INFORMATIVO INTERCOM, SÃO PAULO, 25 DE JUNHO DE 2020

INTERCOM 2020: CONGRESSO NACIONAL SERÁ EM DEZEMBRO, TOTALMENTE VIRTUAL

Inscrições de 10/07 a 06/11
Submissão de artigos de 10/07 a 12/10

Leia também:
Indicados ao Prêmio Luiz Beltrão 2020
Expocom 2020: Perguntas e Respostas
Eleições Intercom 2020: vote até 13/07
Café Cátedra Intercom homenageia José Marques de Melo
Solidariedade aos Colégios de avaliação da Capes
Entidades pedem mais tempo para debater PL de combate às fake news

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) definiu o novo calendário de seu congresso nacional em 2020, que havia sido adiado devido à pandemia de covid-19. O 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020) será realizado de 1º a 10 de dezembro de 2020, em modalidade virtual. A organização continua sendo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação da professora Ivanise Hilbig de Andrade.

“Diante dos desafios impostos pela pandemia, o adiamento do congresso, que seria realizado em setembro na UFBA, em Salvador, e sua estruturação em formato virtual foram as maneiras encontradas pela Diretoria Executiva da Intercom para garantir a realização do evento”, explica a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da entidade.

“A realização do congresso nacional em 2020, mesmo em um contexto mundial tão adverso, evidencia o compromisso da Intercom com a consolidação da Comunicação como campo científico no Brasil”, afirma o professor Giovandro Ferreira (UFBA), presidente da Intercom.

A Diretoria Científica e a Comissão Organizadora estão buscando as melhores soluções tecnológicas para que os participantes aproveitem ao máximo os dez dias de congresso virtual. Simultaneamente, estão elaborando uma programação diversificada e de qualidade, que contribua para a troca de conhecimentos e experiências que é a marca dos eventos da Intercom.

Já está definido que as sessões de apresentação de trabalhos nos 34 Grupos de Pesquisa (GPs) e nas oito divisões temáticas do Intercom Júnior (IJ) serão mantidas, bem como as oficinas e os minicursos. O ponto alto da programação continuará sendo o Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação, que debaterá o tema central deste ano: “Um mundo e muitas vozes: da utopia à distopia?”. Além disso, serão realizados como o Fórum Ensicom (sobre ensino em Comunicação), o Publicom (de lançamento de livros) e o Colóquio Acadêmico. E, como já é tradição, a grande festa de premiação dos vencedores nacionais da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom 2020) encerrará o congresso.

INSCRIÇÕES E SUBMISSÕES
As inscrições de ouvintes começam em 10 de julho e vão até 6 de novembro, com valores ajustados para o formato virtual. Sócios da Intercom em dia com a anuidade e alunos líderes de trabalhos finalistas Expocom terão isenção da taxa de inscrição no congresso nacional. Confira o calendário e as taxas aqui.

O período de submissão de trabalhos para os GPs e o IJ será de 10 de julho a 12 de outubro, sendo que os autores devem pagar a taxa de inscrição até o dia 6 de outubro. O mesmo prazo vale para envio de propostas ao Publicom, evento de lançamento de livros e publicações que tem normas específicas de submissão. Consulte aqui a chamada para envio de artigos e propostas ao Publicom.

Os processos de inscrição, pagamento e submissão de artigos científicos continuam os mesmos, via sistema on-line. Basta acessar a página do congresso nacional no Portal Intercom e clicar em “Inscrição”. Na mesma página, é possível consultar as taxas, o calendário de inscrição e submissão, a chamada de trabalhos e as normas.

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CONFIRA OS INDICADOS AO PRÊMIO LUIZ BELTRÃO 2020

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) divulga a lista de indicados para a edição 2020 do Prêmio Luiz Beltrão de Ciências de Comunicação.

LIDERANÇA EMERGENTE
Fernanda Castilho Santana (Fatec/Barueri)
Vilso Junior Chierentin Santi (UFRR)

MATURIDADE ACADÊMICA
Maria Ataíde Malcher (UFPA)
Maria José Baldessar (UFSC)
Maria Ogécia Drigo (UNISO)

GRUPO INOVADOR (núcleos de pesquisa)
Amazoom - Observatório Cultural da Amazônia Caribe
Comuni - Núcleo de Estudos de Comunicação
Inovações e Rupturas na Ficção Televisiva
Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte

INSTITUIÇÃO PARADIGMÁTICA
PPG em Linguagens, Mídia e Arte da PUC-Campinas
UFPA - Universidade Federal do Pará

As indicações foram feitas on-line entre abril e maio. A partir dessa lista, o Conselho Curador da Intercom e premiados na categoria Maturidade Acadêmica em edições passadas elegerão os vencedores. A cerimônia de premiação será virtual, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020).

Mais informações no Portal Intercom.

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EXPOCOM 2020: TIRE SUAS DÚVIDAS

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) está com chamada de trabalhos aberta para as etapas regionais da Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Expocom 2020), que serão realizadas em modalidade totalmente virtual neste ano. Com o intuito de ajudar autores, orientadores e instituições de ensino superior nesse processo, a coordenação da Expocom elaborou respostas às dúvidas mais frequentes. Para conferir, clique aqui.

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ELEIÇÕES INTERCOM 2020: NÃO DEIXE DE VOTAR!

Sócios e sócias da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) já podem votar na eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal para o triênio de 2020-2023.

Para votar, basta fazer o login na área reservada no Portal Intercom, acessar a cédula virtual e enviar o voto eletronicamente até o dia 13 de julho de 2020. Vale ressaltar que estão habilitados(as) os(as) sócios(as) com a anuidade em dia.

