INTERCOM CENTRO-OESTE EM CAMPO GRANDE MARCOU RETORNO DO REGIONAL AO FORMATO PRESENCIAL

1º de junho de 2023

Cerca de 300 estudantes, docentes, pesquisadores(as) e profissionais de Comunicação de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal se encontraram entre os dias 25 e 27 de maio na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, para trocar conhecimentos e experiências, durante o 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste (Intercom Centro-Oeste 2023). Voltando ao formato presencial após quatro anos, o primeiro dos cinco congressos regionais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) em 2023 cumpriu sua missão de aproximar a comunidade acadêmica da região.

“Estudantes e professores saíram muito motivados. Conhecer o que está sendo estudado e pesquisado no Centro-Oeste, perceber a qualidade do ensino, pesquisa e extensão em nossas instituições e ter a oportunidade de entender melhor o que o mercado espera de quem está se formando, tudo isso certamente contribuirá para reduzir a evasão”, avalia o professor Gabriel Ferraciolli Soares, coordenador da organização do Intercom Centro-Oeste 2023 na UCDB. “O que muito se falou durante o evento é que precisamos tornar nosso relacionamento – entre as instituições da região – mais próximo. Inclusive, já agendamos reuniões e encontros para colocar essa reflexão em prática.”

“A Universidade Católica Dom Bosco foi muito propositiva e cedeu um espaço fenomenal para a volta dos congressos presenciais. A cidade de Campo Grande como um todo abriu as portas para nós. Tivemos uma participação expressiva dos cursos de Comunicação de todos os estados da região e de Brasília”, comemora Luãn Chagas (UFMT), diretor Regional Centro-Oeste da Intercom. “Para nós, da Intercom, este é um marco para que possamos pensar os próximos congressos do Centro-Oeste, que são uma importante via de entrada dos estudantes na pesquisa e fundamentais para a interiorização das iniciativas de nossa entidade. A expectativa agora é que tenhamos um número expressivo de pessoas do Centro-Oeste no congresso nacional da Intercom”, afirma o professor Luãn.

Sendo o primeiro congresso regional presencial pós-pandemia, a organização se empenhou para que os(as) congressistas tivessem uma experiência inesquecível: no amplo espaço dedicado ao evento, sinalização caprichada; playlist exclusiva no Spotify; opções variadas de crachás, com desenhos especialmente desenvolvidos pelos(as) estudantes do curso de Design da UCDB; e um espelho com câmera, providenciado junto ao patrocinador Pense Click, para tirar “selfies mágicas” de recordação. “Estávamos ansiosos para receber a comunidade acadêmica de Comunicação do Centro-Oeste e buscamos acolher todos e todas da melhor forma possível”, conta o professor Gabriel.

MESAS ABORDARAM TEMA CENTRAL, FORMAÇÃO E MERCADO EM PUBLICIDADE E RELAÇÕES ENTRE COMUNICAÇÃO E COMUNIDADE

O congresso começou com uma mesa de abertura sobre o tema central dos congressos da Intercom em 2023: “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução”. A mesa contou com a participação de Katarini Miguel (UFMS), líder do Grupo de Pesquisa Comunicação e Mobilização dos Movimentos Sociais em Rede, integrante do Grupo Executivo da Rede de Mulheres Cientistas e coordenadora do GP Comunicação, Divulgação Científica, Saúde e Meio Ambiente da Intercom; Carina Maciel (UFMS), pesquisadora da Rede Universitas/Br no Eixo 5 (Acesso e Permanência) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior/Mariluce Bittar (GEPPES/MB); e Ricardo Senna, economista e doutor em educação (UFMS). O pesquisador, ator, diretor teatral e ativista político Eduardo Romero, que é Líder RAPs – Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e membro do Grupo de Pesquisa Processocom e da Rede AMLAT, fez a mediação.

À noite, foi realizada a mesa-redonda “Publicidade e Propaganda e sua relação com as inovações tecnológicas: impactos no cotidiano, na empregabilidade e na formação acadêmica”, com Adriany Bueno, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul (Sinapro-MS); Antonio Alves, diretor de negócios da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC); Kenneth Corrêa, diretor de estratégia da 80 20 Marketing; e Flávio Domeniche, analista de negócios e designer UX/UI do Sebrae-MS; e moderação de Elton Tamiozzo (UCDB).

E a mesa-redonda “A comunicação pelo social: entregas que impactam a comunidade”, reuniu, no segundo dia do congresso, o apresentador Rodrigão (Record MS), que se formou em Rádio e TV pela UCD; a jornalista Bruna Mendes, editora-chefe e apresentadora do telejornal MS1, da TV Morena; e Marcos Anelo, repórter e apresentador do SBT MS. Thiago Müller (UCDB) foi o moderador.

“Tanto na mesa de Publicidade e Propaganda como na de Jornalismo, trouxemos profissionais de variadas formações e atuações para dar uma visão ampla do mercado de Comunicação em nossa região, em contraponto ao que esperamos da academia”, comenta o professor Gabriel.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS E REALIZAÇÃO DE OFICINAS

O Intercom Centro-Oeste 2023 recebeu 177 trabalhos ao todo, proporcionando trocas importantes nas sessões de apresentação das Divisões Temáticas (DTs), do Intercom Júnior (IJ) e do Expocom.

Além disso, foram oferecidas 11 oficinas sobre os mais diversos temas, como Agenda 2030 e comunicação não violenta no jornalismo; gestão estratégica e Comunicação; linguagem audiovisual; elaboração de projetos de pesquisa; inteligência artificial e deep fake; entre outros.

No encerramento do congresso, os 53 trabalhos vencedores da etapa regional do Expocom 2023 – que agora seguem para a etapa nacional, em setembro em Belo Horizonte – foram anunciados com muita comemoração e emoção. “Foi um momento de confraternização, inclusive com a presença de familiares e amigos de estudantes que estavam concorrendo”, lembra o professor Gabriel. “Pessoalmente, organizar o congresso regional da Intercom foi inspirador e motivador, pois mostrou que o Centro-Oeste tem uma força muito expressiva nos estudos de Comunicação”, conclui.

Conheça os vencedores do Expocom Centro-Oeste 2023: https://bit.ly/ExpocomCO_vencedores

Para conferir fotos e vídeos produzidos pelos alunos e alunas da UCDB durante o congresso, acesse o perfil @intercom.co no Instagram.

E hoje (01/6) começou o segundo congresso regional do ano: o Intercom Sudeste 2023 vai até sábado (03/06) em Niterói, na Universidade Federal Fluminense (UFF). No feriado de Corpus Christi, a Intercom seguirá para Guarapuava, no Paraná, onde o congresso regional Sul é organizado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Na semana seguinte, entre os dias 14 e 16 de junho, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) receberá o Intercom Norte 2023, em Boa Vista. E, fechando o calendário de regionais, o Intercom Nordeste 2023 está marcado para os dias 20, 21 e 22 de junho na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – as inscrições estão abertas até segunda-feira (05/06), não perca!

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br