PENSACOM BRASIL 2022: PROGRAMAÇÃO DOS GRUPOS DE TRABALHO E PRORROGAÇÃO DA CHAMADA DE LANÇAMENTOS

23 de novembro de 2022

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) divulga a programação dos Grupos de Trabalho (GTs) e a prorrogação da chamada de livros para a sessão de lançamentos da IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro – Pensacom Brasil 2022, evento presencial que será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo.

Os dez GTs do Pensacom Brasil 2022 selecionaram 76 pesquisas, que serão apresentadas no período vespertino dos dois dias do evento – que também teráuma programação de colóquios no período da manhã e lançamentos de livros no horário do almoço.

"Neste ano, recebemos uma quantidade significativa de resumos: foram mais de 80 trabalhos submetidos e avaliados pelos coordenadores dos dez GTs. É importante destacar que as chamadas de trabalhos do Pensacom vêm numa crescente, mostrando a maturidade e a relevância que o evento vem adquirindo", afirma Ricardo Alvarenga (UFMA), coordenador geral dos GTs do Pensacom Brasil 2022. "O Pensacom traz em seus GTs uma característica muito importante: a diversidade temática, organizada em grandes eixos que são focos do campo comunicacional na atualidade. Como pensado pelo professor José Marques de Melo, o objetivo do evento é promover a articulação entre temas que são chave para entendermos os fenômenos da sociedade e da comunicação. Estamos ansiosos para o retorno das sessões 100% presenciais, nas quais autores de diversas instituições e regiões do Brasil vão apresentar seus trabalhos. Imaginamos que será um evento muito rico e fértil, de celebração da ciência, disseminação do conhecimento que está sendo produzido nas universidades brasileiras e a proposição de novos elementos que nos ajudem a pensar as Ciências da Comunicação."

As sessões dos GTs estarão distribuídas da seguinte forma:

7 DE DEZEMBRO, das 14h30 às 18h:

● GT 1 – Pensamento Comunicacional: sete trabalhos em duas sessões

● GT 2 – Comunicação Comunitária, Popular e Alternativa: oito trabalhos em duas sessões

● GT 3 – Comunicação Digital e Tecnologias: 11 trabalhos em três sessões

● GT 4 – Folkcomunicação: 13 trabalhos em quatro sessões

● GT 5 – Comunicação, Cultura e Religiões: dez trabalhos em três sessões

8 DE DEZEMBRO, das 14h30 às 18h:

● GT 6 – Comunicação, Educação e Ensino: três trabalhos em uma sessão

● GT 7 – Comunicação e Mercado: oito trabalhos em três sessões

● GT 8 – Comunicação e Política: seis trabalhos em duas sessões

● GT 9 – Comunicação e Juventudes: três trabalhos em uma sessão

● GT 10 – Comunicação e Saúde: oito trabalhos em três sessões

Para conferir todos os trabalhos que serão apresentados, clique aqui.

Para conhecer a programação de colóquios, clique aqui.

PRORROGAÇÃO DA CHAMADA PARA SESSÃO DE LANÇAMENTOS

Autores e autoras de livros que abordem temáticas relacionadas ao campo da Comunicação, datados de 2021 ou 2022, agora podem enviar suas propostas até 30 de novembro, quando também se encerram as inscrições no Pensacom Brasil 2022. A participação é gratuita, e as submissões devem ser feitas neste formulário.

No formulário, é preciso preencher os seguintes itens:

● Informações técnicas: título, autores(as), editora e ano

● Breve resumo/sinopse (até 10 linhas)

● Preço (se houver)

● Contato e breve currículo dos(as) autores(as)

● Capa e contracapa da obra

O Comitê Executivo do Pensacom 2022 vai selecionar até seis títulos para o evento de lançamento, que será restrito às pessoas inscritas no Pensacom.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de novembro ou até se esgotarem as vagas. Acesse o sistema do Pensacom: pensacom.intercom.org.br.

SOBRE O PENSACOM

Com o tema central "Independência, Comunicação e Cultura: olhares contemporâneos", o Pensacom Brasil 2022 será realizado presencialmente no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de dezembro, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo e da Rede Latino-Americana de Cátedras e Observatórios de Comunicação e Informação para a Cidadania e para a Cultura.

Saiba mais no Portal Intercom.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br