SOCICOM ELEGE NOVA DIRETORIA PARA O BIÊNIO 2022-2024

14 de dezembro de 2022

Em assembleia virtual realizada no último dia 29 de novembro, os representantes das entidades científicas que integram o Conselho Deliberativo da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) elegeram a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal para o biênio 2022-2024.

A Socicom passa a ser presidida pela professora Betania Maciel (ESUDA/CLAEC), vice-presidente e sócia-fundadora da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação (Rede Folkcom), além de vice-coordenadora do Grupo de Pesquisa (GP) Folkcomunicação da Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom).

“A proposta da nova direção é de continuidade, dando prosseguimento às iniciativas de consolidação da pesquisa no campo da Comunicação”, afirma a professora Betania, acrescentando que, desde sua fundação, em 2008, a Socicom busca promover o diálogo e a articulação entre as áreas das 13 entidades que a compõem.“Essa articulação não se dá somente na pesquisa, mas no ensino, extensão e inovação, pois entendemos que essas dimensões são indissociáveis. Dessa forma, seguiremos na luta para impulsionar e consolidar a Comunicação como elemento vital da ciência e também da vida cidadã”, acrescenta.

A Socicom também tem sido uma articuladora importante entre associações de pesquisadores(as) da Comunicação e outras entidades científicas, tais como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e porta-voz de demandas relevantes a nosso campo. Nesse sentido, a nova Diretoria Executiva pretende ampliar ainda mais sua atuação. “Buscaremos manter um constante diálogo com a comunidade acadêmica nacional e internacional e fortalecer a representatividade das associações científicas de Comunicação junto ao poder público e à sociedade. Pretendemos contribuir para estabelecer um fórum de debate sobre o desenvolvimento científico, artístico e tecnológico no campo da Comunicação, principalmente neste momento de crise que a sociedade brasileira atravessa. Diante dos negacionismos científicos e de um sistemático desmonte das estruturas que suportam a educação, a ciência e a pesquisa, teremos como grande desafio nos mobilizar e a atuar no fortalecimento das políticas de ciência, tecnologia e inovação no país”, explica a nova presidente.

Além de Betania Maciel na presidência, a Diretoria Executiva do próximo biênio é composta por:

● Janaina Antunes (Abciber) – vice-presidente

● Felipe Saldanha (ABPEducom) – diretor de Comunicação

● Ariane Pereira (Intercom) – diretora Financeira

● Rafiza Varão (SBPJor) – diretora de Relações Nacionais

● Anderson Santos, AL (Ulepicc-Brasil) – diretor de Relações Internacionais

No novo Conselho Fiscal, estão Ágatha Camargo Paraventi (Abrapcorp), Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues (Intercom) e Guilherme Fernandes (Rede Folkcom).

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br