Clique aqui para ler a revista

A INSÓLITA - Revista Brasileira de Estudos Interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário é uma publicação semestral da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM). Seu foco de interesse são os estudos interdisciplinares do Insólito, da Fantasia e do Imaginário. Foi criada em 2021 e seu conteúdo, gerenciado pelo Grupo de Pesquisa CNPq Estudos do Horror e do Insólito na Comunicação, privilegia a publicação de artigos científicos, mas também oferece espaço para trabalhos artísticos e jornalísticos relacionados aos temas da revista.

A INSÓLITA é editada em volumes anuais compostos de 2 (dois) números, publicados em separado, a cada semestre. O primeiro volume anual deve ser publicado até 30 de Junho e, o segundo volume até 31 de Dezembro do ano corrente.

A revista publica textos em português, inglês, espanhol e francês. Artigos em outras línguas deverão ser previamente traduzidos para o português.

A INSÓLITA tem como objetivos primordiais:

a) divulgar a produção científica dos estudos interdisciplinares de horror, fantasia e ficção científica;

b) estimular e desenvolver o intercâmbio entre pesquisadores de horror, fantasia e ficção científica;

c) fomentar o intercâmbio de informações e experiências, no âmbito das linhas de pesquisa dos cursos de Pós-graduação stricto sensu, com outras instituições nacionais ou estrangeiras, congêneres;

d) contribuir para a produção e socialização do conhecimento junto à sociedade.


EQUIPE EDITORIAL

Editores executivos
Laura Loguercio Cánepa, UAM, Brasil
Marcelo Briseno Marques de Mello, INTERCOM, Brasil

Editores assistentes
Genio Nascimento, UAM/INTERCOM, Brasil
Rosana Cordeiro Parede, UAM, Brasil

Editores de seção
Ana Carolina Chaga, UAM, Brasil
Daniel Gambaro, UAM, Brasil
Jamer Guterres de Mello, UAM, Brasil
Jansen Hinkel, UAM, Brasil
Maria Ignes Carlos Magno, UAM, Brasil
Nara Lya Cabral Scabin, UAM, Brasil
Rogerio Ferraraz, UAM, Brasil

Planejamento gráfico
Ana Carolina Chaga, UAM, Brasil
Daniel Gambaro, UAM, Brasil
Genio Nascimento, UAM/INTERCOM, Brasil
Rosana Cordeiro Parede, UAM, Brasil

Revisão
Elisa Bachega, UAM, Brasil
Patrícia dos Santos Santinelli, UAM, Brasil

Canal do YouTube
Rafael Picoli, UAM, Brasil
Tatiana Peixoto Lima, UAM, Brasil

Redes sociais
Letícia Grunevalt do Espírito Santo, UAM, Brasil
Nayane Victória Moreira, UAM, Brasil

Conselho editorial
Alcebíades Diniz Miguel, UNICAMP, Brasil
Anderson Lopes, GELiDis-USP, Brasil
Ana Maria Acker, ULBRA, Brasil
Fabio Camarneiro, UFES, Brasil
Fernanda Elouise Budag, FAPCOM/USJT, Brasil
Filipe Falcão, UNICAP, Brasil
José Augusto Mendes Lobato, USJT, Brasil
José Luiz Aidar Prado, PUC-SP, Brasil
Juliana Tonin, PUC-RS, Brasil
Maria Zilda Cunha, USP, Brasil
Rodrigo Carreiro, UFPE, Brasil
Rose De Mello Rocha, ESPM-SP, Brasil
Rosana De Lima Soares, USP, Brasil
Sheila Schvarzman, UAM, Brasil
Thiago Pereira Falcão, UFPB, Brasil
Tiago José Lemos Monteiro, IFRJ, Brasil
Vicente Gosciola, UAM, Brasil
Zuleika De Paula Bueno, UEM, Brasil


DIRETRIZES PARA AUTORES

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

SUBMISSÕES ONLINE

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. O link para cadastro é acesso você encontra AQUI.

