Nota de pesar: Maria Inês Amarante

23 de novembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) lamenta, com profundo pesar, o falecimento da radialista, professora e pesquisadora Maria Inês Amarante, ocorrido em 17 de novembro.

Associada à Intercom, a professora Maria Inês Amarante havia se desligado em 2021 da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), onde atuara como docente durante sete anos, e estava vivendo em Portugal. Pós-doutora em Ciências Sociais (Antropologia), doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e licenciada em Letras pela Université Libre de Bruxelles (ULB, Bélgica), atuou também como professora do Programa de Formação de Docentes em Língua Portuguesa no Timor-Leste por meio do Ministério da Educação e na Universidade de Cabo Verde (UniCV).

Participante do Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Mídia Local (CEI-Comuni/Uerj), do grupo Comunicação e Cultura: Barroco, Oralidades e Mestiçagem (PUC-SP), do DIGITART: Teorias das Mídias Digitais, Tecnologias, Artes e Culturas (Unesp) e do Grupo de Pesquisa (GP) Rádio e Mídia Sonora da Intercom, desenvolvia pesquisas sobre feminismo e gênero; cultura; memória; e oralidade, lusofonia e comunicação alternativa/comunitária no Brasil, na África e na América Latina.

Uma boa forma de conhecer e homenagear essa importante referência no campo da Comunicação é pelo livros ''Rádio Comunitária na Escola: adolescentes, dramaturgia e participação cidadã" (Intermeios, 2012) e "Guerrilheiras da Palavra: rádio, mulheres e resistência" (Appris, 2020).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br