‘Trincheiras da crítica literária: O crítico José Veríssimo nos circuitos jornalísticos da ‘belle époque’ carioca’

22 de dezembro de 2022

No dia 17 de dezembro, foi lançado no Rio de Janeiro o livro “Trincheiras da crítica literária: O crítico José Veríssimo nos circuitos jornalísticos da ‘belle époque’ carioca” (Editora C.), da jornalista Rachel Bertol, professora no Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF).

A obra investiga a figura do “crítico literário” sob a perspectiva da Comunicação e do Jornalismo, na medida em que os críticos eram centrais na vida cultural até pelo menos meados do século XX. Tema pouco explorado na área, o crítico surge como vértice para a análise de movimentos de aproximação e distanciamento do jornalismo em relação à literatura. Trata-se também de buscar compreender mecanismos de reafirmação de autoridade do Jornalismo. No momento em que as mídias digitais levam a reconstruções teóricas e à renovação dos discursos autolegitimadores, renovam-se as perguntas sobre a história da cultura jornalística, caso do questionamento sugerido, sobre a crítica em jornal.

As “trincheiras” do título referem-se aos jornais oposicionistas em que o crítico José Veríssimo (1857-1916) militou. Veríssimo foi o crítico mais atuante em jornais da capital nas duas primeiras décadas da República e sua trajetória comporta dilemas que não seriam meramente biográficos, mas indícios das disputas por prestígio e autoridade travadas pela crítica e pela reportagem. A pesquisa foi realizada ao longo de mais de três anos, em acervos dos EUA e do Brasil.

O livro tem orelha e prefácio, respectivamente, das professoras Marialva Barbosa e Ana Paula Goulart Ribeiro, ambas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (da UFRJ), e apresentação na contracapa do poeta Marco Lucchesi, também professor da UFRJ e integrante da Academia Brasileira de Letras (ABL).

O livro está à venda nas principais livrarias.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br