ARTIGOS

1. Os artigos submetidos devem ser originais, inéditos e em português, e não estar sendo avaliados para publicação em outra revista; caso contrário, é necessário justificar em "Comentários ao Editor".

2. Os artigos poderão ser escritos em PORTUGUÊS, INGLÊS ou ESPANHOL, e devem conter:

  • Título em PORTUGUÊS, INGLÊS e ESPANHOL;
  • Resumo em PORTUGUÊS, INGLÊS e ESPANHOL (de até 1.000 caracteres);
  • Palavras-chave (cinco palavras) em PORTUGUÊS, INGLÊS e ESPANHOL, sem numeração, separadas com ponto e vírgula;
  • Texto do artigo e respectivas referências bibliográficas.
  • 3. Os artigos deverão ter entre 30 e 45 mil caracteres (sem espaços), incluindo as referências bibliográficas, em tamanho de folha A4 e com margens de 2.5 cm (esquerda, direita, superior e inferior). O texto deverá estar com fonte Corbel, corpo 12, com entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,5 na primeira linha do parágrafo. As figuras e tabelas deverão ser inseridas no corpo do texto, com boa resolução, acompanhadas de legenda e da fonte e/ou autoria (crédito) centralizadas e inseridas logo abaixo da imagem ou tabela.

    4. Na formatação do texto, o negrito não deverá ser utilizado para dar ênfase a termos, frases ou símbolos. O itálico deverá ser utilizado apenas para palavras em língua estrangeira, títulos de livros, jornais, artigos, teses etc., quando apresentados no corpo do texto. Sublinhados apenas para endereço de URL. As aspas duplas deverão ser utilizadas para citações diretas e frases de entrevistados. E as aspas simples somente dentro das aspas duplas, para isolar material que na fonte original estava incluído entre aspas.

    5. O máximo de autores permitido por artigos submetidos é 04. Todos devem ser identificados nos metadados com vinculação institucional, tituação e links para currículos nas plataformas Lattes e ORCid.

    6. Citações diretas, citações indiretas, referências, notas de rodapés e demais pontos omissos nestas diretrizes, deverão seguir as normas da ABNT.

    7. Os arquivos para submissão deverão estar em formato Microsoft Word ou OpenOffice.

    8. Os autores do documento devem excluir todas as referências que possam levar à identificação da autoria de sua contribuição. A autoria deve ser removida do arquivo e da opção “Propriedades” no Word ou OpenOffice.

    ENTREVISTAS

    1. As entrevistas devem ter, no máximo, 10 páginas. Casos excepcionais deverão ser avaliados pelos editores da seção.

    2. É necessário um breve texto introdutório a respeito do entrevistado, com enfoque em sua atuação profissional.

    3. O restante do conteúdo deverá ser disponibilizado em forma de pergunta e resposta.

    4. Preferencialmente, anexar uma foto do pesquisador ou profissional, com a autorização para publicação da imagem e com o crédito do fotógrafo, ao final da entrevista. A foto não será contabilizada no número máximo de páginas.

    RESENHAS e CRÍTICAS

    1. As resenhas e críticas devem ter, no máximo, 10 mil caracteres (sem espaços).

    2. É necessário ter título próprio (que deve ser diferente do título do livro), referência bibliográfica ou ficha técnica completa da obra resenhada.

    3. As resenhas e críticas devem ter títulos em PORTUGUÊS, INGLÊS e ESPANHOL.

    4. A capa do volume resenhado, assim como o cartaz da obra audiovisual (se houver) devem ser digitalizados e encaminhados juntamente com o texto.

    CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

    1. Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

    2. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

    3. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

    4. URLs para as referências foram informadas quando possível.

    5. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte Corbel de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.

    6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

    7. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

    DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL

    A INSÓLITA está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

    Os Direitos Autorais dos artigos publicados na INSÓLITA pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da INSÓLITA.

    Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons adotado pela revista.

    POLÍTICA DE PRIVACIDADE

    Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

    intercom BRIGADEIRO

    SÃO PAULO - SP
    (11) 3892 7557
    AV. BRIG. LUIS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
    SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



    Horário de atendimento:
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h