REGIONAIS INTERCOM 2020: DICAS PARA SUBMETER ARTIGOS AO INTERCOM JÚNIOR

21 de abril de 2020

Estudantes de graduação e recém-formados em cursos de Comunicação e áreas afins têm uma oportunidade valiosa de apresentar seus trabalhos de iniciação científica durante os congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), nas sessões do Intercom Júnior (IJ).

“O Intercom Júnior é um espaço importante para jovens pesquisadores darem visibilidade às suas experiências de pesquisa e de campo profissional em um ambiente científico que propicia o debate. É também uma oportunidade de se familiarizar com apresentações públicas, que são comuns para pesquisadores. As reflexões coletivas a partir dos trabalhos são importantes para o amadurecimento dos estudantes e para a trajetória profissional”, afirma a professora Sônia Caldas Pessoa (UFMG), diretora Científica adjunta da Intercom. “A Intercom é uma das poucas instituições que investem nos jovens pesquisadores, ao permitir a apresentação de trabalhos por graduandos e seus orientadores. A iniciativa e a energia de pesquisa dos estudantes renovam os estudos do campo da Comunicação e permitem trocas que alimentam a ciência.”

A Diretoria Científica da Intercom e o JORNAL INTERCOM prepararam algumas dicas para ajudar estudantes no processo de submissão ao Intercom Júnior. Confira.

1. ATENÇÃO AOS NOVOS PRAZOS
Os cinco congressos regionais da Intercom foram reagendados para o segundo semestre, devido à situação provocada pela pandemia do novo coronavírus. Assim, os prazos de submissão e inscrição – abertos desde o dia 2 de março – foram prorrogados. “Deixar para enviar o trabalho na última hora é muito arriscado. Quem produzir o artigo com antecedência poderá submetê-lo com tranquilidade, evitando perder o prazo por conta de saturação do sistema on-line de envio ou de imprevistos, como queda de energia ou de internet”, orienta a professora Sônia.

Os novos prazos de submissão são:

CENTRO-OESTE: submissões até 17 de julho; inscrição de autores até 13 de julho
SUL: submissões até 21 de julho; inscrição de autores até 16 de julho
SUDESTE: submissões até 29 de julho; inscrição de autores até 24 de julho
NORTE: submissões até 10 de agosto; inscrição de autores até 5 de agosto
NORDESTE: submissões até 25 de agosto; inscrição de autores até 20 de agosto

2. ANALISE AS EMENTAS E ESCOLHA A DIVISÃO TEMÁTICA CORRETA
Os interessados devem ler com atenção as ementas das Divisões Temáticas do IJ nas quais seu trabalhos possam se enquadrar. “É fundamental selecionar a Divisão Temática que esteja mais relacionada com o assunto do trabalho. Sem isso, mesmo um trabalho excelente não será aceito”, explica a professora Sônia.

Acesse o ementário do Intercom Júnior.

3. ESTUDE AS NORMAS
Acesse a seção dos congressos regionais no Portal Intercom, localize seu regional e clique nos respectivos links de Chamada de Trabalhos e Normas. “É muito importante estar atento(a) às normas de submissão, pois trabalhos de qualidade podem acabar não sendo aceitos por conta de detalhes”, afirma a professora Nair Prata (UFOP), diretora Científica da Intercom.

Atenção às normas:

  • O artigo deve ser inédito, isto é, não pode ter sido apresentado em outro congresso nem publicado em revista científica.
  • O artigo deve ser submetido no modelo padrão da Intercom, que está disponível no Portal Intercom (clique no congresso regional de interesse e, em seguida, no link Chamada de trabalhos, que disponibiliza o template correspondendo para download). O modelo é autoexplicativo e bem fácil de ser seguido.
  • As normas técnicas da ABNT devem ser seguidas, e o conteúdo deve atender às exigências acadêmicas de solidez teórica, relevância do tema e correção textual. Revise seu trabalho com cuidado.
  • É importante lembrar que o trabalho só pode ser submetido em formato PDF e pela plataforma da Intercom. Não existe outra forma de submissão.
  • O conteúdo do artigo deve estar relacionado à ementa de uma das Divisões Temáticas. O link para as ementas está disponível na chamada de trabalhos de cada congresso regional no Portal Intercom.
  • O artigo deverá conter inicialmente título, resumo e palavras-chave. O desenvolvimento do trabalho deve contemplar o referencial teórico e a metodologia de pesquisa empregada. Também deve haver uma conclusão e, ao final, as referências utilizadas no texto.
  • O trabalho será avaliado por um comitê de especialistas de todo o país, que poderá solicitar revisões tanto na forma, quanto no conteúdo. Atender às solicitações dos pareceristas é importante para a qualificação do artigo.

Além do Intercom Júnior, também estão abertas as submissões para Divisões Temáticas (pesquisa de graduados, especialistas, pós-graduandos e pós-graduados) e Expocom (pesquisa experimental de estudantes de graduação).

LEIA TAMBÉM:

REGIONAIS INTERCOM 2020 DEFINEM NOVOS PRAZOS DE SUBMISSÃO E INSCRIÇÃO

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE OS CONGRESSOS INTERCOM 2020

CONGRESSOS REGIONAIS DA INTERCOM SÃO ADIADOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE; NOVA DATA DO NACIONAL AINDA SERÁ DEFINIDA

EXPOCOM AGORA TEM MODALIDADE TCC/PROJETO EXPERIMENTAL. CONFIRA ESTA E OUTRAS NOVIDADES DO REGULAMENTO 2020

REGIONAIS INTERCOM 2020: DICAS PARA ACERTAR NA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

intercom BRIGADEIRO

SÃO PAULO - SP
Novo Telefone e WhatsApp: (11) 9.4178-8528
AV. BRIG. LUÍS ANTÔNIO, 2.050 - CONJ. 36- BELA VISTA
CEP: 01318-912 - São Paulo - SP
SECRETARIA@INTERCOM.ORG.BR



HORÁRIO DE ATENDIMENTO:
SEGUNDA A SEXTA-FEIRA, DAS 8H ÀS 12H E DAS 13 ÀS 17H (ATENÇÃO: O ATENDIMENTO TELEFÔNICO É DAS 9H ÀS 16H).




Desenvolvido por Kirc Digital - www.kirc.com.br