GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM: GP COMUNICAÇÃO E ESPORTE

7 de dezembro de 2022

A participação feminina foi o grande destaque do Grupo de Pesquisa (GP) Comunicação e Esporte no congresso nacional da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) deste ano. “Pela primeira vez duas mulheres, uma do Norte e outra do Sudeste, coordenam os trabalhos. A representatividade feminina também pode ser observada na maior participação de pesquisadoras que apresentaram os resultados de seus estudos, bem como na quantidade de trabalhos que versaram sobre gênero, esporte e Comunicação, que contabilizaram por duas sessões inteiras em nosso GP”, comemora Tatiane Hilgemberg Figueiredo (UFRR), que coordena o grupo ao lado da vice Ana Carolina Soares Costa Vimieiro (UFMG).

As questões identitárias somam-se, assim, a outras pautas importantes deste que é um dos grupos mais consolidados na Intercom e que, segundo a coordenadora, foi fortalecido pelo processo de reestruturação realizado pela entidade em 2021. “Tratando o esporte como fenômeno social, econômico, político, cultural e estético, nosso grupo busca entender suas relações com o cinema, o jornalismo, a publicidade, a comunicação organizacional e o marketing, a literatura e as demais mídias e/ou habilitações da Comunicação, traçando sua historicidade. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos membros desse grupo são o berço dos artigos apresentados nos congressos nacionais da Intercom e abrem as portas para diálogos interdisciplinares e interinstitucionais”, explica a professora Tatiane.

Assim como os outros 32 GPs da Intercom, o grupo promove um encontro entre pesquisadores e pesquisadoras que é fundamental para fomentar os estudos na área e alavancar carreiras por meio da colaboração. “O GP se caracteriza pela acolhida a novos pesquisadores interessados pela área e o desenvolvimento de projetos em conjunto, como publicação de artigos, presença em bancas e organização de dossiês, entre outros. Além disso, nosso grupo também tem a tradição de seguir a trajetória de mestrandos e doutorandos que frequentam os eventos buscando a discussão e diálogo sobre seus trabalhos, o que resulta em uma contribuição significativa para a área”, afirma a coordenadora.

Com todos os 21 artigos submetidos tendo sido aceitos e apresentados no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022), realizado entre os dias 5 e 9 de setembro na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em João Pessoa, o GP Comunicação e Esporte tem demonstrado grande maturidade. Para fortalecê-lo ainda mais, a gestão 2022-2024 vislumbra a publicação coletiva de dossiês e artigos, bem como a criação e proposição de projetos de pesquisa e até de uma escola de verão.

Para quem desenvolve pesquisa na área ou tem interesse em explorar as relações entre Comunicação e esporte, o GP gera oportunidades de trocas ao longo de todo ano em seu grupo de discussão: gpesporte@googlegroups.com. Também é possível entrar em contato com a coordenação pelo e-mail gp.esporte@intercom.org.br.

SAIBA MAIS
Conheça a ementa e as publicações coletivas do GP Comunicação e Esporte no Portal Intercom.

Para consultar os artigos apresentados nas sessões do GP no Intercom 2022, acesse os Anais.

SÉRIE ESPECIAL GRUPOS DE PESQUISA INTERCOM
Leia as matérias anteriores e conheça mais GPs:

GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente

GP Ficção Televisiva Seriada

GP Comunicação e Trabalho

GP Geografias da Comunicação

GP Semiótica da Comunicação

GP Produção Editorial

GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br