GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP COMUNICAÇÃO E TRABALHO

9 de novembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) mantém 33 Grupos de Pesquisa (GPs), propostos e organizados pela própria comunidade acadêmico-científica no processo conduzido pela entidade em 2021. Entre os GPs que foram renovados para o período de 2022 a 2024, está o GP Comunicação e Trabalho, área transdisciplinar que busca compreender o mundo contemporâneo a partir desse binômio.

Coordenado por Roseli Figaro, professora livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós), e Cláudia Nonato, pós-doutoranda na ECA-USP, onde também atua como professora convidada do curso de pós-graduação lato sensu Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, o GP tem suas origens no Centro de Pesquisa Comunicação e Trabalho (CPCT), vinculado à ECA-USP e também coordenado pela professora Roseli.

“As novas tecnologias da comunicação são peças-chave e ocupam lugar de destaque na lógica da estrutura socioeconômica. O fechamento de postos de trabalho, o surgimento de novas profissões e a reorganização da produção transformam a vida das pessoas, suas formas de perceber o mundo e de se relacionar com o outro. Esses problemas estão relacionados à esfera dos valores, que transitam da simulação do diálogo à efetiva busca da cidadania. As pesquisas em Comunicação que trazem essas preocupações têm mostrado que o mundo do trabalho é um mediador fundamental na relação entre os sujeitos receptores e os meios de comunicação. As investigações demonstram também como a relação emissor-receptor constrói sentidos balizados pelos discursos que circulam no mundo do trabalho, bem como pelas mudanças que ali se operam”, explica a vice-coordenadora Cláudia Nonato. “Nossas pesquisas fornecem dados que permitem retomar a discussão sobre os paradigmas que orientam o campo da Comunicação. Elas têm propiciado reflexões teóricas em disciplinas e orientações de alunos na pós-graduação stricto sensu e lato sensu, e também têm resultado em artigos, participações em congressos, seminários e palestras, além do contato com pesquisadores de outras universidades brasileiras e estrangeiras para cooperação e atualização científica.”

Demonstrando a relevância crescente dessa área de pesquisa, o GP e o CPCT chegaram neste ano à sétima edição consecutiva do Fórum Comunicação e Trabalho, tradicionalmente realizado como parte da programação dos congressos nacionais da Intercom. Coordenado por João Augusto Moliani (UTFPR), o VII Fórum Comunicação e Trabalho recebeu, no dia 6 de setembro no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, Cláudio Brandão, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Wolney Cordeiro, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, e Patricia Patriota, procuradora do Ministério Público do Trabalho, juntamente com pesquisadores(as) do CPCT e docentes das universidades federais da Paraíba e de Pernambuco, para discutir o tema “As mutações no mundo do trabalho”. “O público do congresso nacional Intercom 2022 compareceu ao fórum, e consideramos que o resultado foi bastante positivo para o GP Comunicação e Trabalho”, avalia Nonato.

Para as sessões de apresentação de trabalhos no Intercom 2022, o GP Comunicação e Trabalho recebeu 19 artigos, dos quais 18 foram aceitos e 15 foram apresentados. “Essa foi a primeira vez que o GP recebeu submissões após a clivagem e a aprovação da Intercom em 2021. Por conta dessa questão, consideramos o número bastante satisfatório”, ressaltando as dificuldades enfrentadas por pesquisadores(as) para custear participações em congressos no contexto atual. “A representatividade também foi significativa, com uma quantidade equilibrada de gêneros, divididos entre estudantes (mestrandos e doutorandos) e pesquisadores. Os trabalhos foram de ótima qualidade e trouxeram ricas contribuições para a área. Por outro lado, procuramos convidar professores para fazer relatos dos artigos, contribuindo assim para a evolução do trabalho apresentado.”

Os planos do grupo para o próximo ano incluem realizar o VIII Fórum Comunicação e Trabalho e ampliar a participação de estudantes de pós-graduação e pesquisadores(as) em suas sessões durante o 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), em setembro em Belo Horizonte, além de participar de atividades propostas pela Intercom, tais como lives e publicações. “Ao final do congresso, avaliaremos se já teremos material suficiente para um e-book, ou se deixaremos para o terceiro ano do GP, em 2024”, conta a vice-coordenadora.

Além da página do GP Comunicação e Trabalho no Portal Intercom, pessoas interessadas na área podem seguir o CPCT no Instagram e no Facebook, bem como acessar o site do centro de pesquisa na internet – que inclui publicações e relatórios, como os recentes “Fairwork Brasil 2021: por trabalho decente na economia de plataformas”, “Discurso jornalístico e condições de produção em arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia” e “Como trabalham os comunicadores no contexto de um ano da pandemia de Covid-19: …1 ano e 500 mil mortes”.

SAIBA MAIS SOBRE O GP COMUNICAÇÃO E TRABALHO:

Ementa, palavras-chave, coordenação e publicações

Artigos nos Anais do Intercom 2022


ACOMPANHE A SÉRIE ESPECIAL SOBRE OS GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM:

GP Geografias da Comunicação

GP Semiótica da Comunicação

GP Produção Editorial

GP Comunicação e Desenvolvimento Local e Regional

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br