo, observa-se a consolidação de uma nova direita cristã que articula discursos de apoio a candidaturas de extrema-direita por meio de pânico moral e desinformação e persegue, no próprio espaço religioso, fiéis que se colocam como oposição a essas candidaturas. As mídias medeiam esse processo e têm um lugar fundamental nessas articulações”, completa.

Para se inscrever, envie seu nome e vínculo institucional para o e-mail gp.religiao@intercom.org.br até terça-feira (25/10). Na manhã do dia 26, será encaminhado o link de acesso à sala no Zoom.

SEMINÁRIO TEMÁTICO “MÍDIAS, ELEIÇÕES E NOVA DIREITA CRISTÔ
Evento on-line no Zoom
Quarta-feira, 26 de outubro, das 14h30 às 16h30
Inscrições gratuitas até 25/10, pelo e-mail gp.religiao@intercom.org.br
Realização: GP Comunicação e Religiões da Intercom
Participantes convidadas: Brenda Carranza (Uerj/Unicamp) e Andréa Laís Barros Santos (Casa Galileia)

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br