‘Questões Críticas do Jornalismo Contemporâneo’

5 de abril de 2023

A Editora Insular acaba de lançar “Questões Críticas do Jornalismo Contemporâneo: os papéis pulverizados do capitalismo”, última coletânea organizada por Nelson Traquina (1948-2019) e publicada originalmente em 2014 em Portugal.

Com 12 capítulos escritos por 32 autores(as) de diversas nacionalidades, incluindo Traquina, a obra traz visões críticas sobre o que é jornalismo e suas funções sociais.

“Enquanto durarem as bibliotecas no mundo de Língua Portuguesa, as obras de Nelson Traquina estarão presentes nas prateleiras dedicadas ao Jornalismo. (…) No Brasil, os livros de Nelson Traquina tornaram-se alicerces da consolidação cognitiva e institucional da Teoria do Jornalismo (…) Sua coletânea anterior, Jornalismo: questões, teorias e ‘estórias’, originalmente publicada em Portugal em 1996, já era o livro mais utilizado nos cursos da área no Brasil antes mesmo de sair uma edição brasileira, que seria lançada aqui, pela Editora Insular, em 2016. Decisiva para este sucesso foi o conhecimento do autor sobre a bibliografia internacional da área e sua capacidade de selecionar o que havia de mais relevante nela para embasar a disciplina. A nova coletânea, que agora temos em mãos, mais uma vez atesta este talento para a sistematização do conhecimento relevante. Publicada originalmente em 2014 em Lisboa pela Editora Alêtheia, chega ao Brasil mais uma vez pela Editora Insular. Infelizmente, não teremos nela uma introdução do autor à edição brasileira. Nelson Traquina faleceu em 26 de setembro de 2019 nos Estados Unidos, no mês em que completara 71 anos. A publicação deste livro em nosso país, que era desejada e esperada por ele, também cumpre o papel de homenagem e reconhecimento por sua gigantesca contribuição a nossa área de estudos, no Brasil e em todo o mundo que fala a Língua Portuguesa”, escreve Eduardo Meditsch (UFSC) na apresentação da obra.

O livro pode ser adquirido no site da editora.

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br