EXPOCOM 2023: CADASTRE-SE PARA AVALIAR TRABALHOS

8 de fevereiro de 2023

A Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) inicia sua campanha anual de cadastramento de avaliadores(as) para seus eventos acadêmicos e científicos de 2023 com um convite especial para profissionais, pesquisadores(as) e docentes de Comunicação avaliarem os trabalhos das etapas regionais da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

O processo de indicações e inscrições para o Expocom 2023 vai de 1º de março a 3 de maio, com prazos específicos para cada região. Para se ter uma ideia, o prêmio teve mais de 950 trabalhos experimentais participantes na edição de 2022. “O trabalho voluntário de avaliadores(as) de todo o Brasil é o que viabiliza o sucesso de uma premiação dessa magnitude, que há 29 anos reconhece a qualidade da pesquisa experimental em cursos de graduação no campo da Comunicação”, afirma Ariane Pereira (Unicentro), diretora Cultural da Intercom e coordenadora geral do prêmio.

Interessados(as) em colaborar neste ano devem fazer o login no Sistema Unificado Intercom e clicar na caixa “Cadastro Avaliadores”. Em seguida, devem clicar no evento desejado e selecionar as modalidades nas quais gostariam de atuar. Ao todo, o Expocom 2023 tem 65 modalidades, distribuídas em seis categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Cinema e Audiovisual, Produção Transdisciplinar e Rádio, TV e Internet.

Feito isso, é só aguardar a designação dos trabalhos, que serão inseridos na Área do Avaliador do Sistema Unificado Intercom, com notificação enviada para o e-mail cadastrado. Todo o processo de avaliação nas etapas regionais é feito remotamente, com apoio on-line dos coordenadores(as) das categorias do Expocom.

“Os avaliadores e avaliadoras do Expocom recebem trabalhos das modalidades selecionadas de todas as regiões, exceto da região à qual pertencem”, explica a professora Ariane. “Nossa recomendação é que, no momento do cadastro, não selecionem um número muito grande de modalidades, de forma a evitar que o volume de trabalhos recebidos para avaliação seja excessivo”, explica.

Outra informação importante é que os(as) avaliadores(as) cadastrados(as) também poderão ser convidados(as) a atuar na etapa nacional do Expocom 2023, cujo período de avaliação de trabalhos deve se concentrar entre julho e agosto.

Vale ressaltar que, além do Expocom, já é possível se cadastrar para o Intercom Júnior (IJ) e as Divisões Temáticas (DTs), que são os eventos de apresentação de artigos científicos dos congressos regionais da Intercom e que exigem titulações mínimas diferentes dos(as) avaliadores(as): enquanto para o Expocom é preciso ter graduação, a titulação mínima de avaliadores(as) do IJ é mestrado e das DTs, doutorado. Caso queira, o(a) avaliador(a) pode fazer alterações posteriores em seu cadastro – por exemplo, acrescentar IJs ou DTs, ou alterar modalidades do Expocom.

A página do Expocom no Portal Intercom disponibiliza tutoriais que dão o passo a passo do cadastro de avaliadores(as), do acesso ao Sistema Unificado Intercom e da mecânica de avaliação de trabalhos. Clique aqui para acessar.

Dúvidas podem ser enviadas para secretaria@intercom.org.br.

Leia esta matéria publicada em 21 de setembro pelo JORNAL INTERCOM, que ouviu vencedores(as) e avaliadores(as) para fazer um balanço do Expocom 2022.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br