‘Mapa da violência política de gênero em plataformas digitais’ mostra que mulheres parlamentares de esquerda sofrem mais ataques

15 de março de 2023

O Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), da Universidade Federal Fluminense (UFF) acaba de publicar o relatório “Mapa da violência política de gênero em plataformas digitais”, resultado de uma pesquisa que acompanhou mais de 4 milhões de mensagens direcionadas a 91 parlamentares mulheres durante seis meses.

O documento analisa ataques proferidos em quatro plataformas distintas (Twitter, Facebook, Instagram e YouTube) contra 79 deputadas federais e 12 senadoras. Cerca de 9% das mensagens analisadas traziam alguma ofensa, sendo que parlamentares de esquerda são duas vezes mais atacadas do que as de direita.

O estudo faz parte da série de relatórios do projeto DDoS Lab, de combate à desinformação e ao discurso de ódio em sistemas de comunicação em rede.

Para conferir a íntegra do relatório, acesse: https://dx.doi.org/10.56465/ddoslab.2023.002.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
(11) 91628-5225
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: NOS MESES DE JULHO E AGOSTO NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO PRESENCIAL.
ENTRE EM CONTATO POR E-MAIL OU POR TELEFONE. O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br