No dia 17 de julho de 2020, às 10h, será realizada a apuração pública na sede da Intercom (Rua Joaquim Antunes, 705 – Pinheiros – São Paulo, SP). Na mesma ocasião, o Comitê Eleitoral proclamará o resultado da eleição.

A nova Diretoria Executiva será empossada na 42ª Assembleia Geral Ordinária, no dia 4 de setembro de 2020, às 9h, na sede da Intercom em São Paulo. Associados(as) aptos(as) a votar poderão acompanhar a sessão virtualmente.

Confira o calendário eleitoral aqui.

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CAFÉ CÁTEDRA INTERCOM: O LEGADO DE JOSÉ MARQUES DE MELO

No último dia 20 de junho, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) realizou a primeira sessão on-line do Café Cátedra Intercom, que prestou homenagem ao professor José Marques de Melo, marcando os dois anos de seu falecimento.

Pesquisadores e docentes de todo o Brasil participaram do encontro virtual, que teve falas de Silvia Briseno Marques de Melo, viúva do prof. Marques de Melo; Marcelo Briseno, filho e diretor Financeiro da Intercom; Anamaria Fadul, Margarida Kunsch e Maria Immacolata Vassallo de Lopes, ex-presidentes e integrantes do Conselho Curador da entidade; Giovandro Ferreira, atual presidente; e dos pesquisadores Eliane Mergulhão, Flávio Santana, Juçara Brittes, Robson Bastos e Rodrigo Gabrioti. Nair Prata e Sônia Jaconi, diretoras Científica e Administrativa, respectivamente, fizeram a apresentação e mediação da conversa.

“O professor Marques tinha essa característica muito forte: de estabelecer conexões entre as pessoas e entre as pesquisas e os estudos das pessoas”, afirmou a professora Sônia na abertura, explicando que o evento foi uma retomada do Café Intercom como parte da Cátedra em Comunicação e Informação Intercom – José Marques de Melo, fundada em 2019. “A Cátedra está aberta a propostas de eventos e pesquisas”, completou.

O primeiro encontro do Café Cátedra Intercom está disponível, na íntegra, na página da entidade no Facebook e no canal oficial no YouTube.

LEIA TAMBÉM:

Nota de falecimento publicada no Jornal Intercom em junho de 2018

Depoimento de José Marques de Melo ao projeto Memória Intercom

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INTERCOM APOIA COLÉGIOS DA CAPES

A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) endossa a moção de solidariedade aos três Colégios que organizam as áreas de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) apresentada por associações científicas do campo da Comunicação.

O apoio foi movido após o Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, o Colégio de Ciências da Vida e o Colégio de Humanidades divulgarem, no dia 16 de junho, uma carta aberta à Presidência, ao Conselho Superior e ao Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes.

Na carta, os Colégios expressam preocupação com a ausência de debate na comunidade acadêmica para a publicação do Relatório 2019 da Comissão Especial de Acompanhamento do PNPG. Entre outras medidas, o relatório redefine as áreas de conhecimento, altera indicadores e extingue os Qualis periódicos.

Leia a íntegra da moção de solidariedade do campo da Comunicação aqui.

A carta aberta dos Colégios pode ser lida aqui.

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CARTA DE ENTIDADES ACADÊMICAS DA COMUNICAÇÃO SOCIAL SOBRE A VOTAÇÃO DO PROJETO DE LEI No 2.630 DE 2020

Entidades pedem mais tempo para debate sobre o PL de combate às fake news

24 de junho de 2020

Está na pauta do Senado Federal nesta quinta-feira, 25 de junho, o Projeto de Lei 2.630, intitulado por seu autor, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), como “Lei da Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”, mas conhecido no debate público como “PL de combate às fake news”.

Até agora, um dia antes da votação, não se sabe qual conteúdos será analisado pelos senadores uma vez que o relator da matéria, o senador Ângelo Coronel (PSD-BA), ainda não divulgou seu parecer. Por esse e outros motivos aqui expostos, as entidades signatárias vêm apelar aos senadores a não votação do texto e a abertura de um processo de debate sobre este tema, tão polêmico e complexo não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Pesquisadores e cursos de Comunicação e de diversas áreas (das ciências sociais à ciência da computação) vêm dando contribuições importantes para apontar o problema da chamada desinformação (conceito mais utilizado do que o popularmente conhecido como fake news). Investigações mostram diversos episódios em que o uso deste expediente a partir da dinâmica de plataformas digitais com largas bases de usuários provoca consequências danosas ao processo democrático, inclusive no Brasil.

O crescimento do interesse pela desinformação como objeto de estudos indica o caráter complexo e multifacetado deste problema. Tal natureza impede soluções simplistas, ainda mais que ponham em risco liberdades e direitos dos cidadãos e usuários de Internet. Em que pese a ausência de um relatório, notícias na empresa e alertas de organizações dão conta de propostas extremamente preocupantes em formulação pelos senadores, que passam pela criminalização de usuários, potencialização da vigilância, burocratização e ampliação da exclusão digital e bloqueio de aplicações como um todo.

O Brasil se tornou referência em legislações sobre Internet a partir de processos participativos e dos quais a comunidade acadêmica sempre participou. Reiteramos o pedido para a retirada de pauta do PL 2.630 para a abertura de um debate sério. Soluções atropeladas podem ter sérias consequências à comunicação e à democracia brasileiras.

Assinam esta carta:

Socicom - Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação

Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação

Ulepicc-Brasil – União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e da Cultura – Seção Brasil

SBPJor - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo

Abej – Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo

ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação

Rede Folkcom – Rede de Estudo e Pesquisas em Folkcomunicação

ABPCom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Comunicadores em Comunicação Popular, Comunitária e Cidadã

ALCAR - Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia

LaPCom - Laboratório de Políticas de Comunicação - UnB

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
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AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




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