EM REUNIÃO COM REITORES, GOVERNO COMPROMETE-SE COM RECONSTRUÇÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E ANUNCIA REAJUSTE DE BOLSAS

26 de janeiro de 2023

Na última quinta-feira (18/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do novo governo com a reconstrução das instituições de ensino superior em reunião com reitores(as) das 69 universidades federais, diretores(as) de 41 institutos federais e representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Na primeira vez em que os(as) representantes das universidades são recebidos(as) no Palácio do Planalto desde março de 2016, Lula garantiu o respeito à autonomia universitária e o diálogo constante com as instituições de ensino, além de ressaltar o importante papel da comunidade acadêmica no combate às desigualdades sociais e em questões humanitárias e climáticas.

Já Camilo Santana, ministro da Educação, destacou as pautas mais urgentes a serem tratadas pela pasta: ampliação do acesso ao ensino superior e permanência dos estudantes nas universidades; criação do Sistema Nacional de Educação; elaboração do novo Plano Nacional da Educação para 2024; retomada de mais de 300 obras paralisadas em universidade e institutos federais; e formação docente para a educação básica. Após a reunião, Santana declarou à imprensa que o governo federal deve anunciar, ainda em janeiro, o reajuste das bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – o primeiro em dez anos.

Para a comunidade acadêmico-científica brasileira, trata-se de notícias a serem comemoradas, após seis anos de desmonte sistemático da universidade pública. “Visualizamos essa reunião como mais uma etapa do processo de retomada de uma política de diálogo com a comunidade científica e de incentivo à produção acadêmica. A reestruturação de um conjunto institucionalizado de iniciativas nesse sentido é fundamental e urgente para o país”, avalia Juliano Domingues (Unicap), presidente interino da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). “O cenário de desmonte dos últimos anos já anunciava a necessidade de um esforço conjunto de reconstrução. A Intercom tem acompanhado atentamente esses movimentos do novo governo, no sentido de se somar às entidades e à comunidade científica nesse trabalho. Reconstrução é a pauta que deve orientar boa parte das nossas atividades ao longo deste ano, em especial no nosso congresso nacional”, completa, referindo-se ao 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2023), que será realizado de 4 a 8 de setembro na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, com o tema central “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”.

Saiba mais sobre a reunião nesta matéria publicada pela Andifes e no site do Planalto.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br