EM SÃO PAULO, PENSACOM BRASIL 2022 MARCOU 45 ANOS DA INTERCOM

14 de dezembro de 2022

Na última semana, nos dias 7 e 8 de dezembro, cerca de 180 pesquisadores(as) e profissionais do campo da Comunicação se reuniram no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc-SP, na região central da capital paulista, para a IX Conferência do Pensamento Comunicacional Brasileiro (Pensacom Brasil 2022). Promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) com o tema central “Independência, Comunicação e Cultura: olhares contemporâneos”, o evento celebrou e discutiu o bicentenário da independência brasileira e o centenário da Semana de Arte Moderna, além de marcar os 45 anos da entidade.

“O primeiro Pensacom aconteceu em 2014, no Sesc Vila Mariana e na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM), em São Paulo. Nesse início, o Pensacom tinha o perfil de uma megaconferência pluritemática que agregava outros eventos, inclusive o Ensicom – hoje um fórum autônomo vinculado à Intercom que discute ensino, pesquisa e extensão em Comunicação”, afirma Sônia Jaconi (IEA-USP), diretora de Projetos da Intercom e coordenadora do evento juntamente com a diretora Científica, Nair Prata (Ufop). “O professor José Marques de Melo, que liderou a fundação da Intercom, em 12 de dezembro de 1977, idealizou o Pensacom como uma celebração do aniversário da entidade”, completa.

A professora Sônia abriu o evento juntamente com Maurício Trindade, gerente adjunto do CPF, e Margarida Kunsch (IEA-USP), presidente do Conselho Curador da Intercom – além de Giovandro Ferreira, presidente da entidade, que enviou um vídeo de boas-vindas por estar em pós-doutoramento na França. A professora Margarida salientou a importância da parceria com o Sesc: “Se nós, hoje, conseguimos manter este evento anual, temos que agradecer muito ao Sesc, que nos oferece essa belíssima infraestrutura”.

A programação foi composta por quatro colóquios, dez Grupos de Trabalho (GTs) e lançamento do livro do Pensacom 2021, “Comunicação e Sociedade: métodos freirianos” – além da live “Live 45 Anos da INTERCOM na visão dos ex-presidentes” como pré-evento, dia 1º de dezembro.

No colóquio de abertura, Nair Prata, Margarida Kunsch e Anamaria Fadul (ambas ex-presidentes da Intercom e membros do Conselho Curador) falaram sobre os 45 anos da entidade. “Relembramos a fundação da Intercom, sua trajetória nessas quase cinco décadas e o percurso acadêmico desta que é a maior sociedade científica do campo da Comunicação da América Latina. A mesa abordou também os desafios que se impõem diante de um cenário de transformações e enfrentamentos”, comenta a professora Nair.

Os três colóquios seguintes refletiram sobre temas como rebeldia e liberdade, jornalismo e decolonialidade, fechando com a pergunta final, proposta no Colóquio 3: que independência queremos? “A partir dos olhares de pesquisadores(as) com expertise em seus campos de atuação, além de profissionais que compartilharam suas vivências, os encontros proporcionaram um profícuo diálogo guiado pelo tema central do evento”, afirma a diretora Científica da Intercom. “Os colóquios do Pensacom têm sido basilares para as discussões do pensamento comunicacional brasileiro, pois, por meio de abordagens heterogêneas, buscam a convergência na construção do conhecimento e a tessitura de redes coletivas e colaborativas.”

Nos GTs, pesquisadores(as) de todas as regiões do Brasil, de instituições públicas e privadas, apresentaram 76 trabalhos, que serão publicados nos Anais do evento.

Confira fotos do Pensacom Brasil 2022 no Facebook @intercomcomunicacao e no Instagram @intercomoficial.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br